Como os exercícios físicos ajudam a melhorar a coordenação motora?
Como os exercícios físicos ajudam a melhorar a coordenação motora?

Como os exercícios físicos ajudam a melhorar a coordenação motora?

A coordenação motora é uma habilidade fundamental que envolve a integração eficiente dos músculos e do sistema nervoso para realizar movimentos precisos e controlados. É a capacidade do corpo de executar tarefas motoras complexas de forma harmoniosa e coordenada. 

Ela é extremamente importante em diversas áreas da vida, desde a infância até a vida adulta. À medida que envelhecemos, a coordenação motora continua desempenhando um papel crucial nas tarefas diárias, no ambiente de trabalho, nos esportes e em qualquer movimento que um ser humano realiza. E mais, é possível potencializá-las na vida adulta.

Continue a leitura e conheça mais detalhes sobre este assunto tão importante!

Como os exercícios físicos ajudam a melhorar as habilidades motoras?

Durante a prática de exercícios, os músculos, articulações e o sistema nervoso são estimulados, gerados em um aprimoramento das conexões neurais e uma maior eficiência na transmissão de informações entre o cérebro e o corpo. Isso fortalece a comunicação e a coordenação entre os diferentes grupos musculares.

Melhorar a coordenação motora evita que a pessoa tropece ao caminhar, não quebre objetos enquanto segura, além de ter mais equilíbrio e redigir melhor os textos.  

Quais atividades físicas estimulam a coordenação motora?

No geral, todos os exercícios físicos ajudam a adquirir ou estimular a coordenação motora. No entanto, ela pode ser intensificada por meio de alguns treinos mais direcionados, como:

  • corridas em diversos formatos, como em terrenos, pista e locais com desafios; 
  • saltos em obstáculos;
  • natação;
  • pular corda;
  • dança;
  • caminhadas; 
  • agachamentos;
  • ondulação com corda;
  • prancha;
  • stiff unilateral.

Quais dificuldades podem ser encontradas ao iniciar as atividades?

Ao fazer exercícios físicos, algumas dificuldades podem surgir, tais como falta de coordenação inicial, dificuldade em executar movimentos complexos, desequilíbrio corporal e falta de resistência física são as mais comuns. Além disso, a falta de motivação e disciplina pode dificultar a manutenção de uma rotina regular de treinos.

Como superá-las?

A princípio é necessário entender que, quando não se tem o hábito de praticar atividade física, a procrastinação, preguiça, dificuldades em manter a frequência de treinos se tornam grandes desafios. Mas acredite, é possível vencê-los.

Para superar as dificuldades encontradas, algumas estratégias podem ser adotadas. Inicialmente, buscar orientação de um profissional qualificado, como um educador físico. O ideal mesmo é começar com exercícios mais simples e trabalhar em áreas específicas de dificuldade, isso pode ajudar a desenvolver ainda mais a coordenação motora. 

Manter a motivação por meio do estabelecimento de metas realistas e encontrar atividades físicas que sejam prazerosas e adaptadas aos interesses pessoais também contribuem para superar essas dificuldades. Praticar regularmente e de forma consistente, mesmo diante de complexidades, é fundamental para potencializar a coordenação motora

Enfim, para realizar treinos que possam ajudar você a intensificar a sua coordenação motora é fundamental, além de fazer exercícios simples em casa ou ao ar livre, frequentar uma academia para fazer atividades mais específicas ao seu objetivo. A última opção ajuda na prevenção de algumas lesões e dores após os exercícios. 

Gostou do artigo? Você pode obter mais conteúdos interessantes e úteis como este. Então, assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.