Nutrólogo ou nutricionista? Saiba como fazer a melhor escolha!
Nutrólogo ou nutricionista? Saiba como fazer a melhor escolha!

Nutrólogo ou nutricionista? Saiba como fazer a melhor escolha!

Nutrólogo ou nutricionista: você conhece bem quais as atribuições de cada um? É muito comum as pessoas confundirem essas profissões e pensarem que são apenas nomenclaturas diferentes. 

Mas não é bem assim! É importante conhecer a definição de cada uma para optar pelo profissional que vai atender melhor às suas necessidades. As atividades são um pouco parecidas em alguns pontos, mas há diversas especificidades. Acompanhe este conteúdo para saber mais!

Formação

Ambas as áreas requerem grande dedicação dos acadêmicos, pois são profissões que trabalham diariamente com cuidados relacionados à vida humana. Os nutrólogos e os nutricionistas devem estar habilitados não somente de conhecimentos teóricos e práticos, mas precisam ter uma boa condição psicológica para assistir aos seus clientes com segurança e determinação.

Para seguir a profissão de nutricionista, é necessário ser graduado em nutrição. O curso dura entre 4 e 5 anos. A grade curricular é composta de disciplinas voltadas para o corpo, como bioquímica, biologia, psicologia, composição de alimentos etc. O aluno pode se especializar em área clínica, funcional, esportiva e tantas outras.

Já para a formação de nutrólogo, o acadêmico deve fazer graduação em medicina, que dura no mínimo 5 anos. O título de nutrólogo é adquirido por meio de uma especialização em nutrologia médica. 

Funções

As funções das duas profissões são pouco distintas, pois os seus papéis se referem ao mesmo assunto, a nutrição. Porém, ela é abordada de forma diferente com os clientes. 

O nutricionista tem a incumbência de realizar a educação alimentar e direcionar as pessoas ou grupo de pessoas a uma alimentação equilibrada. Veja as funções de um nutricionista:

  • orienta sobre a alimentação adequada para cada pessoa, conforme o seu metabolismo;
  • prescreve dietas;
  • elabora cardápios;
  • controla a qualidade dos alimentos;
  • orienta a higienização adequada dos alimentos.

Já o nutrólogo realiza funções ainda mais profundas. Ele pode orientar quanto à prevenção de doenças referentes ao metabolismo e quanto à ingestão adequada de alimentos. Conheça as funções de um nutrólogo:

  • prescreve medicamentos específicos para problemas alimentares;
  • solicita exames para mensurar a quantidade de nutrientes no organismo;
  • prescreve nutrição endovenosa a pacientes hospitalizados;
  • prescreve a ingestão de vitaminas e proteínas aos pacientes.

Diagnóstico

Quanto à parte de diagnósticos, o nutricionista tem a função de realizar averiguações sobre o déficit ou o excesso de nutrientes nos pacientes. Quando se fala em diagnóstico, a avaliação do nutricionista é feita de forma individualizada. É a partir dessa investigação que ele orienta as pessoas a seguirem uma dieta personalizada, com o objetivo de suprir todas as suas necessidades nutricionais

Por outro lado, o nutrólogo/médico tem autonomia para fazer diagnóstico por meio de exames de urina e sangue, completos ou específicos. Eles são realizados para detectar, com precisão, alguns problemas que interferem na saúde do indivíduo.

A análise também pode ser feita ao pesquisar, por meio de diálogo com o paciente, o seu histórico familiar de doenças, além de indagar sobre o estilo de vida dele e quais são os seus hábitos, por exemplo, se consome bebida alcoólica, fuma, como é a qualidade do sono etc. A partir desses conhecimentos, o nutrólogo vai identificar o tratamento ideal para o seu paciente. 

Prescrição de medicamentos

Importante saber que o nutricionista não tem autonomia para realizar prescrição de medicamentos. Ele tem o papel de prescrever orientação e manutenção nutricional, para que as pessoas ou os pacientes ganhem saúde e qualidade de vida por meio de uma alimentação completa e correta.

O nutrólogo é autorizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) a receitar medicamentos. Ele tem habilidades mais ampliadas para entender diversos problemas que as pessoas apresentam, só então pode prescrever medicações, para solucionar distúrbios ou doenças detectadas.

Limitações

É importante entender bem as limitações que envolvem a atividade de um nutricionista e de um nutrólogo. Ao mesmo tempo que podemos dizer que o trabalho dos dois se complementa, com o intuito de promover a saúde por via nutricional e evitar transtornos alimentares, podemos dizer, também, que cada um tem as suas atuações específicas.

Uma das limitações é que o médico realiza o monitoramento da doença, enquanto que o nutricionista monitora as ações do paciente no processo de adaptação às novas regras alimentares indicadas por ele.

Prevenção de doenças

No que se refere à prevenção de doenças, os nutricionistas e os nutrólogos trabalham com o propósito de prevenir diversas enfermidades por meio de uma alimentação saudável. 

O nutricionista trata a prevenção por meio de cardápios diversificados. Ele comunica aos pacientes, por exemplo, que um prato de comida deve ser o mais colorido possível, pois as cores dos legumes, verduras, carnes e cereais “informam” os vários nutrientes que os alimentos contêm. 

Também explica que são as substâncias presentes nos alimentos que vão fortalecer o sistema imunológico e defender o organismo de diversos fungos, bactérias e qualquer outro micro-organismo invasor.

Além disso, mostra que uma alimentação balanceada pode evitar que o paciente adquira comorbidades graves que possam comprometer a saúde, como diabetes, hipertensão arterial sistêmica, doença hepática e tantas outras que interferem no bem-estar e na qualidade de vida do paciente. 

Já em termos de nutrologia, o médico nutrólogo Bruno Guimarães defende o equilíbrio alimentar fundamentado no metabolismo de cada paciente. Ele afirma que a falta de investimento em prevenção tem ocasionado danos graves à saúde pública e que muitos casos podem se tornar irreversíveis.

Confira a fala do Dr. Bruno Guimarães sobre a herança genética de diabetes: “Não consigo aceitar a teoria de que, se a família tem diabetes, os filhos também terão essa doença. Nós herdamos a herança genética, mas também herdamos dos nossos pais hábitos errôneos na prática de uma nutrição adequada. É preciso mudar esse quadro, do contrário, teremos gerações e mais gerações de pessoas doentes pelo simples fato de não praticarem uma vida saudável”.

Pois bem, para que você tome uma decisão correta no momento de escolher um nutrólogo ou um nutricionista, é importante compreender qual é a sua necessidade naquele momento, é esse fator que será o indicativo. Compreenda que você não pode errar nessa decisão. Apesar de as profissões parecerem iguais, ambas têm responsabilidades bem definidas e, em alguns casos, limitadas.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o assunto? Agora, que tal nos seguir nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos interessantes? Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.