Os filmes de dança são uma ótima maneira de se motivar a manter o corpo em movimento. Ao longo dos anos, a indústria cinematográfica foi capaz de lançar inúmeras obras-primas que ajudaram a moldar gerações e influenciar positivamente milhares de pessoas que já tinham apreço pelas artes cênicas.
É sempre importante dizer que dançar, além de divertido, é um exercício que promove a saúde e a longevidade. Com a prática regular, é possível diminuir os riscos para inúmeras doenças crônicas (como hipertensão e diabetes), dores no corpo e uma série de outros problemas de saúde de origem física e mental.
Para quem precisa de um empurrãozinho extra para dançar (ou quem sabe retornar à academia) e está querendo aproveitar o tempo para assistir a um bom filme, nós criamos esta postagem com 5 dicas de filmes fenomenais. Gostou da ideia? Veja abaixo quais são os longas da nossa lista!
1. Dirty Dancing (Ritmo Quente)
Dirty Dancing é um filme que marcou a geração dos anos 80 e 90. Inclusive, todos aqueles que nasceram ou vivenciaram essas épocas sabem bem a emoção de ouvir a música tema da dança final, Time of My Life.
O filme tem ótimo diálogo e uma história bem emocionante, especialmente para aqueles que gostam de drama e romance. A história é baseada em uma jovem que terá que passar suas férias em um lugar bem pacato e diferente do habitual.
Na cidade pequena em que acaba se hospedando, ela descobre que a dança pode ser um bom hobby e, ao longo da sua jornada, acaba conhecendo e se apaixonando pelo seu professor de dança, um homem completamente diferente do que ela esperava.
2. Cisne Negro
Cisne Negro é um belíssimo filme que mostra com exatidão o nível de obsessão de uma dançarina que dedica sua vida ao ballet. Ao longo do longa-metragem, podemos observar bem toda a tensão e o lado negro da personagem principal. que decide extrapolar todos os seus limites para conseguir dar o seu melhor em uma apresentação ao lado de sua amiga, que também é sua grande concorrente nos palcos.
Cisne negro é repleto de drama e nos faz questionar com boa profundidade nossos pensamentos mais profundos sobre disputas e até mesmo sobre nossa atividade em vida. Certamente, vale o tempo investido. O filme é uma ótima opção até mesmo para aqueles que não apresentam grande vínculo com o ballet.
A única ressalva é que Cisne Negro é um show de drama e, por conta disso, é bem diferente da opção anterior, que é um pouco mais cômica e leve.
3. Vem Dançar
O filme Vem Dançar conta com uma proposta totalmente inusitada. Um famoso dançarino de dança de salão se torna professor voluntário em um bairro perigoso de Nova Iorque. Sua ideia era levar um pouco de cultura e alegria por meio da sua arte, mas, ao se deparar com o local, sente uma forte resistência de todos os seus alunos.
Estando em um lugar em que a dança de salão não é reconhecida e nem mesmo apreciada, o professor luta com métodos inovadores para conseguir cativar e demonstrar que a dança e o empenho podem transformar a vida de qualquer pessoa.
Ao longo da trajetória do filme, percebemos como é importante encontrar pontos em comum com pessoas de diferentes áreas da vida. Quando a empatia e a proximidade entre as pessoas aumenta, vemos um excelente misto da cultura pop com as artes mais clássicas, e o resultado é surpreendente.
Para quem gosta de hip hop e de dança de salão, esse é um filme indispensável. Especialmente por conta do elenco, que conta com Antônio Bandeiras como protagonista.
4. Dança Comigo?
O filme Dança Comigo é um retrato especial da vida da maior parte das pessoas que já se encontram na fase adulta. Após certa estabilidade financeira, um advogado cansado da rotina se depara com uma linda mulher em um estúdio de dança.
Com intenções de se aproximar e conhecer a dama, o protagonista acaba se matriculando na escola, mas tem todos os seus desejos completamente eliminados pela dançarina, que é bem curta e direta.
Surpreendentemente, ao longo desse período, as aulas se tornam um grande prazer, e mesmo sem ter nenhuma chance, o advogado bem-sucedido continua sua trajetória nas aulas por puro divertimento e para relaxar do estresse cotidiano.
O filme é repleto de reviravoltas e ajuda a trazer um bom retrato da vida da maioria das pessoas que sentem falta de um hobby e de um “algo a mais” que todos nós buscamos no final do dia. O filme vale cada minuto investido, e as partes de suspense e drama são muito bem correlacionadas com nossa vida pessoal, portanto, fica aqui mais uma ótima sugestão.
5. Dirty Dancing 2
Dirty Dancing 2 é o segundo filme da franquia Ritmo Quente. A diferença é que, em vez de uma continuação, esse longa-metragem conta uma linda história de drama e romance que acontece no fim dos anos 60.
Na aventura, uma jovem se muda com sua família rica para Cuba, para terminar seus estudos e começar uma nova vida. No meio da sua rotina, ela acaba conhecendo um garçom de origem humilde que também é dançarino dos ritmos tradicionais cubanos.
Encantada, ela se apaixona pela dança e pelo rapaz, e o romance de ambos passa a ganhar uma nova proporção à medida que os dias passam, até que tudo parece ir por água abaixo quando Fidel Castro toma o poder em Cuba.
Dirty Dancing 2 é uma sequência excelente da franquia, e todas as pessoas que gostam de dança e conhecimentos históricos podem aproveitar um ótimo momento por conta de uma história de amor envolvente e muito rica.
Esta é a nossa lista com 5 filmes de dança que podem ajudar você a se motivar a voltar ou até mesmo começar a praticar essa antiga e maravilhosa arte. Não se esqueça de que dançar é uma ótima atividade física, capaz de promover o emagrecimento e o bem-estar físico e mental. Portanto, não fique somente nos filmes e saia do sofá quanto antes.
Gostou do post? Compartilhe este texto nas redes sociais!