O período de isolamento social criou um cenário novo para muita gente. Nos mais diferentes âmbitos e segmentos, é preciso se adaptar ao momento, trabalhando no esquema home office, fazendo pedidos por delivery e passando o maior tempo possível em sua residência. Outra área que também foi muito impactada é a saúde. Mas a boa notícia é que é possível fazer exercícios físicos em casa para manter a forma.
Mesmo que você não tenha os equipamentos, isso não é uma desculpa para não se exercitar. Afinal, sem poder sair, esse pode ser o momento ideal para a adoção de uma rotina mais saudável. Combinando uma dieta mais balanceada e o hábito de se exercitar, é possível alcançar as suas metas mesmo sem os aparelhos de uma academia.
Seja para ganhar músculos, seja para emagrecer, é possível realizar atividades para esses diferentes propósitos mesmo nos menores espaços. Dos agachamentos até as flexões, as opções são variadas para quem não quer ficar parado.
Que tal, então, conferir algumas das nossas dicas de exercícios físicos para fazer em casa e a importância de adicioná-los à sua rotina? Continue a leitura e confira!
Qual é a importância de realizar exercícios com regularidade?
A pandemia do COVID-19 exige que a maior parte da população fique dentro de casa para evitar o contágio do vírus. Por mais que seja uma atitude importante e consciente, alguns problemas acabam aumentando durante o isolamento social. De acordo com um estudo da Universidade do Estado do Rio (UERJ), os casos de estresse e ansiedade dobraram nesse período.
Por não poder fazer as suas atividades favoritas ou mesmo deixar o ambiente da própria casa, tanto a saúde mental como a física podem ser consideravelmente prejudicadas. Em outros casos, metas como ganhar massa muscular ou perder peso se tornam ainda mais difíceis. Sem a corrida no parque ou os equipamentos da academia, não é fácil manter a motivação e o pique para se exercitar.
Por mais difícil que seja, porém, é preciso continuar se movimentando. Afinal, os benefícios dos exercícios físicos são ainda mais importantes nesse período. Além de permitir que você continue com uma rotina saudável, a redução do estresse, por exemplo, é considerável, permitindo que se concentre em outras atividades que não sejam o seu trabalho ou as obrigações dentro de casa.
Tirar um tempo para você durante o isolamento social é fundamental. A melhor notícia é que é possível criar o seu próprio horário e definir a sua playlist para se motivar. O ambiente é todo seu e a única coisa que precisa ser feita é se concentrar na regularidade. Assim, a saúde da sua mente e do seu corpo é trabalhada, garantindo maior disposição para as suas atividades ao longo do dia.
Quais são os 5 melhores exercícios físicos para fazer em casa?
Mas, na prática, quais são os exercícios físicos mais eficientes para se fazer em casa? Para não deixar você na mão durante esse período de isolamento social, separamos algumas dicas. Confira!
1. Pular corda
Sem esteiras e bicicletas à disposição, o que é visto por muita gente como uma brincadeira para crianças pode ser bastante útil. Sim, pular cordas é uma excelente atividade aeróbica para ser feita regularmente. Não à toa, são muito comuns para atletas profissionais de Boxe, por exemplo. O mais importante é criar desafios para melhorar o seu desempenho ao longo do tempo.
2. Flexão de braço
A flexão de braços é um exercício completo para trabalhar a parte superior do tronco. Para iniciantes, os joelhos podem ser apoiados ao chão, tornando o movimento mais fácil, enquanto a elevação das pernas em uma cadeira, por exemplo, cria um desafio maior. Alinhe os braços ao peitoral, posicione as pernas, vá até 2 cm do chão e volte, sempre com calma, sem afobamento.
3. Dança
Para quem está querendo perder algumas calorias dentro de casa, dançar pode ser a solução ideal para esse propósito. Coloque um ritmo animado e agradável para você, arrume um pequeno espaço e se solte. Além de divertido, é um excelente aeróbico.
4. Abdominais
Trabalhar o abdômen é muito fácil mesmo dentro de casa. Deitado e com as pernas dobradas, eleve o seu tronco, sem pressa, até tirar toda a região das costas do chão e retorne.
Esse é o método mais básico, mas, para dificultar, você também pode esticar e elevar as suas pernas, formando um “L” com o seu corpo e repetindo o movimento anterior para tentar alcançar os seus pés.
5. Agachamentos
Para a parte inferior do seu corpo, os agachamentos são fundamentais. Fique de pé e afaste as pernas para alinhá-las aos seus ombros. Para dar mais equilíbrio, estique os braços para frente e comece a flexionar os joelhos até formar um ângulo de 90 graus.
Qual é a melhor opção após o período de isolamento social?
Após o período de quarentena, porém, o mais indicado é procurar por auxílio profissional para realizar exercícios físicos ainda mais completos e eficientes. Afinal, por mais que seja possível — e importante — fazer algumas atividades dentro de casa, o ideal para conseguir resultados mais expressivos é procurar por uma academia que ofereça a estrutura e as modalidades adequadas.
Um espaço como a Academia FitClass, por exemplo, vai garantir que você encontre as atividades que se encaixam aos seus objetivos e necessidades. Além disso, uma equipe de profissionais capacitados estarão à sua disposição para ajudar no que for preciso, principalmente para potencializar os seus treinos, sejam eles aeróbicos, de musculação ou dança.
Os exercícios físicos em casa são, portanto, ótimas soluções para evitar que uma rotina sedentária tome conta de quem estava buscando mudanças. Com a dose certa de cada um deles ao longo da semana, é possível manter os seus ganhos e continuar cuidando do bem-estar da sua mente e do seu corpo. Em um período como o que estamos vivendo, isso pode ser ainda mais importante.
Agora que você já sabe qual é a melhor opção para alcançar resultados, entre em contato conosco, conheça a nossa estrutura, as modalidades e a equipe de profissionais, e prepare-se!