1k – Metas pessoais para 2020: 4 exemplos que não podem faltar!
1k – Metas pessoais para 2020: 4 exemplos que não podem faltar!

1k – Metas pessoais para 2020: 4 exemplos que não podem faltar!

Todo ano que passa, praticamente todos nós criamos metas pessoais, não é verdade? Afinal, quem nunca pensou em emagrecer ou finalmente alcançar o corpo ideal no ano seguinte? Infelizmente, poucos conseguem.

Criar objetivos para realizar durante o ano é uma das melhores maneiras de permanecer compromissado com seus sonhos. Entretanto, não basta sonhar, é preciso colocar no papel e ter disciplina durante os meses para realmente alcançar seus objetivos.

Ao contrário do que muitos pensam, na maioria das vezes, é preciso mais esforço e dedicação do que é imaginado no início, e quase sempre as pessoas desistem por falta de conhecimento ou simplesmente plano bem determinado.

Neste post, abordaremos alguns dos melhores exemplos de metas para 2020 e também explicaremos como você pode permanecer constante com suas metas utilizando a abordagem SMART.

Ficou interessado no assunto? Continue sua leitura até o fim!

Meta #1: Dar mais valor a si mesmo

Antes de iniciar qualquer mudança de hábitos, é fundamental ter a cabeça no lugar e saber se dar valor. Muitas pessoas acreditam que elas só serão felizes quando completarem um determinado objetivo. Esse pensamento está completamente equivocado e, em muitas ocasiões, é uma das causas para o fracasso.

Para realmente conseguir conquistar coisas difíceis é preciso se dar valor. É necessário acreditar antes mesmo de começar. Não adianta simplesmente imaginar que tudo será melhor no fim, e sim que o próprio processo é a prova da sua vontade e desejo de se tornar cada vez melhor.

Afinal, se no fundo você não se considera capaz, como conseguirá ganhar músculos ou perder peso, por exemplo? Saiba que um dos segredos da autoestima é a dedicação, alimentação e o treino para aqueles que são voltados para uma vida fitness. 

Meta #2: Desenvolver a saúde

Na virada do ano muitas pessoas pensam em abdômen tanquinho ou mais dinheiro, mas dificilmente alguém pensa na própria saúde. Esse é um erro cada vez mais frequente e infelizmente as pessoas só se dão conta da importância em estar em plenas condições físicas quando se deparam com alguma enfermidade.

O ideal é fugir dessa mentalidade e sempre colocar a saúde em primeiro plano, uma vez que sem ela você não consegue ter uma boa carreira, cuidar dos seus filhos, entes queridos ou até mesmo de si próprio.

Começar a frequentar a academia e ter uma alimentação adequada são duas excelentes maneiras de evitar problemas crônicos de saúde que o sedentarismo pode causar. Por isso, recomendamos sempre que você pense no seu bem-estar e qualidade de vida.

Fora isso, pessoas mais saudáveis normalmente aparentam ter menor idade, assim como mais disposição e energia para enfrentar a rotina. Em outras palavras, sua saúde é tudo o que você precisa para se tornar bem-sucedido.

Para quem não sabe mesmo por onde começar, recomendamos com uma dica simples: beba mais água e se mantenha hidratado durante o dia. Os benefícios da hidratação são enormes para seu organismo e temos certeza que ninguém tem como “fugir” de um copo de água algumas vezes ao dia — acabaram as desculpas.

Meta #3: Ter uma alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável é o pilar principal de quem deseja conquistar grandes objetivos. Afinal, todos sabemos que o corpo não funciona de maneira adequada com alimentos de baixa qualidade, não é verdade?

Para quem deseja perder peso, ganhar massa muscular, ter mais rendimento físico ou até mesmo parecer mais jovem e ter mais disposição, não tem para onde fugir: tudo começa na cozinha.

As boas escolhas alimentares também permitirão boa saúde e serão fundamentais ao longo da vida. Quem domina e conquista essa meta, certamente não terá dificuldade para conseguir nada aquilo que busca.

