Motivos para fazer musculação e entrar em forma na Zona Sul
Motivos para fazer musculação e entrar em forma na Zona Sul

Motivos para fazer musculação e entrar em forma na Zona Sul

A pratica de exercícios físicos é fundamental para evitar o sedentarismo, melhorar as condições físicas e cuidar da saúde mental. Dentre as dezenas de atividades existente, há vários motivos para fazer musculação em uma academia e benefícios para a sua vida.

Essa atividade pode ser praticada por pessoas de todas as idades, mas é preciso ficar atento e tomar alguns cuidados. Antes de começar a musculação, é muito importante ter um bom profissional de educação física ao seu lado para lhe orientar sobre as melhores condições de treino. Além disso, é essencial verificar se os equipamentos da academia estão aptos para a prática dos exercícios.

A seguir, vamos listar alguns motivos para fazer musculação e entrar em forma na Zona Sul Confira!

Fortalece as articulações

As articulações são as áreas do nosso corpo em que há contato entre os ossos, separados pelas cartilagens. Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, a musculação é capaz de proporcionar inúmeros benefícios para essas regiões, por meio de exercícios de força aplicados corretamente.

Além disso, a musculação é excelente para o controle de possíveis dores nesses locais. Isso porque, durante a atividade, o nosso corpo libera endorfina, aumentando a sensação de bem-estar e controlando as dores. Outros exercícios diminuem a gordura e a sobrecarga articular, além de equilibrarem a concentração de substância anti-inflamatórias que, em excesso, podem prejudicar os tecidos articulares.

Permite realizar movimentos firmes

Essa dica é para quem gosta de praticar esportes, lutas ou vive se movimentando bastante no ambiente de trabalho: a musculação pode facilitar a realização de movimentos firmes do seu corpo. Isso porque essa atividade fortalece as articulações, melhora a resistência dos músculos, aumenta as suas condições físicas e a sua saúde mental.

Quando observamos os atletas de alta intensidade treinando, podemos perceber que todos têm um acompanhamento profissional que investe bastante na musculação. É exatamente por causa dessa atividade nas academias que eles conseguem realizar movimentos complicados de uma maneira firme durante competições e treinos. Isso também serve para quem gosta de praticar esportes de vez em quando.

Define os músculos

Talvez esse seja o grande objetivo da maioria das pessoas que começa a fazer musculação em uma academia. Os músculos podem ficar definidos por meio de exercícios específicos aliados a uma série de fatores. É fundamental persistir em um treino, focar na atividade e, principalmente, manter uma alimentação regrada e saudável durante todo esse processo.

A musculação é capaz de definir todos os músculos do copo, seja os do abdômen, braços, pernas e costas. Para cada região, há um exercício específico para deixá-la mais torneada e musculosa.

Porém, é preciso tomar cuidado com algumas atitudes. Procure um profissional para lhe orientar e evite exagerar nos pesos que você pega na academia. O exagero pode atrapalhar o processo.

Ajuda a emagrecer

Emagrecer é o desejo de grande parte das pessoas que entram na academia. Porém, muitas não sabem o que fazer para perder peso e quais os exercícios mais eficazes. A musculação, além de fazer com que os músculos fiquem mais tonificados, também auxilia no processo de perda de gordura e emagrecimento.

Para potencializar a perda de peso, é fundamental aliar o foco nos exercícios de musculação com uma alimentação saudável. Esse processo é responsável pela perda de gordura e ganho da massa magra. Atividades aeróbicas e treinos intervalados de alta intensidade, também conhecidos como cárdio, auxiliam no emagrecimento.

Melhora a saúde mental

Não pense que as atividades na academia só são eficazes para os músculos e a parte física. A saúde mental também é afetada positivamente pelos exercícios. E, no mundo em que vivemos atualmente, é fundamental que as pessoas cuidem cada vez mais do fator psicológico, já que essa é uma das maiores preocupações dos órgãos de saúde de vários países.

De acordo com uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem uma das maiores taxas de ansiedade no mundo, com cerca de 18,6 milhões de brasileiros vivendo com esse transtorno. Ele afeta pessoas de todas as idades e gêneros, e pode ter seus efeitos amenizados. A musculação e os exercícios físicos no geral auxiliam no alívio da ansiedade por causa da liberação de endorfina.

Aumenta a disposição

Você já se sentiu indisposto, sem vontade de fazer exercícios ou de simplesmente levantar da cama? Saiba que essa sensação pode ser combatida com a ajuda das atividades físicas e da musculação. Pode parecer contraditório, mas é verdade. Exercitar-se incentiva uma liberação de endorfina que vai lhe dar uma sensação de bem-estar e disposição para sua rotina no dia a dia.

Além disso, o aumento dessa disposição é a consequência de todo um processo. Ao fazer musculação, você vai perceber que as suas noites de sono terão muito mais qualidade e vai acordar com mais vontade de se exercitar. Com o tempo, os exercícios físicos vão começar a fazer parte da sua rotina — o que fará muito bem para a sua saúde mental.

Previne doenças

A musculação é indicada para pessoas de todos os gêneros e idades por diversos fatores. Um dos principais motivos é a prevenção de doenças que podem prejudicar bastante o funcionamento do nosso corpo. Malhar, por exemplo, é um ótimo exercício para preparar o coração para esforços intensos: ao fortalecer o músculo, há um maior controle da frequência cardíaca e pressão arterial.

Além de prevenir o sedentarismo, a musculação é responsável por diminuir as chances de uma pessoa ter diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Com uma rotina de treinos de 30 minutos, cinco dias por semana, as chances de ter diabetes reduzem em 34%. Com uma rotina de apenas 20 minutos por dia, a porcentagem gira em torno de 12%.

Existem muitos motivos para fazer musculação e entrar em forma na Zona Sul. Quem pratica corrida e outros esportes deve investir nesse tipo de atividade para fortalecer a musculatura e melhorar as condições físicas. Além disso, malhar é uma excelente opção para quem quer emagrecer, fortalecer as articulações e ficar com os músculos mais tonificados, e ainda prevenir doenças graves, como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

E aí, conseguiu perceber a importância da musculação para o nosso corpo? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos interessantes!