5 hábitos para alcançar a longevidade de forma saudável
5 hábitos para alcançar a longevidade de forma saudável

5 hábitos para alcançar a longevidade de forma saudável

Cada vez mais, o objetivo de muitas pessoas é alcançar a longevidade, ou seja, ter uma vida com duração mais longa do que o comum. E elas estão conseguindo: a expectativa de vida no Brasil, por exemplo, tem crescido nos últimos anos, alcançando os 76,3 anos em 2018.

Mas é claro que não basta apenas viver mais. Para aproveitar a vida com qualidade e tudo o que ela tem para oferecer — com plena capacidade física e mental —, é preciso alcançar essa longevidade de forma saudável. Para isso, é essencial adotar uma série de hábitos aparentemente simples, mas que vão fazer toda a diferença no seu dia a dia e no passar dos anos.

Quer saber quais são eles e começar agora mesmo? Leia as dicas que separamos!

1. Tenha uma vida social mais ativa

O ser humano não foi feito para viver sozinho. Além de as relações sociais serem fundamentais para a felicidade, elas mantêm a saúde e as funções cerebrais ativas (como a memória), evitam doenças psiquiátricas e também a depressão.

Cultivar amizades e o contato com a família também faz com que as pessoas se cuidem melhor, tenham uma rotina mais saudável e sintam a segurança de poder contar com uma rede de apoio: tudo o que um ser humano precisa para viver mais, não é mesmo?

2. Beba bastante água

A desidratação diminui as atividades cerebrais e o fluxo sanguíneo nas artérias, o que pode causar diversas doenças e limitações ao longo dos anos. Por outro lado, quando as células estão hidratadas, elas retomam a sua elasticidade natural, fazendo com que o organismo funcione muito melhor.

Por isso, beber litros de água, todos os dias, pode ajudar você a viver muito mais! E não pense em desidratação como aquele sentimento de mal-estar extremo: quando você sente sede, o nosso corpo já está em alerta, ou seja, já passou da hora de beber água!

3. Aposte na alimentação saudável

Você já deve saber que o que comemos influencia diretamente não apenas a nossa longevidade, mas a qualidade de vida no dia a dia. Alimentos pesados, gordurosos e industrializados nos deixam menos ativos, tanto física quanto mentalmente.

Evitar o ganho de peso ajuda a prevenir doenças sérias, como o infarto, o diabetes e o AVC, além de desacelerar o processo de envelhecimento.

Uma boa dica para controlar a alimentação (além de melhorar a qualidade dos alimentos) é parar de comer antes de se sentir estufado, prestando atenção na sua saciedade. Essa atitude vai, ao longo do tempo, retardar o seu processo metabólico, o que vai ajudar a evitar doenças relacionadas à idade e também o dano oxidativo.

4. Faça exercícios físicos

Outra atitude que todos sabem que ajuda a melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade é praticar atividades físicas, mas nem sempre conseguimos priorizar isso — e, anos mais tarde, estaremos arrependidos.

Hoje em dia, muitas academias oferecem aulas curtas das mais diversas modalidades, como danças, lutas, slackline e muito mais! Dedique alguns minutos por dia em troca de muitos anos ganhos pela frente.

Por fim, lembre-se de que o contato com os novos colegas da academia vai ajudar a manter as suas relações, o que também é essencial para uma vida longa e feliz, como já dissemos.

5. Abandone os hábitos ruins

Tão importante quanto fazer a coisa certa é evitar o que é errado. Ter um sono desregulado, fumar, ingerir bebidas alcoólicas e outras drogas, por exemplo, são atitudes que parecem não trazer grandes prejuízos agora, mas cobrarão um preço alto à medida que os anos passam.

Além das doenças degenerativas, que prejudicam o bem-estar, esses maus hábitos diminuem a expectativa de vida de forma bastante considerável, tanto para os homens quanto para as mulheres.

A sua longevidade depende de vários fatores, e muitos deles podem ser diretamente influenciados por você. Reveja os seus hábitos a partir de agora e aproveite com saúde os próximos muitos anos da sua vida.

Para começar, confira boas dicas de alimentos anti-idade!