Calorias gastas: como calcular a quantidade em atividades físicas
Calorias gastas: como calcular a quantidade em atividades físicas

Calorias gastas: como calcular a quantidade em atividades físicas

Cansou de levar uma rotina estressante? Seu corpo pode estar sentindo falta de praticar atividades físicas e ter uma alimentação equilibrada. Todo mundo sabe que bons hábitos trazem benefícios não apenas físicos, mas também emocionais. Por isso, se você está planejando começar de vez a praticar exercícios, talvez tenha a curiosidade em saber a quantidade de calorias gastas em cada atividade.

Embora não seja possível chegar a um valor exato, pode-se ter uma noção de quantas calorias estão sendo queimadas em cada tipo de exercício. Esse conhecimento pode ajudar você a ter um parâmetro para definir sua rotina de atividades físicas.

Por isso, continue a leitura e entenda quais fatores afetam a queima de calorias e quais exercícios são mais eficientes para alcançar seus objetivos..

O que influencia na quantidade de calorias gastas nos exercícios?

Primeiramente, é importante ter em mente que não existe um número que se aplique a todas as pessoas e a todas as situações. Afinal, há vários elementos que influenciam a quantidade de calorias gastas nas atividades físicas.

Logicamente, a duração do exercício é um dos fatores que afetam a queima de calorias. Geralmente, quando alguém diz que certo exercício ajuda a gastar 500 calorias, por exemplo, esse valor se refere à prática da atividade durante 1 hora.

O peso de quem está praticando o exercício também pode afetar a queima de calorias. Por exemplo, quando uma pessoa de 80 kg pratica corrida, ela gasta mais calorias do que uma pessoa de 55 kg. Afinal, o esforço é maior no primeiro caso.

Além disso, a intensidade do exercício também é outro fator importante. Por exemplo, em uma bicicleta ergométrica, o praticante pode pedalar com maior velocidade ou aplicar uma carga maior para simular uma subida. Essas variações aumentam a queima de calorias.

[rock-convert-cta id=”1201″]

Quais exercícios são indicados para queimar mais calorias?

Existem incontáveis exercícios indicados para queimar calorias, e você pode escolher o que mais gosta. Fazendo o exercício com prazer, você aumenta a eficiência dos seus períodos de treinamento. Por isso, fique de olho na lista abaixo e pratique a atividade física que mais combina com você!

Corrida

Correr é ótimo para queimar calorias. Em 1 hora, é possível gastar de 600 a 900 calorias. Porém, é claro que essa atividade física não é fácil para quem não está acostumado. Uma maneira de adaptar o corpo com esse exercício é intercalar com a caminhada.

Então, gradualmente, você pode ir aumentando a duração da corrida. Depois de algum tempo, seu corpo já terá resistência para correr por um período mais longo.

Ciclismo

Essa atividade física é muito prazerosa. Afinal, é uma mistura de exercício com passeio. Por incluir lugares bonitos no percurso, você tem contato com a natureza ao mesmo tempo em que queima cerca de 500 a 700 calorias por hora.

Se você ainda não tem o costume de pedalar, comece aos poucos. Pratique por uns 30 minutos diariamente e, com o tempo, aumente a duração dos exercícios.

Pular corda

Lembra de quando você era criança e gostava de pular corda? Acontece que essa atividade é mais do que uma brincadeira. É um exercício que pode ser bem cansativo se for praticado por vários minutos. Isso sem contar que é divertido.

A média de calorias queimadas com essa atividade é de 750 a 850 calorias por hora. E o bom é que, além de ajudar a emagrecer, também fortalece os músculos das pernas.

Spinning

Esse exercício, que é capaz de simular um percurso de bicicleta, pode queimar uma média de 600 a 800 calorias por hora. Durante a sessão, há mudanças no peso da carga e na velocidade, o que contribui para a intensidade da atividade.

Além disso, é possível praticar spinning em diferentes posições, o que também pode influenciar na quantidade de calorias gastas.

Zumba

Essa talvez seja uma das atividades físicas mais divertidas que existem. A mistura de ritmos latinos e coreografias com exercícios aeróbicos queima uma média de 400 calorias por hora. Depois de alguns minutos praticando, você já está suando e se divertindo.

Boxe

Essa é outra opção de atividade que alia intensidade e diversão. Além de possibilitar a queima de umas 600 calorias por hora, ainda ajuda a adquirir resistência física.

Step

Esse exercício aeróbico pode queimar de 450 a 650 calorias por hora. O interessante é a variedade de benefícios que essa atividade proporciona. Além do gasto de calorias, também ajuda a aumentar a resistência dos músculos, fortalece os ossos e tendões, e contribui no desenvolvimento de coordenação e ritmo. As sessões de step são muito divertidas!

Jump

Essa é outra opção de atividade física agradável. Com a ajuda de um pequeno trampolim, esse exercício é capaz de queimar cerca de 300 a 600 calorias por aula. Além de ajudar a emagrecer, você ainda vai desenvolver sua coordenação motora.

O que pode ser feito para queimar mais calorias?

É essencial ter hábitos saudáveis, fazendo da atividade física uma prática regular. À medida que o tempo passa e o corpo adquire um condicionamento melhor, é possível aumentar a intensidade dos exercícios, o que resulta em um número maior de calorias gastas.

Além disso, é importante escolher uma atividade que você goste e que seja adequada às suas circunstâncias. Essa boa escolha vai ajudar a manter a sua motivação, o que colabora para a empolgação durante a prática do exercício, resultando em uma maior queima de calorias.

Por fim, também é importante controlar a quantidade de calorias que entram no seu corpo. Já que queimá-las exige esforço, é importante ter uma alimentação equilibrada, não exagerando no consumo de gorduras e açúcares, e ingerindo os nutrientes que o seu corpo realmente precisa.

Há opções de exercícios que agradam a todos os gostos e basta escolher o que for mais interessante para sua rotina e analisar as calorias gastas. Afinal, fazer algo agradável é um fator muito importante para manter a prática e não desanimar de se exercitar.

Já que você quer melhorar a sua saúde, que tal continuar acompanhando as nossas dicas? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter!

[rock-convert-cta id=”1195″]