Motivação para treinar: 5 dicas para aumentar a sua disposição!
Motivação para treinar: 5 dicas para aumentar a sua disposição!

Motivação para treinar: 5 dicas para aumentar a sua disposição!

Um dos grandes desafios para quem deseja manter o corpo e a mente saudáveis é ter a motivação para treinar e adotar melhores hábitos em sua rotina. Não é fácil, por exemplo, chegar em casa após um dia cansativo no trabalho e se animar para correr no parque ou ir até a sua academia.

Mas, para quem quer grandes resultados, é necessário muito esforço e dedicação. A boa notícia é que existem maneiras de aumentar a sua disposição para continuar com a motivação para treinar com regularidade e alcançar as suas metas.

Quer saber como? Continue a leitura deste post para conferir!

Qual é a importância da consistência?

Não importa se você quer ganhar massa magra ou emagrecer. Para conseguir alcançar resultados satisfatórios para o seu corpo, é preciso ter dedicação e foco. Ainda mais importante é a consistência, que vai permitir a execução das atividades físicas com frequência e possibilitar as mudanças.

De nada adianta se exercitar uma ou duas vezes na semana e, nos outros dias, manter uma dieta desleixada e adotar práticas ruins para o seu corpo. A consistência é o que vai permitir alcançar as suas metas e, para isso, é fundamental ter motivação para treinar com regularidade.

Quais são as 8 melhores dicas para aumentar a motivação para treinar?

Mas, na prática, o que fazer para ter ainda mais motivação para treinar? Confira as nossas dicas!

1. Crie uma rotina diária de treinamento

O primeiro passo para ter sempre a disposição necessária para se exercitar é criar uma rotina diária de treinamentos. Quanto mais espaçadas forem as suas atividades, mais tempo vai ser preciso para ter resultados — o que, eventualmente, diminuirá a sua motivação.

2. Siga as orientações de um profissional especializado

Outro ponto importante é contar com a ajuda de um profissional especializado. Pode ser um personal trainer, um professor de boxe ou, até mesmo, uma assessoria para corridas. Especialmente para quem está começando ou retomando as atividades físicas, esse suporte especializado é fundamental.

3. Utilize os equipamentos adequados

Para alcançar os seus objetivos, também é necessário utilizar os equipamentos certos nesse processo. Afinal, como ganhar músculos sem os aparelhos ou exercícios que permitem o desenvolvimento muscular? As ferramentas devem ser escolhidas com cuidado.

Se o seu objetivo é ganhar peso, aposte nos pesos livres (halteres e barras) e nos aparelhos de musculação. Caso queira melhorar seu condicionamento físico, esteira, bicicleta ergométrica e outras opções de cardio podem ser a melhor escolha.

4. Defina metas reais

Para manter a motivação para treinar, é preciso definir metas reais. Não adianta imaginar que você vai perder 10 quilos por mês — isso só vai atrapalhar o seu desempenho, já que nunca vai alcançá-lo. O ideal, portanto, é criar metas mais curtas e alcançáveis, como objetivos semanais.

Esses objetivos podem ser de perder entre meio quilo a 1 quilo de peso corporal por semana. Só não se esqueça de que esse ritmo pode diminuir na medida que seu corpo fica com menos estoque de tecido adiposo.

Sempre tire as suas dúvidas com o nutricionista ou com o profissional de Educação Física da sua academia, e não deixe de persistir nas suas metas.

5. Tenha uma alimentação saudável

Por mais que você se esforce durante as atividades físicas, tenha uma boa noite de sono e o descanso adequado, os resultados não vão aparecer sem a adição de comidas saudáveis na sua dieta. Sem os alimentos certos, a tendência é que o seu corpo não aproveite ao máximo os seus exercícios.

Quem pratica atividade física deve ingerir mais proteínas, por exemplo. Esse importante macronutriente ajuda na reparação muscular e é fundamental para a preservação da sua musculatura e de outras funções importantes do seu organismo.

A demanda por vitaminas também é maior, uma vez que seu corpo está ativamente lutando para melhorar o seu condicionamento físico, a imunidade e outras funções fisiológicas que são essenciais para a performance física e a saúde.

6. Escolha uma atividade física que você gosta

A lista não estaria completa sem essa dica: é muito importante que você encontre uma atividade física de que realmente goste para continuar se exercitando, de maneira constante, ao longo dos meses.

Por mais que você tenha o planejamento perfeito para a sua dieta e um ótimo programa de exercícios físicos, entenda que é praticamente impossível continuar treinando, se não gostar daquilo que faz.

Por isso, escolha uma atividade que seja do seu gosto. Desfrute de cada momento e, acima de tudo, busque evoluir com as suas metas pessoais. Use as outras dicas para aumentar ainda mais a sua motivação.

7. Registre seus resultados ao longo do caminho

Uma das principais razões para perder a motivação é a falta do progresso. Muitas pessoas entram na academia com uma expectativa errada, esperando resultados imediatos ou com pouquíssimo esforço — seja na alimentação, seja em seus treinos.

A verdade é que para mudar de físico leva algum tempo. Além disso, a alimentação tem que estar em dia para conseguir fornecer os nutrientes e energia que seu corpo precisa. Sem esse componente importante, seu ganho de peso ou emagrecimento se tornará uma tarefa bem difícil.

Por essa razão, não deixe de se consultar com um nutricionista e conte com bons profissionais da área da educação física para alcançar seu corpo ideal. Sem eles, certamente, seu caminho será mais longo e suas metas serão bem difíceis de serem atingidas.

8. Seja paciente ao longo da jornada

Por fim, não se esqueça de ser paciente ao longo da jornada. Como mencionamos acima, a conquista do corpo ideal leva bastante tempo. É preciso dedicação e muita paciência para realmente conseguir uma modificação drástica e impressionante.

Esqueça pílulas milagrosas, ergogênicos ou qualquer outra coisa parecida. Esses recursos, muitas vezes, não funcionam — e os que realmente dão resultado podem colocar em risco a sua saúde. Portanto, evite a todo custo essas alternativas e confie em uma equipe de profissionais qualificados.

Além de seguir essas práticas, outra forma de encontrar motivação para treinar é praticar as suas atividades físicas acompanhado. Podem ser amigos, familiares ou apenas colegas de exercício — a ideia é que um ajude o outro a conquistar os seus objetivos a curto, médio e longo prazos.

Que tal ficar por dentro de outros assuntos relevantes para ter uma rotina cada vez mais saudável? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude a levar essas informações para mais pessoas!