Body positive: entenda o que é esse movimento e como começá-lo
Body positive: entenda o que é esse movimento e como começá-lo

Body positive: entenda o que é esse movimento e como começá-lo

O movimento Body Positive está cada vez mais presente nas redes sociais e na vida das pessoas. Diferente de alguns anos atrás, nos quais o “padrão de beleza” moderno prevalecia, hoje, milhares de pessoas ao redor do mundo celebram e apontam suas diferenças.

Estar um pouquinho acima do peso ou ter alguma feição diferente do considerado “bonito” ou “normal” deixou de ser uma condição que rotula e gera problemas de autoestima. Atualmente, as pessoas são encorajadas a mostrarem suas particularidades. Tudo isso é excelente para quem busca ter saúde mental e uma vida plena, sem, é claro, deixar de cuidar do seu próprio corpo de uma maneira saudável e realmente libertadora.

Abaixo, falaremos mais sobre esse importante movimento e como você pode começar a fazer parte dele de maneira simples e descomplicada.

Pronto para saber mais? Continue a leitura até o fim!

Aceitação do corpo em primeiro lugar

Há, pelo menos, 30 ou 40 anos — quando a moda fitness realmente virou febre no mundo —, as pessoas buscam se adequar em um padrão de beleza único e que, muitas vezes, é inalcançável do ponto de vista prático. Ter um certo manequim, corte de cabelo ou até mesmo feições era tido como alvo para todas aquelas pessoas que queriam estar na moda ou próximo do que era considerado mais belo.

Ao longo desse período, foi possível notar que essa progressão para padrões cada vez mais extremos ajudou a gerar inúmeros problemas na sociedade. De forma geral, muitos passaram a se preocupar excessivamente com sua imagem, a ponto de desenvolverem compulsões e inúmeros problemas de saúde físicos e mentais.

Dietas extremas, rotinas de exercícios físicos desgastantes e prejudiciais para saúde, e até mesmo a busca constante por cirurgias plásticas são alguns dos sintomas claros e bem conhecidos do estabelecimento de uma “beleza única”, que apesar de não afetar profundamente todas as pessoas, deixa uma pequena marca. 

Afinal, qual foi a última vez que você se preocupou com seu peso e sobre o que vestir? Ou com o tipo e corte do seu cabelo? Formato do seu nariz? Apesar desses pontos não serem necessariamente negativos, se levados ao extremo, podem trazer malefícios para a qualidade de vida. Por essas razões, surgiu o movimento Body Positive, que visa pautar a aceitação do seu próprio corpo como uma nova filosofia de vida, justamente para equilibrar toda essa negatividade.

Todo corpo tem seus aspectos positivos, todos são belos

Diferente do que as revistas, filmes, propagandas e inúmeras outras peças publicitárias apontam, todos os corpos apresentam beleza e todas as pessoas são dignas de aceitação. Tentar se adequar em um formato fixo e rígido de algum padrão preestabelecido é, além de difícil, uma tarefa que pode beirar o impossível, especialmente se considerarmos a genética e outros fatores biológicos.

Nem todas as pessoas naturalmente conseguem carregar o mesmo volume de massa muscular ou o mesmo percentual de gordura corporal. Assim vale para cortes de cabelo da moda ou outras alternativas estéticas: todos apresentamos diferenças e peculiaridades, e todos nós também apresentamos a beleza em cada uma das nossas imperfeições.

Também deve ser sempre mencionado que, o suposto padrão de beleza que vemos nas revistas ou televisão, quase sempre passam por pós-produção, que pode ir desde edição das imagens até a seleção de ângulos e iluminação específica para promover um tipo de imagem completamente fabricada.

Esse efeito é extremamente usual e pode ser vistos em filmes. O mesmo para revistas e demais materiais publicitários: a maioria das imagens passa por pós-processamento que realça e elimina quase que por completo qualquer tipo de imperfeição natural. No mundo da musculação não podemos deixar de mencionar os atletas de fisiculturismo das modalidades femininas e masculinas com físicos impressionantes e, basicamente, moldados à perfeição.

A verdade é que o mesmo que mencionamos acima se repete: essas imagens foram tratadas de forma cuidadosa e, em alguns casos — especialmente no fisiculturismo —, os modelos utilizam esteroides anabolizantes para alcançar um nível muscular que é impossível de maneira natural.

Por isso, é mais que importante saber ressaltar sua individualidade e celebrá-la diariamente. Afinal, quem nunca achou um físico muscular muito exagerado? Na verdade, quando mais ultrapassamos o limite da normalidade, mais aversão geramos aos novos padrões estéticos.

Como fazer parte e praticar o movimento Body Positive

Para fazer parte do movimento Body Positive não tem segredo: basta dar um passo para trás e realmente pensar em como você enxerga sua autoimagem, quanto você gosta do seu corpo e, até mesmo, da sua aparência. Também, é importante entender por que você age de certo modo ou qual a razão de querer se parecer com determinada pessoa ou se encaixar em um padrão de beleza.

Note que isso não significa que você deve parar de se cuidar ou simplesmente viver uma vida sedentária, sem cuidados com a saúde. Muito pelo contrário, o ideal é encontrar um equilíbrio que gere bem-estar e mudanças positivas para sua qualidade de vida. Você não precisa emagrecer simplesmente por emagrecer ou para ter uma certa estética agradável aos olhos de outras pessoas. Ou ganhar massa muscular para ter determinado corpo, digno de uma capa de revista.

O ideal é perceber que você é especial do jeito que é. Suas características e imperfeições são o que transformam você e o deixam único. Isso tem valor não importando o gênero e a idade. Seja o melhor que puder, da forma que for viável e realista para sua qualidade de vida. Evite seguir modismos, tendências ou competições que desviem o aproveitamento da sua rotina e, até mesmo, seu bem-estar psicológico e físico.

No fim, o ideal é apostar na longevidade, na saúde e, principalmente, no entendimento de que todos nós somos imperfeitos. Se for para melhorar: que seja da sua forma e não para se enquadrar aos olhos de quem está fora. Por fim, saiba que o movimento Body Positive prega sua individualidade como liberdade. Você tem o direito de ser do jeito que é, não importa o que os outros pensem. Por isso, ajude mais pessoas a caminhar nesse mesmo caminho libertador.

Gostou do post? Que tal uma leitura complementar sobre longevidade? Temos certeza de que o conteúdo ajudará você a ter mais uma razão especial para se exercitar!