Depois de um longo período de isolamento imposto pela pandemia do coronavírus, alguns estabelecimentos comerciais já estão voltando às atividades em diversos lugares do Brasil. Os espaços para a prática de exercícios são parte desse grupo.
No entanto, as coisas ainda não estão como antes, e o “novo normal” exige cuidados para voltar à academia. Apesar do receio de algumas pessoas, o que é justificável, frequentar esses ambientes pode ser uma boa ideia para retomar a atenção com a saúde física e também com a mental.
Por isso, neste texto, vamos esclarecer qual é o atual cenário de reabertura e o que fazer para treinar com segurança. Confira!
Como as academias estão reabrindo?
Essa é uma resposta que vai variar de acordo com a cidade em que você mora e com o avanço da doença entre a população. Em linhas gerais, as medidas de flexibilização estão sendo adotadas por cada município e/ou estado de acordo com fases.
Na grande maioria das cidades, as academias podem voltar a funcionar nas fases amarela e verde, mas com restrições determinadas, que também podem variar em cada localidade, como a quantidade de pessoas dentro do estabelecimento, o horário de funcionamento etc.
Por esse motivo, antes de considerar retomar os treinos, procure se informar sobre a flexibilização na sua cidade. Assim, será possível organizar a sua agenda de acordo com o seu dia a dia e também com as restrições.
Quais são as recomendações dos órgãos de saúde?
Existem algumas novidades no “novo normal” dentro das academias. Como dissemos, algumas normas serão diferentes em cada município, mas, de forma geral, as grandes transformações nesse ambiente que vão impactar o seu jeito de malhar são:
- a limitação no número de alunos por metro quadrado;
- o menor tempo de funcionamento;
- a necessidade de agendamento prévio;
- o oferecimento apenas de aulas individuais;
- a restrição para compartilhar vestiários e outros ambientes coletivos.
Já as obrigações das academias incluem:
- a higienização frequente do local, incluindo pisos, móveis e paredes;
- a desinfecção de toda a academia um vez ao dia com os produtos adequados;
- a disponibilização de álcool em gel e de papel descartável ao lado de cada aparelho, para que o aluno possa limpar a sua mão e o equipamento antes de começar a treinar.
Quais cuidados para voltar à academia são necessários?
Agora que você já conferiu as restrições e as regras gerais para que as academias voltem a funcionar, confira as nossas dicas para garantir a sua segurança dentro do espaço.
1. Utilize os equipamentos de proteção adequados
A máscara já se tornou um acessório comum do nosso dia a dia e também deve fazer parte do seu look de academia — tanto para os alunos quanto para os professores. É fato que ela pode dificultar o treino, já que cria uma resistência respiratória que vai diminuir o fluxo de oxigênio. Com isso, o desempenho também pode ser afetado. Mas não existe outro jeito e é preciso se adaptar.
Vale a pena testar diferentes tipos de máscaras, em relação ao formato e também ao material, para encontrar aquela que dê mais conforto respiratório. Também é preciso lembrar que a máscara pode ficar úmida durante o treino, perdendo a efetividade de proteção. Por isso, é preciso trocar o item com frequência, se você transpirar muito.
2. Tenha atenção à estrutura e à higienização do local
Como você viu, as academias devem respeitar uma série de normas de higiene e segurança das pessoas ali presentes, entre funcionários e alunos. Trata-se de uma questão de responsabilidade social.
Então, fique atento e verifique se os cuidados que citamos mais acima estão sendo tomados, como a quantidade menor de alunos, para que seja possível manter uma distância segura. Além disso, perceba se o álcool em gel e outros produtos de limpeza estão disponíveis por todo o espaço para que a higienização dos aparelhos e dos equipamentos seja feita antes do treino da próxima pessoa.
Por fim, observe os cuidados dos próprios funcionários em relação à proteção da academia e deles próprios: se eles higienizam as mãos constantemente, se usam máscaras, se evitam o contato físico etc.
3. Siga as orientações dos profissionais da unidade
Como você viu, a flexibilização está em fases distintas em nosso país, e as cidades têm regras diferentes. Por isso, apesar das normas gerais, vale a pena se informar na academia que você frequenta sobre quais são os cuidados que precisam ser tomados.
Afinal, o estabelecimento teve que se ajustar a essas novas imposições para reabrir e está sujeito a fiscalizações, multas e outras penalidades, portanto, os profissionais dali saberão indicar as ações que devem ser tomadas para garantir a segurança de todos. Na dúvida, questione, e sempre respeite os limites impostos.
4. Mantenha o foco no treino
A nova realidade que surgiu com a Covid-19 nos trouxe uma série de desafios, e a pandemia ainda não acabou. Então, a melhor forma de lidar com a situação é sendo resiliente e se adaptando.
Por isso, se você se sente seguro para voltar à academia, mantenha o foco no seu treino: cuide da sua higiene antes de começar, respire fundo dentro da máscara e vá em frente! A prática da atividade física vai fazer muito bem aos corpos “enferrujados” por causa do isolamento, aumentar a imunidade e, claro, ser bastante benéfica à saúde mental.
Também fuja dos comentários pessimistas, evite as reclamações e pense nos pontos positivos de estar ali, cuidando da sua saúde.
Por fim, mas não menos importante, não vá à academia se você estiver com suspeita da doença. Sintomas respiratórios são sempre um sinal de alerta. Na dúvida, faça o exame, mas, se não tiver condições financeiras, afaste-se por duas semanas para garantir que a Covid-19 não se propague ainda mais.
Os cuidados para voltar à academia não são muito diferentes daqueles que precisamos ter no nosso dia a dia: higienização das nossas mãos e dos locais onde vamos encostar, uso de máscaras e distanciamento entre as pessoas. Por isso, coloque na sua mochila o seu álcool em gel e a toalha, algumas máscaras para substituir sempre que preciso, o seu próprio copo ou squeeze e bom treino!
Esperamos ter ajudado você com este conteúdo. Está animado para voltar a malhar? Então, entre em contato com a equipe da FitClass, veja como estamos trabalhando durante a pandemia e agende as suas aulas!