Aula de ballet infantil na Zona Sul, SP: 4 motivos para começar cedo
Aula de ballet infantil na Zona Sul, SP: 4 motivos para começar cedo

Aula de ballet infantil na Zona Sul, SP: 4 motivos para começar cedo

Uma aula de ballet infantil pode ser uma das melhores atividades para seus filhos. Sendo uma dança completa e que garante inúmeros benefícios para a saúde, fica difícil não optar por essa linda arte na hora de ajudar as crianças a se tornarem mais ativas.

Um dos diferenciais dessa dança é que é possível iniciá-la bem jovem. A partir dos três anos de idade já existe indicação para frequentar as aulas, tanto para meninas quanto para meninos. Assim como em qualquer outra atividade física, é possível observar a melhora técnica e no corpo ao longo dos anos.

Ao praticar o ballet, os pequeninos passam a ter um maior desenvolvimento da coordenação motora fina, assim como o fortalecimento muscular de praticamente todo o corpo. Além desses benefícios, existem muitos outros que citaremos neste post. Está pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o fim!

1. Desenvolvimento da consciência corporal logo nos primeiros anos

A consciência corporal é o que faz com que consigamos perceber nosso corpo em relação ao espaço em que nos encontramos. Tanto a percepção interna quanto a externa do nosso organismo são essenciais para nossa segurança e qualidade de vida.

Para uma criança, é essencial saber quais são os limites dos movimentos que ela pode realizar. No início da vida, os pequeninos têm uma certa dificuldade de noção de espaço, que muitas vezes causa pequenos tombos e movimentos ligeiramente desengonçados.

Tudo isso faz parte do aprendizado; é natural e esperado. Quando incluímos o ballet na rotina de uma criança, rapidamente podemos ver um aumento dessa consciência corporal, fazendo com que ela tenha muito mais controle sobre o próprio corpo.

Quedas, tombos e dificuldade para realizar movimentos diminuem e logo dão espaço para uma locomoção mais fácil e controlada.

É válido lembrar que a consciência corporal se expande para todas as áreas da vida, principalmente para outras atividades físicas que venham a ser praticadas no futuro. Além disso, para que esse desenvolvimento neuromuscular ocorra de forma otimizada, um bom sono deve ser mantido e respeitado.

Além da consciência corporal, saiba que por meio do ballet a criança também desenvolve a lateralidade, o ritmo, uma melhor postura, a flexibilidade e, principalmente, o fortalecimento do abdômen, musculatura essencial para a qualidade de vida ao longo do crescimento.

2. A disciplina começa a fazer parte da rotina da criança

Muitas vezes, a disciplina é o que separa o sucesso do fracasso. Atualmente, muitos jovens sofrem com responsabilidades e deveres, e muitas vezes a causa para esse problema é a utilização da tecnologia a todo momento sem nenhum tipo de restrição.

Durante uma aula de ballet, os participantes devem se concentrar em praticar os movimentos de maneira ordenada, sem nenhuma distração. O professor os instrui de maneira didática e, em seguida, observa a execução de cada um dos alunos, a fim de evitar problemas e refinar ainda mais os passos de dança.

Toda essa estrutura e ambientação faz com que a criança reconheça desde muito cedo a importância de ouvir e, principalmente, de executar aquilo que está sendo pedido no momento adequado, aprendendo a manter a sua concentração em uma única atividade — um desafio para crianças que vivem em um mundo tão conectado a múltiplos estímulos tecnológicos como o atual.

Essa habilidade rapidamente se torna um padrão e uma referência para os mais novos, que posteriormente aplicam essa disciplina em outras áreas de sua vida — nos estudos, por exemplo. E como as aulas apresentam música e atividades lúdicas, dificilmente há uma grande resistência ou dificuldade para permanecer entretido e focado nos exercícios de dança.

Outro aspecto a ser mencionado é que a dedicação, a alimentação e o treino são fatores fundamentais para a autoestima — peça-chave para o bem-estar e a qualidade de vida do seu filho. Instaurar esses hábitos saudáveis logo no início da vida da criança é essencial para criar um indivíduo forte, independente e capacitado para o futuro.

3. A criança aprende a socializar desde cedo

Uma das principais condições que os psicólogos apontam para a conquista de uma boa saúde mental é a capacidade de socialização, e é justamente na primeira infância — que ocorre durante os cinco primeiros anos de vida — que essa capacidade começa a ser desenvolvida.

É nessa fase que a criança aprende a fazer amigos, se comunicar e lidar com as pequenas diferenças e, principalmente, com os limites de cada um. Obviamente, nem tudo ocorre de maneira impecável, mas é ao longo desses anos que essas características vão sendo desenvolvidas.

As aulas de ballet são sempre dadas de maneira coletiva. Isso ajuda a criança a estabelecer o espírito de equipe e a trabalhar em conjunto, principalmente quando acontecem apresentações ou atividades que necessitem da coordenação de um grupo.

Além disso, instaurar o hábito de socialização logo nos primeiros anos é essencial para que seu filho se torne uma pessoa completa e extrovertida.

4. Aprender ballet é divertido e é uma forma de lazer

Por fim, saiba que o ballet é uma forma de lazer para seu filho. Aprender a dançar é uma das melhores maneiras de permanecer ativo e afastar de vez os riscos da obesidade, que é cada vez mais frequente entre as faixas etárias mais jovens.

A diversão atrelada a essa atividade faz com que a frequência e até mesmo a vontade de praticar cresçam a cada treino, o que normalmente é o que se espera de um bom dançarino (ou dançarina).

E se você está se perguntando sobre a eficácia do ballet no emagrecimento, saiba que essa também é uma boa maneira de fazer com que os pequeninos tenham um peso adequado, mantendo sua saúde em dia e afastando todos os riscos de um estilo de vida sedentário.

Se você está localizado na Zona Sul, SP, não deixe de procurar a FitClass. Nossa academia oferece o ballet infantil e está preparada para atender às suas necessidades. Além disso, os pais podem aproveitar para fazer exercícios ao mesmo tempo que os filhos, o que proporciona saúde e bem-estar para toda a família.

Gostou deste conteúdo sobre aula de ballet infantil? Entre em contato conosco e veja nossa grade de horários! Temos certeza de que você encontrará um momento adequado para seu filho se divertir, aprender e ter um estilo de vida mais saudável!