Confira as 7 maiores vantagens do treinamento funcional para idosos
Confira as 7 maiores vantagens do treinamento funcional para idosos

Confira as 7 maiores vantagens do treinamento funcional para idosos

Você sabe o que é treinamento funcional? É uma junção de atividades físicas, que engloba movimentos básicos capazes de auxiliar o desenvolvimento do equilíbrio e da flexibilidade do corpo. Ele promove melhoria de ações que dependem de uma musculatura forte. Assim, o treinamento funcional para idosos é um formato de atividade física composto de combinações em um único exercício, que pode ser aplicado com o objetivo de obter um corpo mais resistente e uma mente mais saudável.

Quer conhecer inúmeros benefícios que o treino funcional pode proporcionar aos idosos? Acompanhe! 

1. Melhora a flexibilidade

Apenas quem tem pouca flexibilidade sabe bem o que é isso. Veja um exemplo: para pegar um objeto que está na parte mais alta da prateleira, é necessário que você estique bem os braços e fique na ponta dos pés até alcançá-lo, isso é ter flexibilidade. Durante os treinos funcionais, o idoso pode voltar a ter o corpo mais flexível, ao ponto de evitar problemas nas articulações, como artrite, artrose, tendinite etc.

2. Aumenta a força muscular

O idoso que desenvolve sua força muscular se torna mais independente. Ao se livrar do sedentarismo, ele começa a adquirir massa magra e, com isso, o seu condicionamento físico fica elevado. Contudo, você sabia que os idosos podem fazer treinos funcionais usando pesos? Essas atividades devem ser acompanhadas de perto pelos profissionais. Ao levantar peso, os músculos são ativados para ganhar massa magra. Ao obter força muscular, a pessoa se sente mais segura e estimulada a exercer as suas tarefas de rotina.

O propósito de o idoso fazer treinamentos funcionais é incentivá-lo a trabalhar as suas limitações, manter as capacidades que ainda consegue realizar e recuperar as que foram perdidas. Ao adquirir uma musculatura forte, alguns processos degenerativos podem ser retardados ou até eliminados, como dores ao exercer atividades físicas, por exemplo. Ao sentir-se bem, ele conquista qualidade de vida e a autoestima é elevada. 

3. Eleva a resistência

As atividades físicas para os idosos agem como uma forma de manutenção da saúde e da funcionalidade do corpo. Por essa razão, ajuda em cada necessidade que a pessoa tem. A falta de resistência física é bastante normal na maioria das pessoas idosas, pois já não se movimentam a um ponto que leve o corpo a ter resistência.

Você pode observar isso quando o longevo faz uma pequena caminhada indo ao mercado e chega bastante cansado. Ao fazer treinamento funcional, o idoso vai ter uma certa frequência de movimentos, essa continuidade ajuda no processo cardiorrespiratório. A tendência é ter um corpo resistente e se sentir motivado a cada vez mais participar das atividades físicas.

4. Promove equilíbrio

Ter um bom equilíbrio é um fator importante na vida dos idosos, pois previne quedas e acidentes mais graves. Os treinos funcionais são ótimos recursos para eles terem uma vida segura, principalmente se moram sozinhos. As atividades físicas essenciais a serem feitas durante o treino, com idosos, são feitas em bases instáveis. O objetivo de colocar o idoso em contato com a situação é induzi-lo a desenvolver o equilíbrio em momentos que houver necessidade dessa função.

Os exercícios de equilíbrio são chamados de unipodais. Normalmente, acontecem com o levantamento dos membros inferiores, como flexão de quadril unilateral em pé, ginásticas feitas com o uso de colchonetes, colchões, almofadas, balance cushion etc. Entretanto, mesmo que a pessoa demonstre ter algum equilíbrio, é importante avançar os exercícios de forma gradativa, para que ele não sofra nenhum impacto e não tenha reações desagradáveis.

5. Previne lesões e doenças

O treinamento funcional para idoso tem o intuito de retardar o declínio das capacidades funcionais do corpo, sobretudo, as que se referem à flexibilidade e a força muscular. Com isso, o idoso fica bem preparado para exercer suas atividades diárias e o previne contra algumas lesões. 

Ao fazer atividades físicas com regularidade, o idoso tem o seu processo de envelhecimento retardado, e esse fator ajuda o organismo a evitar doenças crônicas da terceira idade, dentre elas:

  • obesidade;
  • diabetes;
  • hipertensão;
  • osteoporose;
  • doença cardiovascular;
  • depressão; 
  • AVC.

6. Desenvolve a coordenação motora

Com o decorrer da idade, a tendência é ter a motricidade reduzida. Isso é um fator que preocupa ao fazer diversas tarefas de casa, como colocar café na xícara, água no copo e outras atividades rotineiras. Com as práticas de alguns exercícios funcionais, a coordenação motora grossa e fina podem ser restabelecidas parcial ou totalmente.

A coordenação motora pode ser desenvolvida ao fazer exercícios práticos caseiros, como fazer tricô, crochê, costura, pintura e outras funções que dependem do uso do punho e das mãos continuamente. Ao ter uma coordenação motora bem desenvolvida, o idoso se sente capacitado para fazer algumas tarefas diárias em casa. Além de ganhar a confiança das pessoas que convivem com ela.

7. Possibilita socialização

Conforme a idade avança, algumas pessoas se sentem mais acomodadas e tendem a permanecer mais tempo em casa, fato que diminui a socialização. A falta de se relacionar com outras pessoas leva o idoso a ficar introspectivo, ao ponto de sentir dificuldade em se relacionar com alguém. 

Ao frequentar a academia com o público da sua faixa etária, esse quadro pode ser revertido. Pois, vai se relacionar com pessoas que “falam a mesma língua”, tem os mesmos propósitos e alguns hábitos similares que podem desencadear grandes diálogos. Normalmente, os idosos têm os mesmos hábitos, como gostar de plantas, cozinhar, fazer artesanatos etc. Esses são ótimos motivos para um bom bate-papo antes ou após os treinos.

Conforme avança nos exercícios físicos, o idoso se sente com mais saúde, disposto e seguro, fatos que o estimula a sair mais de casa. Isso inclui visitar parentes e amigos, fazer pequenas compras em estabelecimentos comerciais etc.

Por fim, é importante compreender que, ao promover treinamento funcional para idosos, devem ser tomados diversos cuidados durante o treino, como acompanhar os movimentos de perto, evitar quedas e exercícios desproporcionais à idade etc. Por essas razões, é fundamental contar com uma academia que tenha um time de profissionais experientes na área. A FitClass é uma academia habilitada para atender esse público. 

Percebeu como os treinos funcionais podem promover qualidade de vida aos idosos? Para treinar com segurança e receber todos esses benefícios, entre em contato conosco