Como se comportar no pós-treino? Saiba o que deve ser feito
Como se comportar no pós-treino? Saiba o que deve ser feito

Como se comportar no pós-treino? Saiba o que deve ser feito

Assim como antes da prática de exercícios físicos é indispensável fazer alongamentos, cuidar da alimentação e ter outros cuidados, o pós-treino também merece atenção especial. Isso é essencial para não ter problemas e para tornar a recuperação mais rápida, além de melhorar os resultados das atividades. Afinal, a regeneração do corpo ainda faz parte do seu treino.

Após fazer esforço, como nos exercícios físicos, devemos tomar medidas para que o organismo volte ao funcionamento normal, como repor nutrientes e a hidratação perdida, relaxar os músculos e aliviar dores. O desconforto não precisa acompanhar você depois do treino. Por isso, o melhor é seguir uma rotina para se restabelecer adequadamente.

Então confira como se cuidar e manter o seu condicionamento físico após realizar atividades esportivas!

Manter o corpo hidratado

Se em condições normais já é necessário manter a hidratação do organismo, depois de fazer atividades físicas isso é ainda mais importante. Afinal, o corpo tem a tendência de ficar sem água durante o treino.

Por meio do suor, o corpo perde líquido e eletrólitos, que são substâncias responsáveis pela manutenção de diversos processos biológicos. Desse modo, a recuperação de ambas substâncias deve ser constante para que o organismo não sofra impactos negativos.

Por esse motivo, ingerir líquidos antes, durante e depois é fundamental para não se desidratar. O ideal é sempre ter uma garrafinha de água ou de isotônico para repor o líquido e os minerais que o organismo perde, isso também reduz a sensação de fadiga após o treino.

Hidratar-se ajuda a regular a temperatura corporal e transportar nutrientes e oxigênio. Além disso, os tecidos musculares são compostos por cerca de 75% de água. Portanto, a reposição de água contribui para a saúde e melhora a restauração dos músculos.

Alongar o corpo

Geralmente, isso é recomendado a realizar antes do treino. No entanto, fazer alongamento após os exercícios também é essencial. Durante as atividades, os músculos ficam em movimento, que consiste em contração e relaxamento. Quando tal dinâmica não é executada da forma exata, a flexibilidade fica em risco, devido a isso podem ocorrer as temidas lesões.

Para preveni-las, alongar o corpo após o treino é a melhor medida, já que reduz a rigidez muscular e as dores, sobretudo em atividades de alta intensidade. O alongamento também auxilia na diminuição do ácido lático, que é o responsável por deixar os músculos doloridos e cansados. Ainda há uma melhora nos espasmos e redução dos edemas, fazendo com que se recuperem mais rápido.

Os hormônios do bem-estar (como a endorfina) são produzidos nessa fase, isso ajuda a temperatura do corpo a voltar ao normal. O fluxo sanguíneo também começa a circular em um ritmo mais regular, bem como os batimentos cardíacos.

Ter uma alimentação adequada

Além da reposição de líquidos, a alimentação é outro aspecto de extrema importância depois do treino. Durante a atividade física, os músculos queimam reservas de glicogênio, inclusive algumas proteínas são quebradas. Assim, quando os exercícios terminam, o seu corpo tentará reconstruir as reservas de glicogênio perdidas e reparar as proteínas.

Portanto, alimentar-se com os nutrientes certos depois de treinar ajudará o seu organismo a fazer isso com mais rapidez. Contudo, é preciso ter cuidado com os tipos de alimentos que serão consumidos e as suas quantidades.

Dessa maneira, o indicado é realizar uma combinação de proteínas e carboidratos, e isso deve ser feito o quanto antes no pós-treino —mas, no máximo, 45 minutos depois da finalização das atividades. Prefira alimentos como:

  • frutas (banana, kiwi, abacaxi);
  • quinoa;
  • vegetais (principalmente folhas e alimentos verde-escuro);
  • aveia;
  • ovos;
  • frango;
  • salmão;
  • iogurte grego;
  • barras de proteínas.

Investir em massagens

Esse é um cuidado que muitas vezes não é tão valorizado após o treino. Contudo, saiba que fazer massagem é uma ótima alternativa para se recuperar dos danos dos exercícios, sobretudo para atividades mais pesadas. Além de massagear as áreas, utilizar cremes relaxantes também ajuda a diminuir dores.

As massagens auxiliam na ativação da circulação sanguínea, mas é necessário contar com profissionais que saibam o que estão fazendo ou, caso contrário, as dores podem até mesmo ser agravadas. O massagista conhece as técnicas e estudou para isso, portanto é mais confiável e consegue aliviar pontos de tensão estratégicos e diminuir a dor.

Descansar e relaxar

Mesmo com todas as medidas anteriores, o sono ainda é a melhor opção para restaurar os músculos. O descanso é tão importante quanto a realização de exercícios para alcançar o resultado que você deseja. Durante o sono profundo, o corpo libera o hormônio GH, substância capaz de promover a regeneração das fibras musculares.

Nesse sentido, é preferível fazer uma programação com espaços de 24 horas entre um treino e outro. Uma noite bem-dormida é responsável pela reparação das células, além de de auxiliar na queima de gordura.

Contar com bons profissionais

Realizar atividades físicas sem a supervisão de um profissional pode ter resultados desastrosos e ser muito perigoso. Afinal, os especialistas são capacitados e sabem quais são as posturas, as repetições, extensão de movimentos e outros detalhes. Com eles, é possível trabalhar os músculos da forma correta e evitar lesões, assim como ter ajuda no processo de recuperação após o treino.

Praticar atividades por conta própria pode trazer riscos à saúde. Portanto, contar com a ajuda de um profissional fará toda diferença no seu desempenho e restabelecimento dos músculos. Desse modo, conheça bem a academia e os profissionais do local para avaliar as competências.

Os exercícios físicos são para melhorar a saúde. Por isso, é primordial ter a assistência de alguém que saiba o que está fazendo. Isso é ainda mais importante se você já sofreu algum tipo de lesão ou tem problemas de saúde. Dessa forma, as sequências serão feitas sob medida e um instrutor também ajudará na sua reabilitação depois do treino.

A FitClass conta com profissionais especializados em diversas áreas, como treino funcional, musculação, dança e outras modalidades. Portanto, se você procura um lugar para treinar e fazer seu pós-treino, conheça mais sobre nossos serviços.

Entre em contato para saber mais informações e tirar dúvidas sobre a Fitclass!