Veja o que você vai aprender nas aulas de Muay Thai para iniciantes
Veja o que você vai aprender nas aulas de Muay Thai para iniciantes

Veja o que você vai aprender nas aulas de Muay Thai para iniciantes

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é um dos líderes no ranking mundial de sedentarismo. Afinal, nem sempre é fácil criar uma rotina de atividades físicas e se manter motivado com exercícios mais repetitivos, como a musculação. Esses motivos, porém, não podem ser uma justificativa para ficar parado, e as aulas de Muay Thai para iniciantes são uma saída.

Sim, esqueça aquela imagem de que todas as lutas são extremamente violentas e que não são uma opção para você. A prática de artes marciais também é uma excelente maneira de tornar a sua rotina mais saudável e movimentada, e o Muay Thai é uma modalidade cada vez mais praticada por diversos públicos, sem afastar nem mesmo quem não tem nenhuma familiaridade com lutas.

E não se engane, os benefícios de fazer aulas de Muay Thai para iniciantes são os mais variados, como a definição de músculos, a queima de calorias e o fortalecimento do seu sistema imunológico. Que tal, então, conhecer um pouco mais sobre a história dessa modalidade, ver o que é aprendido durante as aulas e entender as principais vantagens para o seu corpo? Continue a leitura e confira!

O que é Muay Thai e quais são seus principais benefícios?

Por mais que tenha surgido há mais de dois mil anos, nos vilarejos da Tailândia, para os camponeses se defenderem dos invasores na região, o Muay Thai — também conhecido como boxe tailandês — nunca esteve tão atual. Derivado do Kung Fu, a arte marcial deixou de ser apenas um mecanismo de defesa e se tornou um esporte popular, que hoje invade as academias.

Nos países asiáticos, o Muay Thai é uma modalidade bastante querida, com a população local enchendo arenas e ginásios para ver seus atletas preferidos. Atualmente, o esporte está sendo especulado até mesmo para as próximas edições dos Jogos Olímpicos. Mas se engana quem pensa que apenas atletas praticam o boxe tailandês, já que ele também é uma forma de se exercitar.

Como qualquer atividade física — especialmente aliada a uma alimentação saudável —, o Muay Thai contribui, por exemplo, para o emagrecimento, já que ele acelera o metabolismo e tem um gasto calórico elevado por minuto. Além disso, os exercícios aeróbicos durante a aula trabalham o seu condicionamento físico. Ainda, ele ajuda não apenas nas questões cardiorrespiratórias, mas também na flexibilidade do seu corpo como um todo.

A prática é, de fato, muito completa, já que trabalha diversos grupos musculares durante as aulas. Coxa, panturrilha, abdômen, braço, costas, enfim, a definição muscular do corpo inteiro também é outro benefício importante.

O lado mental também é impactado positivamente pela prática da modalidade. Quando o aluno participa de aulas de combate físico, a autoestima do participante é elevada. Assim, ele se sente mais confiante e disposto para o dia a dia. Além disso, a atividade estimula a produção de endorfina, que contribui diretamente para o bem-estar mental das pessoas.

O que é aprendido durante a aula de Muay Thai?

Afinal, na prática, como funcionam as aulas de Muay Thai para iniciantes? Normalmente, a atividade é dividida em duas etapas: o aquecimento e o aprendizado de técnicas. O começo é, então, repleto de exercícios mais comuns, como polichinelos, flexões, agachamentos e alguns saltos, preparando o corpo para enfrentar uma sequência mais técnica e intensa de exercícios.

Com duração de 60 a 90 minutos, a segunda parte da aula começa a ser mais intensa, com o professor mostrando quais são os movimentos que os alunos precisam repetir. Socos, chutes, joelhadas, cotoveladas, enfim, tudo de acordo com o nível de quem está na aula, evoluindo aos poucos os métodos e o nível de exigência das atividades.

Com o passar do tempo, os alunos podem começar a praticar as técnicas de Muay Thai com o próprio professor, desferindo os golpes nas luvas que ele estiver usando. Os sacos de areia também são muito utilizados para quem está começando. A partir do momento em que o aluno estiver mais avançado nas técnicas, até mesmo a simulação de lutas pode ser feita, aumentando ainda mais os efeitos da atividade.

Como se preparar e onde encontrar as melhores aulas?

Quando falamos da prática de lutas — mesmo que nas academias —, muitos alunos ficam com um pé atrás antes de se matricularem. Eles têm medo, por exemplo, de não suportar a demanda das atividades. Porém, como em qualquer tipo de atividade física, as aulas de Muay Thai também vão progredindo com o tempo, ou seja, ninguém começa em um alto nível de exigência.

A sua adaptação vai variar de acordo com o seu nível de condicionamento físico e experiência. Em alguns casos, o ideal pode ser começar a fazer atividades mais leves, como a própria musculação. Aos poucos, você vai adicionando as aulas de Muay Thai à sua rotina, tornando-as um complemento e diversificando um pouco os seus exercícios praticados ao longo de uma semana.

O mais importante, portanto, é encontrar uma academia que permita a sua evolução no seu tempo e de acordo com os seus objetivos. Portanto, procure um espaço que ofereça aulas de Muay Thai para iniciantes, o que vai permitir o seu desenvolvimento adequado. Também é preciso ficar de olho nos horários das aulas e na quantidade de alunos, para que tudo se encaixe na sua rotina.

Como vimos, as aulas de Muay Thai para iniciantes são alternativas extremamente válidas para quem busca adotar uma vida mais fitness e saudável, mas quer atividades mais movimentadas. Com calma e paciência, você pode evoluir aos poucos para outros níveis ou ter um complemento para outro tipo de exercício, sempre respeitando o seu corpo e as suas metas.

Para quem quer ter mais disposição, além de corpo e mente mais saudáveis, mas não sabe por onde começar, as aulas de Muay Thai para iniciantes são uma ótima opção. Como é comum ter dúvidas quanto a essa modalidade, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais e mostrar quais são os benefícios dessa prática e como ela funciona?