Conheça 5 diferentes estilos de dança para soltar o corpo e se divertir
Conheça 5 diferentes estilos de dança para soltar o corpo e se divertir

Conheça 5 diferentes estilos de dança para soltar o corpo e se divertir

Existem inúmeras atividades físicas que são excelentes alternativas à tradicional musculação ou aos esportes mais conhecidos. Os diferentes estilos de dança são verdadeiros exemplos que ajudam a fortalecer a ideia de que todos podem gostar de se exercitar.

Há estilos mais intensos e rápidos, como também opções mais lentas e menos complexas, garantindo que você não precise ser nenhum pé de valsa ou alguém com experiência prévia para poder começar.

O importante é frequentar as aulas e principalmente ter o prazer de participar e praticar os movimentos de maneira constante, para que os benefícios possam ser observados na sua qualidade de vida e bem-estar.

Abaixo, falaremos sobre 5 estilos que são famosos e podem ajudá-lo a levantar do sofá e deixar o sedentarismo de lado.

Gostou da ideia? Não deixe de ler este post até o final!

1. Zumba

Para quem busca emagrecer, queimar calorias e ter um condicionamento físico melhorado, saiba que não existe melhor alternativa do que a Zumba.

As aulas são intensas e bem desafiadoras, além de muito divertidas. A maioria das pessoas que iniciam não consegue parar, justamente por conta das boas histórias e bons momentos conquistados com esse método.

A Zumba também é o estilo de dança mais visado para quem busca emagrecer e tonificar todos os músculos do corpo. Por tal razão, saiba que essa deve ser sua alternativa, caso as metas sejam os benefícios acima.

Como curiosidade, saiba que este estilo utiliza muitos movimentos clássicos de musculação dentro das suas coreografias, o que faz com que essa seja a melhor opção para quem busca um intermediário entre a dança e os exercícios mais tradicionais de calistenia.

2. FitDance

A FitDance é uma espécie de Zumba, só que com coreografias mais artísticas e com menos movimentos esportivos.

Aqui, o objetivo é manter a alta energia com canções e ritmos rápidos e intensos. As músicas também são atuais e normalmente bem-conhecidas do público geral, o que é outro fator importante para quem deseja sair do tradicional ambiente de academia.

Em comparação com a Zumba, a FitDance costuma ser menos intensa e um pouco mais agradável para iniciantes e pessoas com menos condicionamento físico.

Por isso, vale a pena apontar essa alternativa como um “meio termo” entre a dança “tradicional” e os exercícios físicos voltados para o fortalecimento de todo o corpo.

Em suma, os mais jovens costumam ter mais interesse neste estilo por conta das músicas mais contemporâneas e coreografias mais modernas, mas todos podem participar sem nenhum tipo de restrição — desde que estejam com a saúde física em dia.

3. Dança de Salão

A dança de salão está há alguns anos em alta. Programas de televisão e inúmeros vídeos na Internet ainda demonstram essa maravilhosa modalidade, que encanta pela sua beleza e até complexidade de movimentos.

Diferentemente dos estilos acima, a maioria das pessoas podem iniciar nas aulas sem muita preocupação. Isso acontece porque a intensidade é bem menor e mais amigável para aquelas pessoas que realmente não gostam de se exercitar e preferem simplesmente a dança.

Ainda assim, é possível fortalecer vários músculos do corpo, especialmente os membros inferiores.

As aulas são costumeiramente em grupo e, não raro, a dança é dividida entre casais. Ambos os sexos costumam participar das aulas e aproveitar os ritmos, que podem ir dos mais antigos aos mais modernos, a depender da aula e faixa etária da classe.

Em termos de aceitação, a dança de salão costuma ser a melhor justamente pela variedade e simplicidade. 

Todas as pessoas mais extrovertidas se sentem capazes de aprender e participar das aulas, o que é um verdadeiro incentivo para todos aqueles que buscam uma vida mais ativa e saudável.

4. Dança do Ventre

A dança do ventre é voltada para o público feminino (na maior parte do tempo). Esse estilo pouco usual de dança é excelente para quem busca fortalecer o abdômen, os membros inferiores e trabalhar algumas valências físicas, como a lateralidade.

Os movimentos são complexos e exigem muita dedicação dos praticantes. No entanto, existe uma metodologia e uma progressão didática que faz com que o aprendizado seja constante e cada vez mais agradável.

A dança do ventre também apresenta inúmeros estilos diferentes (como dança com véu, espadas e outros objetos) e é uma verdadeira porta para uma cultura rica e completamente diferente da nossa.

5. Balé

O balé é uma dança extremamente rica que está presente na alta cultura há centenas de anos. Diferentemente do que diversas pessoas imaginam, ambos os sexos podem aproveitar e engajar nessa forma de arte que encanta gerações.

A respeito dos benefícios físicos, eles são variados e intensos: os músculos dos membros inferiores (em especial da panturrilha) são trabalhados com bastante vigor.

O abdômen também é fortalecido, a postura é melhorada e não podemos deixar de mencionar que o equilíbrio é aprimorado com a prática regular de tal dança.

A diferença do balé para os outros estilos é que ele se trata quase que puramente de uma forma de arte mais restrita. As músicas e os ritmos são mais clássicos, fazendo com que apenas uma pequena parcela de pessoas realmente tenha interesse em aprendê-lo. Geralmente, o público infantil tem ótima aceitação e costuma ter muito interesse nessa dança, desde que haja uma boa apresentação por parte dos pais.

Fora isso, ainda podemos dizer que a progressão pedagógica dos movimentos também é complexa. Assim, para conseguir fazer uma boa apresentação, é preciso ter pelo menos um ano de prática constante.

Com esses 5 estilos de dança, temos certeza de que você encontrará uma opção interessante e versátil para começar a se exercitar de maneira divertida e completamente diferente do usual. Basta procurar uma boa academia/salão e finalmente dar seus primeiros passos para uma vida mais saudável e rica de novas experiências. Ou, se preferir, pode fazer aulas on-line, que são a verdadeira febre do momento — especialmente durante a quarentena e restrições que estamos vivendo atualmente.

Gostou do post? Compartilhe-o nas redes sociais e faça com que mais pessoas tenham acesso a essas informações!