Conheça a história e comece a dançar samba rock na academia
Conheça a história e comece a dançar samba rock na academia

Conheça a história e comece a dançar samba rock na academia

O Brasil é um país conhecido por sua rica cultura e suas músicas. Por ter dimensões continentais, ele consegue unir estilos musicais de diferentes regiões para criar batidas — assim aconteceu ao longo de décadas. Dançar samba rock e outros estilos nas academias entra na lista de novidades que estão fazendo um grande sucesso e trazendo inúmeros benefícios para as pessoas.

O samba rock consegue atrair um público de várias idades, desde os mais velhos até os mais jovens. Isso porque o estilo tem como referência uma batida muito animada com a possibilidade da criação de danças e coreografias, tanto individuais quanto em casal.

Neste post, vamos mostrar um pouco da história do samba rock e os benefícios desse estilo. Confira!

A história do samba rock

O samba rock é uma expressão que surgiu no fim dos anos 50 e, ao contrário do que muitos pensam, não é um estilo musical, mas de dança. Ele ficou nacionalmente conhecido na década seguinte, quando o cantor Jorge Ben Jor lançou o álbum Samba Esquema Novo, em 1963, que continha os primeiros hits que misturavam as batidas de samba e rock, além da bossa nova.

O samba rock começou a ficar muito conhecido nas periferias de São Paulo e do Rio de Janeiro, quando os DJs misturavam diferentes estilos. Além do rock, algumas músicas fazem uma fusão do samba com ritmos norte-americanos, como bebop, jazz e soul. O estilo de dança contém muitos giros e movimentos das pernas e braços, sem soltar a mão do parceiro.

Alguns artistas ficaram famosos por difundirem esse estilo por todo o Brasil, como Jorge Ben, Erasmo Carlos, Tim Maia, Bebeto e Serginho Meriti. O samba rock também ficou mundialmente conhecido quando alguns cantores, como Ray Charles, começaram a introduzir uma mistura de batidas em suas músicas.

Os motivos para dançar samba rock

Melhora a postura

A dança, de uma maneira geral, é uma ótima atividade para as pessoas que querem melhorar a condição física, a mobilidade e a postura. O samba rock é um estilo que exige muita movimentação dos braços e das pernas, além de um raciocínio rápido para realizar as coreografias. Os movimentos acelerados fazem com que as articulações se exercitem e a postura das pessoas melhore cada vez mais.

Descontrai as pessoas

O samba rock pode ser dançado com estilos musicais mais animados e rápidos, como o samba, o rock, o jazz e até o soul. Essas batidas rápidas e as coreografias ensaiadas são responsáveis por descontrair as pessoas e fazer com que elas adquiram mais intimidade. Além disso, esse estilo o incentiva a conhecer os movimentos e as limitações dos seus parceiros durante a dança.

Eleva a autoestima e a motivação

Com o tempo e os ensaios de samba rock nas academias, as pessoas vão melhorando seus movimentos e seus reflexos e aprendendo novos passos. Isso acaba por elevar a autoestima e a motivação para continuar dançando. Com a melhora na saúde física e mental, esse estilo de dança é capaz de trazer inúmeros benefícios para todos.

Aprender a dançar samba rock é um exercício que requer paciência e força de vontade. Com o tempo, grande parte das pessoas acaba por fazer dessa rotina de ensaios uma atividade divertida e capaz de elevar a autoestima e a descontração. Além de manter a mente leve, dançar samba rock em academias o incentiva a fazer novas amizades e parceiros de dança.

E aí, quer saber onde dançar samba rock em uma academia em Capão Redondo? Então, assine a nossa newsletter para saber mais informações sobre todas as atividades.