Quer comprar um saco de areia de boxe? Veja se vale a pena!
Quer comprar um saco de areia de boxe? Veja se vale a pena!

Quer comprar um saco de areia de boxe? Veja se vale a pena!

O saco de areia de boxe é um dos equipamentos mais reconhecidos pelo público geral. Afinal, quem nunca viu um filme ou algum atleta praticando seus golpes em um desses objetos?

A fama é tamanha, que hoje dezenas de marcas fabricam o produto — tanto para centros de treinamento quanto para pessoas que desejam treinar em casa —, fazendo com que a cada ano centenas de pessoas iniciem no esporte.

Porém, como deve ser do seu conhecimento, existem dezenas de modelos diferentes, que variam conforme peso, tamanho e formato, o que faz com que seja bem difícil escolher.

Além disso, sempre fica a pergunta se vale ou não a pena treinar em casa, uma vez que é preciso conhecer os golpes ou até mesmo ter um espaço que seja adequado para a prática do boxe, que não só é um dos esportes mais antigos da humanidade como é um dos mais divertidos.

Abaixo, falaremos tudo o que você precisa saber sobre o tema de forma clara e objetiva. Assim, você saberá se vale a pena ou não adquirir um saco de areia. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

Como funciona um saco de areia de boxe e como é sua instalação?

Um saco de areia é, basicamente, um equipamento destinado a levar golpes de intensidade variada. Todos sabem o que ele faz e como eles podem ser facilmente identificados. A verdadeira dificuldade está mais na sua instalação, que apesar de parecer simples, pode se tornar bem complicada a depender do modelo.

Os modelos mais comerciais, vendidos em lojas de artigos esportivos comuns, tendem a ser mais leves e não apresentar muita complicação. Basta pendurar o equipamento em uma estrutura sólida que ele fará bem o seu papel.

No entanto, deve ser sempre ressaltado que, os modelos mais profissionais costumam ser mais pesados, o que ressalta a importância de uma preparação maior.

Quanto maior e mais pesado o saco de areia, maiores deverão ser suas precauções ao montá-lo. O ideal e largamente utilizado em academias é a instalação de uma estrutura de ferro que é parafusada/instalada em uma parede ou teto de alvenaria.

Gesso, dry-wall e outros materiais de menos resistência não garantem sustentação e podem criar uma verdadeira receita para o desastre. Portanto, é imprescindível observar a solidificação da sua casa antes de se aventurar.

Algumas particularidades e modelos que você deve saber antes de comprar

Não se esqueça que um saco de areia, ao levar pancadas, se movimenta de maneira circular. Isso faz com que também seja necessário um espaço livre ao redor — não só para sua segurança, como até mesmo para praticar algumas técnicas do boxe.

Se estrutura e espaço forem preocupações excessivas, opte pelos modelos estacionários, que apresentam uma base pesada e fixa para a prática do esporte. Outra alternativa são os “sacos” de parede, que apesar de não parecerem, são ótimos para queima de calorias e para o treinamento de técnica.

Se você tiver espaço, compre seu saco de boxe com um suporte apropriado — isso garante que ele permaneça pendurado de forma segura e livre de danos em sua residência.

Quais são as vantagens de ter o equipamento em casa?

A primeira e principal vantagem é poder treinar a hora que quiser. Não haverá necessidade de deslocamento e nem um horário fixo. 

Isso por si só já pode fazer valer a pena seu investimento — especialmente se levarmos em consideração o período de isolamento social obrigatório pela pandemia de novo coronavírus.

Além dos treinos “sobre demanda”, você também pode treinar pela duração que quiser e da maneira que for mais adequada para seu estilo de luta ou até mesmo vontade pessoal, não existe regra única.

O equipamento também pode ser uma diversão e até mesmo uma fonte de atividade física para a família — a maioria das pessoas adora um saco de pancadas, especialmente para ajudar a liberar o estresse da rotina.

O importante é manter a segurança, utilizar bandagens e luvas de boxe apropriadas. Seguindo essas recomendações e sabendo golpear de maneira eficaz, praticamente não existem outras restrições. É possível treinar o condicionamento físico, queimar calorias e até mesmo emagrecer em casa fazendo alguns rounds por dia e durante a semana.

Quais são as desvantagens de ter um saco de areia?

A primeira desvantagem é a limitação do espaço. O equipamento pode tomar boa parte da sua área de lazer, e isso pode ser uma preocupação ou não.

Outra informação importante é que é preciso ter um mínimo de domínio dos golpes do boxe — ou de outra arte marcial, como Muay Thai, por exemplo — antes de se aventurar.

Golpear sem uma boa técnica pode criar lesões nos pulsos, na canela ou até mesmo nos ombros. É preciso saber o mínimo para não provocar dores e riscos desnecessários. Saber a diferença entre “bater” e “empurrar” o saco de areia é super importante.

Outro desvantagem é que, toda e qualquer arte marcial, exige algum tipo de combate simulado para conseguir progredir e aprimorar as habilidades.

Isso significa que você precisa constantemente de outras pessoas ou fazer parte de um grupo para poder melhorar. É impossível ser “campeão” ou pensar em qualquer tipo de competição somente treinando no lar.

Dito isso, um professor é extremamente importante para seu avanço. A correção dos movimentos evita vícios e erros que podem ser facilmente consertados com o auxílio de alguém experiente.

Por fim, fazer parte de um grupo e conseguir trocar experiências e socializar também é extremamente importante. Por isso, esse pode ser considerado outro ponto negativo em treinar ou ter um saco de pancadas em casa.

Vale ou não vale a pena?

A solução dessa questão depende exclusivamente das suas necessidades e até mesmo expectativas. 

A princípio, ter um saco de boxe em casa pode ser uma excelente forma de aprimorar o conhecimento aprendido em alguma aula presencial. Em contrapartida, também pode ser uma ótima maneira de se exercitar e conseguir manter-se ativo.

É possível ter benefícios de ambos os lados. Por isso, ressaltamos que sua análise pessoal é extremamente importante na hora de tomar a decisão de comprar ou não o equipamento.

Lembrando que, ter um saco de boxe em casa, não significa que você deixará seus treinos presenciais. Ambas as alternativas podem coexistir e gerar um estilo de vida ainda mais saudável para você.

Gostou do post? Que tal uma leitura complementar sobre os benefícios do boxe? Você não se arrependerá e talvez até ficará motivado a começar nesse fantástico esporte!