QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE PULAR CORDA?
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE PULAR CORDA?

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE PULAR CORDA?

Entenda como você pode se beneficiar deste exercício que pode ser feito em casa ou na academia.

Parece brincadeira de criança, mas, na verdade, pular corda pode ser um exercício extremamente eficiente e utilizado estrategicamente em busca de algum objetivo.

Enquanto crianças, parecíamos não ver fim para as brincadeiras, que duravam todo o dia. Porém, tente pegar uma corda e pular por cinco minutos sem parar, para ver qual é o nível de desgaste energético que esse exercício proporciona! — uma prova clara de que a atividade é, sim, capaz de trazer muitos benefícios para a saúde e resultados surpreendentes para quem quer manter ou melhorar a forma.

Quer saber mais sobre a prática de pular corda, como ela funciona e quais são os principais ganhos para a saúde? Continue a leitura!

Os exercícios que envolvem saltos

O salto é, como a corrida, considerado como um movimento natural do ser humano. Na maioria dos casos, não requer nenhuma técnica. O nosso próprio instinto nos induz a saltar enquanto crianças, pouco depois de nos habituarmos a caminhar. Assim, há várias atividades que envolvem saltos, como pular corda, o power jump e ainda alguns exercícios que podem ser executados na própria academia.

As aulas de crossfit crosstraining também incluem saltos sobre objetos ou realizar pequenos saltos (chamados de saltitos), que são extremamente eficientes na queima calórica.

Quais são os grupos musculares envolvidos?

A execução de um salto envolve gasto energético porque precisamos de uma força que supera o peso de nosso corpo, a fim de erguê-lo contra a força gravitacional. Essa força consiste, principalmente, no trabalho dos membros inferiores e abdômen. A flexão de pernas e a alavanca dos pés também é fundamental.

Durante as fases de uma corrida, por exemplo, podemos observar que o corpo, de fato, salta do chão para aterrissar logo à frente. Toda essa compreensão serve para nos mostrar que o salto pode ser extremamente eficiente no gasto calórico e no fortalecimento muscular, especialmente dos membros inferiores. O exercício de pular corda, portanto, possui também essas características.

Ainda duvida da eficiência da atividade? Pois saiba que apenas 30 minutos pulando corda são capazes de gastar até 300 calorias e tonificar músculos da panturrilha, do bumbum, das coxas e do abdômen.

Os benefícios de pular corda, na prática

Ajuda a emagrecer

O emagrecimento pode ser observado durante uma rotina com exercícios de corda, já que estamos falando de um exercício aeróbio de média a alta intensidade. De todas as formas que você pular, a intensidade nunca será baixa, porque os saltos exigem bastante energia.

Portanto, é possível emagrecer com a inserção deste exercício na rotina de atividades físicas, desde, é claro, que seja aliado a uma dieta saudável e baseada em alimentos com pouca gordura.

Ajuda a perder barriga

Se o exercício ajuda a emagrecer, a tendência é que proporcione o emagrecimento de todo o corpo — e não só de uma das partes. É bastante comum o equívoco de “perder barriga”, sugerindo que se perde gordura somente onde se deseja.

Quando o nosso organismo inicia um processo de emagrecimento, isso ocorre de uma forma geral, e o mesmo se dá quando engordamos. Até mesmo o rosto fica diferente! Porém, é preciso que nos atentemos para a questão do volume de massa em volta do abdômen.

Como isso funciona?

Quando engordamos, o nosso corpo está simplesmente estocando energia para um período de possível escassez. É assim que ele funciona: se há alimento em abundância, há estoque para a manutenção das nossas funções vitais quando faltar comida.

O problema (ou solução!) é que, em nosso estilo de vida, não há esse período de escassez, bastante característico da vida nômade pré-histórica. Por essa razão, a estocagem não encontra fim enquanto o indivíduo não muda os seus hábitos alimentares.

O estoque ocorre no corpo inteiro, mas incide com mais intensidade na região abdominal, onde há espaço para que mais massa corporal seja armazenada. É por essa razão que, quando engordamos, notamos uma diferença maior na barriga e nos famosos “culotes”. É bastante comum que o corpo também aumente em volume na região das coxas e dos glúteos.

O processo de emagrecimento, quando inicia, começa a reduzir a massa nessa região com mais intensidade, porque é onde há mais excesso a ser dispensado. No entanto, todo o corpo sofre uma perda eficiente de gordura e massa.

Com tudo isso, podemos concluir que, no fim das contas, o exercício com corda proporciona emagrecimento e, portanto, uma redução do excesso de massa no abdômen.

