O que você precisa saber sobre a dieta cetogênica
O que você precisa saber sobre a dieta cetogênica

O que você precisa saber sobre a dieta cetogênica

Buscar uma rotina mais saudável deve ser o foco de qualquer pessoa. Para isso, é preciso colocar em ação algumas práticas no seu dia a dia. Os exercícios são fundamentais para ter mais bem-estar físico e mental. Porém, outro componente importante é o tipo de alimentação. Por isso, é vital conhecer as opções, entre as quais há a dieta cetogênica, para saber qual é a melhor para as suas metas.

A base desse regime alimentar é reduzir ao máximo o consumo de carboidratos. A substituição energética pode ser feita por meio de alimentos mais gordurosos e também aqueles ricos em proteína. O objetivo é reduzir os estoques de energia do seu corpo com a ausência de carboidratos e incentivar a quebra de gordura proveniente da dieta.

Mas, na prática, o que precisa ser feito para seguir a dieta cetogênica? Quais são os alimentos que podem ser consumidos e aqueles que devem ser evitados? Além disso, qual é o principal propósito de seguir esse método? Que tal tirar todas as suas dúvidas sobre esse regime e definir se é, de fato, interessante para os seus objetivos? Continue a leitura deste artigo e confira!

O que é a dieta cetogênica?

Apesar do sucesso recente, a dieta cetogênica já é aplicada há algumas décadas. Em 1920, por exemplo, médicos e pesquisadores avaliavam a utilização desse regime para auxiliar no controle da epilepsia. Com o tempo, porém, o principal uso dessa dieta tornou-se outro: emagrecer. A partir da redução dos carboidratos e de suas reservas em nosso organismo, torna-se mais fácil perder peso.

Para que o nosso corpo funcione diariamente, é preciso oferecer energia. Esse combustível é, normalmente, proveniente da glicose referente ao processo da quebra de carboidratos. Com a ausência desse nutriente, o corpo passa a procurar por uma nova fonte de energia: as gorduras. E outro fator é ainda mais importante: quando isso acontece, os corpos cetônicos são produzidos, dando origem ao nome da dieta.

Esses corpos cetônicos são o resultado da transformação de lipídios (gorduras) em glicose. E a sua produção passa a ser acelerada com o maior consumo de gordura e a redução dos níveis de carboidrato no organismo. Voltada para quem deseja perder peso, todo esse processo acaba reduzindo, por exemplo, a sensação de saciedade.

Um dos motivos é o aumento dos corpos cetônicos presentes no hipotálamo, uma das regiões do cérebro. O outro tem a ver com o processo de digestão. Como os alimentos ricos em carboidrato passam mais rapidamente do estômago para o intestino, é normal que a fome apareça em pouco tempo. Enquanto isso, a gordura atrasa esse processo, garantindo a sensação de saciedade.

Quais são os principais alimentos consumidos dentro dessa dieta?

Interessou-se por essa dieta? Com o corte dos alimentos ricos em carboidratos, é preciso, de alguma forma, compensar essa falta de nutrientes. Portanto, listamos algumas das opções mais populares por quem segue a dieta cetogênica, os seus benefícios e as razões para o seu consumo. Confira!

Carnes

Os mais diferentes tipos de carne passam a ser priorizados na dieta. Afinal, juntam dois elementos em um só alimento: proteína e gordura. Frango, peixe, gado, não importa, todas elas se encaixam perfeitamente na dieta cetogênica e podem ser aproveitadas de diversas maneiras.

Ovos

Os ovos também podem ser muito úteis: seja com ovos fritos para acompanhar fatias de queijo no café da manhã, seja com um omelete acompanhado de vegetais para o jantar. As opções são as mais variadas, e o alimento fornece uma excelente quantidade de proteínas e gordura.

Abacate

Rico em gordura, o abacate é outra fruta que pode fazer parte da sua dieta: comendo em pedaços durante o café da manhã ou fazendo uma vitamina com leite de amêndoas, por exemplo. Além disso, é uma fonte importante de cálcio, ótimo para ossos e articulações, o que pode ser bom para quem se exercita com regularidade.

Outras opções

O azeite também é rico em gordura e pode deixar uma salada mais gostosa, por exemplo. Além disso, queijos devem fazer parte da sua rotina e são uma ótima opção para rechear um omelete ou acompanhar as frutas no café da manhã.

Quais alimentos devem ser evitados na dieta cetogênica?

Não adianta nada rechear a sua geladeira e despensa com todos os itens citados e continuar consumindo outras opções. Dentro dessa dieta, alguns alimentos devem ser evitados. Como já foi apresentado, os carboidratos, por exemplo, não podem ser consumidos em excesso. Portanto, arroz, batata, pães, cereais, açúcar refinado, doces, leite e achocolatados não são indicados.

Além disso, é fundamental reduzir — ou até eliminar — o consumo de bebidas alcoólicas na sua rotina. O principal motivo para evitar o álcool é o prejuízo que ele oferece ao processo de absorção de nutrientes. Ou seja, tudo o que foi feito com dedicação pode ser desperdiçado. As calorias vazias são outros fatores negativos, assim como o relaxamento do seu sistema imunológico.

Qual é a importância do acompanhamento profissional?

Assim como na realização de qualquer atividade física, por exemplo, o acompanhamento profissional é fundamental para a sua segurança. Quando falamos em uma dieta mais rígida, como é o caso da cetogênica, torna-se ainda mais importante. Por isso, é indicado seguir as orientações de um nutricionista, apontando os melhores caminhos para uma vida mais saudável.

Além disso, cada pessoa tem uma composição física, objetivos e características diferentes. Sendo assim, é muito arriscado adotar um novo regime alimentar sem o mínimo de cuidado. Afinal, esse não é o único método para alcançar as suas metas. Com a orientação completa — na alimentação e nas atividades físicas —, é possível adotar um estilo de vida, de fato, mais saudável.

A dieta cetogênica, apesar de bastante restritiva, oferece diversos benefícios para quem segue à risca as suas orientações. Aliada a uma rotina de exercícios físicos regulares, a tendência é que a sensação de bem-estar seja evidente. Com os devidos cuidados e orientações, é uma ótima opção.

Além da dieta cetogênica, existem outras opções em busca de hábitos mais saudáveis. Agora que já conhece mais sobre os benefícios e o funcionamento desse método, que tal conhecer outro? A dieta fitness vegana, por exemplo, é outro regime que está em alta no momento!