Cuidar da alimentação na quarentena é um grande desafio para a maioria das pessoas, principalmente por consequência da sobrecarga emocional que a atual situação está causando. Descontar na comida é uma má ideia e pode levar a um descontrole na alimentação, que precisará de muito esforço para ser revertido.
Nós preparamos este conteúdo para ajudar você a compreender a relação que há entre a alimentação desregrada e o seu estado mental, assim como você deve agir para diminuir as consequências negativas dela. Então, continue a leitura e evite prejuízos à sua forma física, mantendo sua disposição, a mente e o corpo saudáveis!
Confinamento e ansiedade
Estamos vivendo um momento único na história da humanidade. Nenhum de nós jamais teve que lidar com uma situação tão desafiadora em tantos aspectos. As incertezas em relação à nossa saúde e das pessoas que amamos e as preocupações profissionais e com o dinheiro podem fazer com que fiquemos ansiosos e inquietos.
Além disso, o distanciamento social pode ser muito sofrido. Não poder encontrar os amigos, familiares e outras pessoas queridas é muito frustrante e causa tristeza. Os planos atrasados ou cancelados e os projetos interrompidos também contribuem para que nos sintamos mal.
Consequências na alimentação
As consequências mais comuns são que haja uma tendência para comermos mais. Isso porque a saciedade acalma e propicia uma sensação reconfortante. Os intervalos entre as refeições, quando estamos próximos da fome, deixam-nos mais atentos e influenciáveis.
Também é comum que busquemos comer alimentos mais calóricos, açucarados e pouco saudáveis. É uma forma de encontrarmos prazer e compensarmos o desagrado pelas circunstâncias que enfrentamos. E isso pode causar problemas físicos que precisam ser evitados.
Ganho de peso e perda de massa muscular
Esse tipo de alimento, rico em açúcar e com gorduras nocivas, leva ao sobrepeso e à perda de massa muscular. São duas consequências muito importantes em si, mas que se tornam ainda mais preocupantes quando consideramos a repercussão delas.
Com o ganho de peso, há a queda na imunidade e o aumento de chance de surgimento de condições complicadoras da nossa saúde. Além disso, é claro que engordar e perder a forma do corpo prejudicam nossa autoestima e acabam piorando ainda mais o nosso estado mental.
Maneiras de manter o controle
Cada pessoa precisa ter atenção aos seus gatilhos mentais e aos maus hábitos que estão sendo criados neste período para saber como evitar comportamentos destrutivos. Mas algumas dicas são úteis para todas as pessoas e contribuem para que se consiga manter uma boa alimentação na quarentena. Vejamos algumas delas!
Planeje sua alimentação
O planejamento é fundamental para alcançar qualquer objetivo. Ele dará uma vantagem importante e possibilitará que você tenha mais controle sobre o que come. Então, gaste algum tempo uma ou duas vezes por semana para planejar sua alimentação por alguns dias. Prever a necessidade de realizar compras e ter as refeições planejadas ajudará muito a diminuir a sua ansiedade.
Mantenha intervalos regulares
Existem diferentes linhas de pensamento e doutrinas científicas quando o assunto é o intervalo entre as refeições. Alguns defendem intervalos maiores, enquanto outros sugerem que se alimentar com uma frequência maior traz melhores resultados. Seja qual for o seu jeito de pensar, respeite a regularidade da sua alimentação e evite comer nos intervalos.
Evite alimentos industrializados
Essa é uma dica bastante simples. Não exagere na busca da satisfação por meio da alimentação, caindo na tentação de comer alimentos processados. Eles são uma grande tentação, mas devem ter o seu consumo muito regrado, independentemente do contexto.
Inclua todos os grupos alimentares
Não seja enganado por dietas mirabolantes ou que exijam a diminuição ou eliminação de um ou outro grupo alimentar das suas refeições. Esse tipo de prática pode fazer com que você tenha complicações de saúde e ainda leva ao exagero. Para sentir saciedade e se manter saudável, tenha uma alimentação equilibrada.
Tenha alimentos congelados
É verdade que alimentos congelados podem perder um pouco das suas características positivas. Mas, ainda assim, eles são muito melhores do que aqueles altamente processados ou pouco nutritivos. Opte pela praticidade nos dias em que cozinhar seja muito cansativo. Assim, você evita desvios piores!
Beba muita água
Dizer que é preciso beber muita água pode parecer um preciosismo, mas, na verdade, é preciso. A maioria das pessoas consome menos água do que deveria durante o dia. A água provoca saciedade e também é muito importante para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico. Não há uma quantidade certa para todas as pessoas. Então, beba até sentir que o próximo copo será desagradável.
Permita-se pequenos desvios
Neste contexto difícil que estamos enfrentando, e com a inevitabilidade de grande parte desses flagelos emocionais e afetivos, é importante poder encontrar felicidade na comida. E você pode fazer isso sem culpa. É só não exagerar demais na permissividade consigo mesmo.
Prática de atividade física
A prática de atividade física é a maior aliada da saúde, mental e física. Ela evita que você ganhe muito peso, favorece o funcionamento das defesas do organismo e ainda tem vários efeitos positivos importantes no nosso estado mental. A sensação de prazer que substâncias como a dopamina causam é fundamental para lidar bem com o isolamento e as consequências psíquicas dele.
Então, não encontre desculpas no isolamento para ficar sedentário. Existem diversas formas de se exercitar em casa, só até que este período difícil termine e você possa voltar a treinar de uma forma mais eficiente em uma academia.
Alimentação e atividade física são a base de uma vida equilibrada e dão a força necessária para manter o controle durante circunstâncias desafiadoras. A capacidade física e a boa disposição mental são fundamentais para superar qualquer desafio, seja qual for o contexto.
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo, assim como que ele tenha ajudado você a entender melhor como manter o controle sobre a alimentação na quarentena. Leia, também, o nosso artigo sobre dedicação, alimentação e treino, que são o segredo da autoestima, para saber como a disciplina e o comprometimento podem ter efeitos importantes na sua vida.