Melhora a capacidade respiratória

Como dissemos na introdução deste texto, pular corda é mesmo brincadeira de criança, mas nada fácil para muitos de nós, adultos. Poucos pulos são capazes de deixar os mais sedentários sem ar! Por isso, ao começar aos poucos, o seu corpo vai desenvolvendo uma boa forma cardiovascular, ajudando no fortalecimento de todo o sistema.

Mas atenção: se você é iniciante, lembre-se de alternar os movimentos, pulando com os dois pés e, depois, com um de cada vez, por exemplo. Dessa forma, é possível evitar a fadiga e não elevar demais os batimentos cardíacos — o que não é bom para a saúde e ainda faz com que você perca o ritmo do exercício.

Aumenta a consciência corporal

Se você nunca pulou corda ou se está há anos sem praticar, vai perceber como é fácil se confundir na hora de coordenar os movimentos de salto e de manusear a corda ao mesmo tempo. Aos poucos, a sincronia vai melhorando, o que prova o quanto a atividade é benéfica para a consciência corporal. Além disso, toda a coordenação motora, a agilidade e o equilíbrio são amplamente trabalhados.

As formas de pular corda em casa

Em lojas especializadas em esportes, você pode encontrar cordas específicas para a prática esportiva. Trata-se de um material seguro e que não machuca as pernas e tornozelos com possíveis impactos.

A atividade física é individual e consiste em segurar as pontas das cordas com as duas mãos, girando-a por cima da cabeça e abaixo dos pés. O ideal é que se aprenda a pular com os dois pés juntos, permitindo um único salto a cada vez que a corda gira.

Não há necessidade de fazer muito tempo de corda por dia. Na maioria dos casos, pular corda é apenas um complemento para outros treinos, visto que o exercício prolongado pode causar lesões e desconforto como canelite, por exemplo.

A eficiência de pular corda com as crianças

Nenhum exercício pode ser desmerecido, e, às vezes, as crianças nos proporcionam um gasto calórico enorme com algumas brincadeiras. Por isso, pule corda com os seus filhos, como você fazia com amigos na infância. Obviamente, isso não pode ser toda a sua atividade física, mas é preferível às brincadeiras que se faz sentado ou em repouso.

Especialmente se algum de seus filhos ou crianças de seu convívio apresentam tendência à obesidade, incentivá-las à atividade é fundamental para que desenvolvam o gosto pelo esporte, a consciência corporal, a coordenação motora etc.

A importância de intercalar a prática com outras atividades físicas

Em muitas academias, podemos observar a prática de pular corda. Muitos instrutores e professores ainda optam por colocar esse exercício no meio de um circuito ou, até mesmo, como complemento de alguma atividade aeróbica.

Intercalar a prática de pular corda com exercícios de musculação também pode ser extremamente eficiente, especialmente quando o objetivo é o emagrecimento e a perda de peso. É indicada também para atletas que desejam melhorar o seu condicionamento físico e fortalecer os membros inferiores, a capacidade cardiovascular e os músculos do abdômen.

Os cuidados necessários ao pular corda

Já falamos sobre o cuidado com a prática prolongada da atividade, tendo em vista que isso pode causar alguns problemas musculares e lesões. Por isso, é fundamental ter atenção a certos fatores antes de começar os pulos. Veja os principais, a seguir!

Atente-se à postura

Pular corda é um exercício capaz de trabalhar muitas partes do corpo ao mesmo tempo e, se feito de forma errada, pode ter impactos negativos em joelhos, tornozelos e outras regiões.

Controle a intensidade

A intensidade da atividade também influencia diretamente no quanto ela pode ser positiva ou negativa. Como dissemos, sem uma alternância adequada, o corpo pode se fadigar rapidamente, prejudicando o sistema cardiorrespiratório.

Utilize equipamentos adequados

O tamanho da corda, assim como as roupas e calçados que você utiliza, também é capaz de influenciar no resultado final do seu exercício. Opte por um equipamento adequado ao seu corpo, utilize roupas leves e que não limitem os seus movimentos, e não se esqueça de usar um tênis com alta absorção de impactos.

Tenha a supervisão de um profissional

Para pular corda com segurança e tê-la como um exercício aliado do seu bom condicionamento físico, é fundamental contar com a supervisão de um profissional. O educador físico especializado saberá aliar a prática a outras atividades, além de regular a sua intensidade e a frequência, para que ela trabalhe ao seu favor.

Podemos entender, então, que pular corda traz múltiplas vantagens para qualquer pessoa que pratica a atividade, independentemente da idade! Pule corda na sua casa, na academia, na praça, no parque e em qualquer lugar — e não se esqueça de se divertir muito!

Gostou do texto e da ideia? Confira agora quatro dicas de como sair do sedentarismo e começar uma vida fitness!