Meta #4: Praticar esportes

Para quem não consegue ter constância nos exercícios a saída é buscar por algum esporte que realmente desperte o interesse. Apesar de a musculação ser um fator importante para quem deseja ter mais qualidade e vida (e até mesmo performance nos mais variados esportes), às vezes, é preciso modificar um pouco e finalmente iniciar naquela atividade que você sempre teve interesse.

As lutas são uma boa oportunidade de começar, assim como o futebol, vôlei, corrida de rua ou qualquer outro esporte que faça seu interesse aumentar. Inclusive, não se esqueça de que você pode conciliar todas essas atividades com o treinamento com pesos. Portanto, procure novas alternativas para ter realmente uma vida ativa e repleta de boas experiências.

A técnica SMART para criação de metas

Logo no início, mencionamos que muitas pessoas desistem ou não conseguem completar seus objetivos. Parte da razão do fracasso é a falta de comprometimento com as próprias metas. A maioria das pessoas não escreve seus objetivos no papel. Elas não criam planos e, na grande parte dos casos, simplesmente desenvolvem uma ideia e um sentimento por trás daquilo que elas gostariam de ter.

Para realmente conseguir conquistar uma meta é preciso traçar um plano real. É aqui que entra a técnica SMART, muito famosa por coaches e por grandes profissionais compromissados com seu sucesso.

A palavra SMART é a sigla em inglês formada pelas palavras Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-bound. Traduzindo de uma forma mais simples e literal, é uma maneira de criar metas que passa pelos seguintes critérios: a meta tem que ser específica (specific), mensurável (measurable), atingível (attainable), realista (realistic) e ligada a um prazo (time-bound).

Se sua meta for criada em cima de cada um desses critérios, a probabilidade de sucesso aumenta assustadoramente. Apenas para trazer um exemplo, imagine que você deseja chegar ao abdômen tanquinho — o que provavelmente é o objetivo de muitas pessoas que estão lendo este texto.

Para isto se tornar possível, você tem que transformar essa meta em uma coisa específica. No caso do abdômen, você precisa ter um baixo percentual de gordura corporal. Por isso, defina um número.

Para homens, é preciso alcançar cerca de 10% de gordura corporal, enquanto mulheres precisam atingir 15%, essa é uma média que pode variar para ambos os sexos. Definindo um número, sua meta já se torna mensurável, ou seja, você consegue medir seu progresso todos os meses. Nesse caso, com uma avaliação física frequente.

Agora, você precisa ter total certeza se esse objetivo é atingível. Ter o abdômen tanquinho é uma meta perfeitamente plausível para qualquer pessoa que deseja se dedicar dentro e fora da academia. Portanto, nesse caso, não há o que se preocupar — apenas converse com o profissional de educação física para avaliar melhor seu caso.

Em seguida, você precisa transformar tudo isso que fez até aqui em uma meta realista, ou seja, em um plano que seja capaz de ser seguido por um longo período. No caso do baixo percentual de gordura, devemos ter um programa de exercícios eficiente e que esteja de acordo com suas capacidades e rotina, e em seguida um prazo realista para esse acontecimento.

Para a maioria das pessoas, chegar ao tanquinho leva algo em torno de três a seis meses de dedicação séria, podendo ser mais dependendo de diversos fatores, como idade, percentual de gordura atual e até mesmo tempo para atividades físicas.

Por fim, é preciso ter um prazo — fator que está intimamente ligado ao critério que descrevemos acima. Sem um prazo, você não fará as coisas acontecerem. Portanto, é preciso criar um senso de urgência para sair do papel. Mais uma vez, acreditamos que até seis meses é perfeitamente viável para conseguir o corpo ideal. Agora cabe a você colocar tudo isso em prática!

Gostou deste post sobre metas pessoais para 2020? Que tal uma leitura complementar sobre a importância das metas para exercícios físicos? Temos certeza que você não se arrependerá!