Comida saudável: confira dicas e receitas fáceis para preparar em casa.
Comida saudável: confira dicas e receitas fáceis para preparar em casa.

Comida saudável: confira dicas e receitas fáceis para preparar em casa.

O período de isolamento social modificou a rotina de muita gente. Sendo assim, é preciso se adaptar, principalmente quem deseja continuar com uma rotina que proporcione bem-estar físico e mental. Além dos exercícios, a alimentação desempenha um papel importante para ter resultados positivos, sobretudo a comida saudável.

Muitas pessoas, porém, ficam com um pé atrás quando o desafio é fazer a própria comida. Além de ser mais fácil do que aparenta, os benefícios são os mais variados. Seja para perder peso, seja para economizar recursos em um período de quarentena. Dessa maneira, além de se exercitar dentro de casa, você deve adicionar comida saudável e caseira ao seu dia a dia.

Com algumas dicas, é possível transformar os seus hábitos para adotar uma vida mais fitness. De receitas saborosas e nutritivas até o melhor método para o armazenamento dos alimentos. Que tal tirar todas as suas dúvidas? Continue a leitura deste artigo para conferir!

Quais são os benefícios de preparar a própria comida em casa?

Não importa se você deseja emagrecer ou ganhar massa muscular, tudo fica mais fácil quando é você quem prepara a sua comida. O primeiro motivo? Economia. Independentemente das suas condições financeiras, fazer compras no mercado, atacado ou feira é sempre uma opção mais barata do que pedir as suas refeições em casa. Sobra mais dinheiro para o seu bem-estar.

Em segundo lugar, mas não menos importante, está o conhecimento sobre o que está comendo. Mesmo que seja um restaurante que você frequenta regularmente, não é possível saber, por exemplo, se o cozinheiro exagera no sal ou utiliza margarina em vez de manteiga. São detalhes aparentemente inúteis, mas na verdade são essenciais para quem busca uma vida mais saudável com uma alimentação balanceada.

Quando é você quem faz a comida, todos os cuidados são devidamente tomados. Os alimentos sempre estarão higienizados, assim como as suas mãos. Além disso, os ingredientes escolhidos para montar os seus pratos podem ser os mais saudáveis. Em vez de comprar o refrigerante mais barato, por que não fazer uma limonada rica em vitamina C e ainda mais barata?

Preparar as próprias refeições pode se tornar um passatempo divertido. O mais importante, porém, é a possibilidade de adicionar receitas e comidas mais saudáveis ao seu dia a dia. Para qualquer meta, uma alimentação mais balanceada vai otimizar os seus ganhos, além de assegurar o seu bem-estar físico e mental, aumentando a sua produtividade, imunidade e disposição.

Quais receitas simples de comida saudável você pode fazer?

Mas, na prática, qual tipo de comida saudável pode ser preparada dentro de casa, sem ingredientes caros ou a necessidade de passar horas na cozinha? Para a sua felicidade, separamos algumas receitas que podem ser feitas sem grandes produções e são ricas em nutrientes. Confira!

Berinjela gratinada

Rica em antioxidantes, a berinjela contribui consideravelmente para a redução do colesterol e ainda pode ser utilizada em receitas deliciosas. Uma opção é rechear o legume com carne moída e um queijo branco e levá-la ao forno. Parta a berinjela ao meio, coloque os recheios e leve ao forno por não mais do que 20 minutos. Sem complicações e o seu almoço já ficou pronto.

Omelete com legumes

Não importa qual o tipo de dieta que você está seguindo, o ovo, na maioria das vezes, é um excelente coringa para facilitar o dia a dia corrido. E o melhor? Ainda é saudável.

Rale alguns legumes — como cenoura e abobrinha — enquanto prepara o omelete com dois ovos e três colheres de aveia na frigideira. Em seguida, é só adicionar os legumes para rechear o prato.

Um detalhe: se quiser variar, essa receita ainda pode ser feita no forno. Basta adicionar os legumes ralados na hora de bater os ovos com a aveia. Em seguida, coloque em um recipiente adequado e leve ao forno por aproximadamente meia hora, o suficiente para um omelete delicioso.

Saladas

Para uma rotina saudável, as saladas devem sempre estar por perto, certo? O melhor de tudo é a possibilidade de variar e criar diferentes combinações para os seus pratos. Misture diversos tipos de alface — lisa, americana, crespa —, rúcula, tomate, cenoura, azeitona, cebola, pepino, enfim, é possível fazer inúmeras saladas ricas em nutrientes e muito refrescantes.

Salada de macarrão

Carboidratos também são importantes em uma dieta equilibrada, principalmente quando provenientes de fontes como o macarrão integral, por exemplo. Enquanto o macarrão cozinha, adicione atum, ervilha, milho, tomate, cebola e salsinha em um recipiente. Quando a massa estiver pronta, misture todos os ingredientes. Talvez não fique com um aspecto bonito, mas é saboroso.

Quais dicas seguir para facilitar a sua rotina?

Muita gente, porém, acaba não conseguindo agregar esse hábito ao seu dia a dia por conta de certas dificuldades. Afinal, não é tão legal ir para a cozinha toda vez que estiver com fome, certo? A boa notícia é que algumas dicas podem facilitar tal processo. A primeira delas é a higienização dos alimentos. Sempre que chegar com compras ou uma entrega, já limpe todos os itens.

Dessa forma, o processo é agilizado enquanto você realiza outras atividades. Você também pode congelar algumas porções. Assim, não precisa fazer um novo prato em todas as refeições ao longo do dia. Tire uma ou duas horas para cozinhar e montar as receitas que podem ser aproveitadas em outros momentos. Quando sentir fome, basta esquentar a sua porção e saboreá-la.

Descobrir como fazer uma comida saudável dentro de casa se tornou ainda mais importante em um período de isolamento social. Por mais que o serviço de delivery ajude uma vez ou outra, é fundamental não depender exclusivamente das entregas. Com essas receitas simples, já é possível adotar uma rotina mais saudável mesmo na quarentena, além da economia nas contas.

Agora que você já sabe quais são os benefícios, algumas receitas e outras dicas para fazer uma comida saudável em casa, que tal ficar por dentro de outros assuntos relevantes como este? Assine a nossa newsletter e receba os principais conteúdos do nosso blog no seu e-mail!