O verão é a estação do ano preferida de muitas pessoas e é fácil entender o motivo. Além dos dias serem mais longos (já que o sol se esconde um pouco mais tarde), a sensação é de que a luz do sol deixa as pessoas mais animadas — ao contrário do frio, quando queremos apenas ficar escondidos debaixo dos cobertores e das roupas.
Esse ânimo extra, somado aos corpos naturalmente mais expostos por causa do uso de menos roupas e dos passeios às praias e às piscinas, também faz com que muitos comecem uma atividade física (ou se dediquem mais àquela que já praticam).
Contudo, existem algumas dicas de saúde no verão que você deve levar a sério para aproveitar os meses mais quentes com todos os benefícios que eles trazem. Confira a nossa lista e entenda como as mudanças climáticas impactam o nosso dia a dia.
Boa leitura!
Os impactos da mudança do clima na nossa saúde
Você pode nem perceber, mas a chegada dos dias quentes altera o funcionamento de todo o seu organismo. Além do próprio corpo reagir de forma diferente em temperaturas mais altas, os nossos hábitos durante o verão também exercem grande influência na forma como ele vai responder.
Por exemplo, os dias de muito calor podem fazer com que a pressão arterial fique mais baixa, o que causa mais sonolência e, até mesmo, tonturas. Isso pode afetar a disposição física de uma pessoa sem ela nem mesmo perceber que toda aquela “moleza” não é preguiça, mas sim, sintomas de pressão baixa.
A desidratação também é algo que ocorre com mais frequência durante o verão, já que o calor faz com que o corpo transpire mais. Da mesma forma, o excesso de sol pode ter consequências graves para a pele (a curto e longo prazo). Além desses efeitos que são mais perceptíveis, o nosso organismo sofre outras consequências que merecem a nossa atenção, como a alteração do metabolismo, a dificuldade para dormir à noite, entre outros.
4 dicas para manter a saúde no verão
Apesar de todos esses impactos, não dizemos, de forma alguma, que você deve deixar de aproveitar o verão com todas as suas delícias. Basta conferir as nossas dicas agora mesmo!
1. Tenha cuidado com a exposição ao sol
A maioria de nós sabe que devemos evitar a exposição aos raios solares entre 10h e 16h. Contudo, você conhece a importância desse cuidado? É que durante esse período existe a maior emissão de raios ultravioletas, aumentando o risco de câncer de pele — que já corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Outro cuidado em relação à pele durante o verão tem a ver com a transpiração: o excesso de suor, quando misturado com a areia e a piscina, pode causar o desenvolvimento de fungos e bactérias, originando doenças como herpes labial, brotoejas e micoses.
Portanto, sempre tome um banho após curtir esses locais, seque bem o corpo e vista-se com roupas leves, de preferência de algodão. Além disso, ficar exposto ao sol nos momentos mais quentes favorece a desidratação, da qual falaremos no próximo tópico. Acompanhe!
2. Mantenha a hidratação
Manter o corpo hidratado é essencial em qualquer época do ano, mas essa importância se torna ainda maior no calor, especialmente por causa da transpiração mais excessiva. Por isso, não se esqueça de beber, pelo menos, dois litros de água por dia, mesmo que você não esteja “fritando” debaixo do sol.
Vale lembrar de que, quando transpira, o corpo não perde somente água. Muitos sais minerais também vão embora. Por isso, aproveite para se refrescar e repor esses nutrientes ingerindo muitas frutas (in natura e como suco) e saladas. Além de serem deliciosas, essas são opções melhores para garantir refeições mais leves, como sanduíches ou sopas frias — o que vai ajudar na sua disposição, como um todo.
Não se esqueça que tão importante quanto se hidratar é não se desidratar: muitas pessoas aproveitam os dias na piscina ou à beira-mar para ingerir bebidas alcoólicas, mas o álcool tem um grande poder de desidratação, ainda que a sua bebida esteja bem geladinha. Da mesma forma, alimentos com muito sal, gordurosos e processados aumentam a desidratação, além de fazerem com que a digestão seja mais lenta.
3. Pratique atividades físicas em horários mais frescos
O calor, o excesso de suor e o corpo mais desanimado não podem ser motivos para você desistir de malhar. Para continuar com a sua rotina de exercícios de forma saudável e motivada, opte por horários mais frescos, como o início da manhã ou durante a noite — sempre usando roupas leves e mantendo a garrafa de água ao lado. Se ainda assim estiver difícil, que tal se aventurar em atividades físicas praticadas na água, como a natação? Dessa forma, você não fica parado, se diverte e se refresca.
4. Atente-se às condições do ambiente
Durante o dia, mesmo sem perceber, a sua casa ou escritório pode ficar mais quente, o que mina a sua disposição. Já durante a noite, especialmente na hora de dormir, o calor é tanto que o descanso não é reparador como deveria.
Algumas dicas para amenizar essa sensação é manter o ambiente o mais arejado possível durante o dia, com as janelas abertas e as luzes apagadas. Na hora de dormir, resista ao hábito de manter o ar-condicionado ligado durante toda a noite. Isso porque o uso excessivo do aparelho pode ressecar o ambiente e causar doenças respiratórias. Outras recomendações sobre o ar-condicionado é manter a temperatura do ambiente em 23° e fazer limpezas constantes, a fim de evitar a proliferação de bactérias e ácaros.
Os meses mais quentes do ano são mesmo um convite à diversão — até porque durante esse período, muitas pessoas estão de férias. Com as nossas dicas de saúde no verão, certamente, você e sua família vão aproveitar bastante os dias de sol.
Agora, que tal compartilhar este texto nas suas redes sociais? Assim, os seus amigos também vão saber como se cuidar e curtir o verão.