Perda de peso X perda de gordura: entenda qual a diferença!
Perda de peso X perda de gordura: entenda qual a diferença!

Perda de peso X perda de gordura: entenda qual a diferença!

Durante o emagrecimento, é comum que as pessoas meçam os seus resultados utilizando a balança. O que acontece é que se elas estiverem fazendo uma reeducação alimentar aliada a uma rotina de exercícios, vão sentir os números descendo rapidamente no começo.

Porém, o tempo passa e os resultados se estagnam, o que nos leva a pensar que não estamos perdendo mais nada. Sem informação, achamos que falhamos na dieta e nos sentimos desanimados, isso já aconteceu com você? Se a resposta for sim, fique tranqüilo.

Existe uma diferença de perda de peso X perda de gordura, que não pode ser vista nesses mecanismos comuns de avaliação. Entender isso ajuda a mensurar corretamente os nossos resultados e dá mais ânimo para quem quer continuar nesse processo.

Acompanhe a leitura do texto que explicamos sobre o tema!

A perda de peso X perda de gordura

A perda de peso consiste na redução do valor numérico da nossa massa corporal total, e o emagrecimento diminui o percentual de gordura do corpo. Para entender como isso funciona, é preciso saber a composição dos tecidos do ser humano, que basicamente se divide em três:

  • massa de gordura;
  • massa sem gorduras (muscular, óssea, cartilagens, ligamentos e tendões);
  • fluídos extras e intracelulares.

Quando perdemos somente peso, eliminamos também a parte muscular e mantemos o tecido adiposo, isso não é recomendável, pois a pele fica flácida. Fora que, se ocorre sem o acompanhamento de uma rotina mais saudável, pode indicar algum problema de saúde. Ao se pesar nesses instrumentos disponíveis nas farmácias, por exemplo, você não está levando em conta o percentual de gordura nem o ganho de massa muscular.

Para o emagrecimento, é imprescindível que seja feita a avaliação da mudança da composição corporal, pois para os especialistas a pessoa só conquistou bons resultados, se reduziu a adiposidade extra. Quando optamos em seguir dietas rígidas que não tenham embasamento na ciência, acabamos diminuindo os dígitos na balança, mas isso é acompanhado da redução também de músculos, além dos tecidos adiposos. O aumento do primeiro item e a diminuição do segundo são o resultado ideal mais indicado.

Importância da avaliação Física

Explicadas as diferenças entre perda de peso X perda de gordura, a dúvida que pode estar rondando a sua mente é: como saber se estou no caminho certo? Realizando junto ao profissional indicado uma avaliação física. Com esse tipo de análise, é possível enxergar como está o seu processo de emagrecimento e obter informações sobre os melhores métodos e alimentos para progredir mais. Com ela é possível verificar:

  • altura;
  • peso;
  • índice de massa corpórea;
  • relação cintura X quadril;
  • percentual de gordura;
  • massa magra;
  • circunferências;
  • teste ergométrico.

Com isso, é possível mensurar e detectar o condicionamento da pessoa, conferindo também as aptidões biológicas e fisiológicas. Ainda existe a possibilidade de descobrir alguma doença pré-existente, utilizando os mais diferentes testes. A partir da avaliação, são identificadas as limitações, enfermidades e anatomia, devendo ser realizada periodicamente e sempre comparada com as anteriores.

A ação serve como parâmetro para observar se aconteceram melhorias ou perdas no aspecto condicional ou físico. Os principais meios empregados são:

  • anamnese — colhe informações por meio de entrevista do paciente;
  • exame antropométrico — avalia as medidas;
  • teste postural — corrige e ameniza os distúrbios anatômicos;
  • análise nutricional — investiga a alimentação;
  • avaliação cineantropométrica — verifica o aluno em movimento, geralmente estudando seus batimentos cardíacos.

Na busca para conseguir um corpo padrão, é comum irmos atrás de métodos milagrosos para que eles possam trazer resultados rápidos. Mas para alcançar os objetivos com saúde, é preciso entender questões como a diferença entre perda de peso X perda de gordura, como explicamos neste texto. Conhecer esses mecanismos e buscar ajuda profissional são as melhores formas de obter uma rotina saudável e chegar em nossas metas.

E aí, o conteúdo ajudou você? Deixe um comentário neste post dizendo o que mais gostou, seu feedback é importante para nós!