Fique por dentro dos maiores benefícios das frutas na alimentação
Fique por dentro dos maiores benefícios das frutas na alimentação

Fique por dentro dos maiores benefícios das frutas na alimentação

Os benefícios das frutas na alimentação são enormes. A ingestão regular desse tipo de alimento garante que o nosso corpo consiga as quantidades ideais de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

Além disso, elas auxiliam na redução da prisão de ventre, ajudam a propiciar a redução dos níveis de ansiedade e estresse, além de manter o funcionamento correto do nosso intestino — fato extremamente importante para a nossa imunidade e saúde como um todo.

Apesar de todas essas informações, a maior parte da população brasileira não parece consumir fruta nas quantidades que seriam ideias. A OMS recomenda a ingestão de três frutas por dia — mas estamos bem longe de alcançar esse resultado.

Nesta postagem, falaremos um pouco mais sobre os benefícios da fruta na nossa alimentação e informaremos algumas das melhores alternativas para quem busca saúde, performance física e bem-estar. Gostou da ideia? Continue a sua leitura até o final!

A diferença da ingestão da fruta in natura e do suco

Acima, nós mencionamos alguns dos maiores benefícios da ingestão de frutas no nosso cotidiano. Agora, chegou o momento de fazer uma distinção importante, que é a escolha entre comê-las in natura ou beber um suco de frutas.

Primeiramente, saiba que comer a fruta é sempre a melhor escolha. Quando a ingerimos em seu estado natural, conseguimos ter uma maior absorção de vitaminas, minerais e antioxidantes. Além disso, absorvemos uma maior quantidade de fibras, justamente por aproveitar a casca, as sementes e outras partes do alimento — que são ricas em nutrientes.

Os sucos, apesar de saudáveis, são menos eficientes. Além de descartarmos a maior parte da fruta, um suco normalmente é feito com várias unidades, o que aumenta a concentração de frutose (o “açúcar” da fruta), por exemplo. Ainda, muitas pessoas adicionam açúcar para adoçar a bebida, o que faz com que ela se torne menos saudável.

Para quem está procurando perder peso, saiba que comer as frutas é ainda melhor. Afinal, esse alimento auxilia na saciedade e, como apresenta menos calorias na sua forma natural, sempre será a melhor alternativa.

As melhores frutas para incluir na sua dieta

Agora que vimos alguns dos fatos mais importantes sobre as frutas, chegou a hora de falarmos sobre algumas das melhores e mais comuns escolhas para incluir na sua dieta.

Cada uma delas pode ser facilmente encontrada na sua região, e acreditamos que você não terá nenhum grande problema para incluir esses alimentos saudáveis na sua rotina.

Veja quais são as melhores escolhas para a sua saúde, a seguir!

Laranja 

A laranja é uma das frutas mais famosas do mercado. Todo mundo conhece, já experimentou e, provavelmente, gosta de seu sabor cítrico característico e muito aprazível.

A laranja é muito rica em vitamina C. Ela ajuda a melhorar a sua imunidade e é a escolha ideal para evitar algumas doenças.

Fácil de comprar e de ingerir, essa escolha é excelente!

Maçã

A maçã é outra fruta extremamente popular. Todas as pessoas provavelmente já experimentaram e gostaram do seu sabor, que também é muito famoso e está presente em uma infinidade de produtos industrializados.

A maçã é fácil de comer, além de ser riquíssima em fibras e em nutrientes que ajudam a controlar o colesterol. Portanto, fica aqui mais uma ótima recomendação.

Banana

A banana é uma fruta excepcional e que todos gostam. Inclusive, é bem provável que você saiba preparar a banana de diversas formas diferentes. Mas, apesar dessa flexibilidade, o ideal é comê-la na sua forma natural.

Ela é rica em potássio — mineral extremamente importante para atletas e para evitar câimbras —, e é um ótimo alimento para aumentar seus níveis de serotonina, neurotransmissor responsável pela felicidade e bom humor.

Melancia

A melancia é outra fruta muito popular. Seu tamanho enorme faz com que muitas pessoas desistam de comprá-la, mas esse é um problema facilmente contornável quando dividimos o fruto em boas porções para comermos ao longo do dia.

A fruta é rica em inúmeras vitaminas e é uma das opções com maior capacidade de hidratação. Isso faz com que ela seja uma das melhores alternativas para quem mora em regiões mais quentes e para aqueles que gostam de praticar esportes. Sem dúvidas, uma ótima escolha para quem quer manter a saúde.

Mamão

O mamão é outro excelente fruto. Seu tamanho pequeno faz com que ele seja uma ótima refeição, rápido e fácil de comer e apreciar.

Seu sabor também é muito bom, e a maioria das pessoas gosta de incluí-lo na sua alimentação por conta da sua praticidade.

O mamão é uma ótima fonte de vitamina A, o que faz dele um alimento excepcional para a proteção e manutenção da saúde da visão. Além disso, protege o cabelo, cuida da pele e ajuda a manter o organismo livre de inúmeras doenças crônicas. Uma excelente fruta, que tem um valor inestimável para o nosso bem-estar.

Abacate

O abacate é considerado como uma das melhores frutas do planeta. Rica em vitaminas, minerais e gorduras saudáveis (como ômega 3), esse fruto se destaca pela sua quantidade quase que interminável de benefícios para a saúde. Um dos principais deles é o seu efeito anti-envelhecimento e seu potencial anti-inflamatório.

O abacate é saboroso, fácil de preparar e combinar com vários outros alimentos e receitas. Além disso, é uma ótima opção para quem quer ter um estilo de vida saudável.

Uva

Por fim, temos a uva, uma das frutas mais famosas e mais fáceis de ingerir, sendo mais uma escolha que pode ajudar a transformar a sua saúde e bem-estar..

Além do tradicional vinho — que, por sinal, também tem alguns benefícios para a saúde —, elas são ricas em antioxidantes, ajudam a retardar o envelhecimento e são fundamentais para a saúde do coração.

Agora que você sabe alguns dos principais benefícios das frutas na alimentação, aproveite essas informações e seja mais saudável. Você não se arrependerá de incluir essas opções na sua dieta!

Se você gostou desta postagem, que tal ter acesso a uma leitura complementar? Leia nosso post sobre dicas de saúde no verão e amplie os seus conhecimentos!