Vegetarianismo e saúde: veja os benefícios de apoiar essa causa!
Vegetarianismo e saúde: veja os benefícios de apoiar essa causa!

Vegetarianismo e saúde: veja os benefícios de apoiar essa causa!

Deixar de comer carne tem se tornado uma meta para muitas pessoas. Em alguns casos esse desejo vem da vontade de evitar a crueldade da indústria, em outros está associado à relação entre vegetarianismo e saúde. Seja qual for o motivo, você pode encontrar diversos benefícios em uma dieta vegetariana.

Quem está considerando fazer essa mudança de hábito pode encontrar uma certa resistência. As pessoas tendem a ver o consumo de carne como indispensável para a manutenção da saúde, mas na realidade não é bem assim.

Neste conteúdo você encontrará algumas informações que poderão ajudar. Vamos lá!

Benefícios para sua saúde

A lista de benefícios à saúde é extensa, mas podemos citar como mais importantes o menor risco do desenvolvimento de doenças cardíacas, a diminuição dos níveis de colesterol, o aumento na ingestão de nutrientes, a redução dos níveis de açucares no sangue e a melhora no condicionamento físico.

A carne vermelha, embora muito rica em ferro, é um alimento cuja digestão é bastante pesada. É comum que as pessoas que deixam de a consumir passem a ter um funcionamento melhor no intestino e relatem uma melhora generalizada em alergias, dores no corpo e melhor disposição ao longo do dia.

Impactos ambientais e sociais

A carne bovina é um dos alimentos que mais exigem do planeta para sua produção. A água é consumida em larga escala nessa indústria, desde na hidratação dos animais até o beneficiamento dos alimentos. Além disso, o desmatamento é motivado em muitos casos justamente para a criação de pastos para pecuária.

A crueldade imposta aos animais durante a produção industrial de carne é outro ponto que pesa na escolha de muitas pessoas. A alimentação à base de carne gera incontáveis prejuízos à saúde do planeta, como aumento da poluição e a liberação de gases tóxicos.

Cuidados que devem ser tomados

A opção pelo vegetarianismo não é especialmente custosa ao corpo ou perigosa, mas como toda mudança drástica deve ser acompanhada de perto por profissionais especializados. É importante monitorar o nível de alguns nutrientes no corpo até que a adaptação seja completa.

É preciso se certificar de ingerir os níveis necessários de nutrientes e ter uma dieta diversificada. É possível encontrar tudo que a carne oferece ao corpo em fontes vegetais, mas é necessário estar disposto e com a cabeça aberta. Dietas muito limitadas podem levar à desnutrição e a outros problemas de saúde, o uso de suplementos pontualmente pode ajudar na adaptação.

Deixar de comer carne proporciona benefícios à sustentabilidade da vida na terra, melhora a saúde individual e do planeta e ainda evita que animais sejam maltratados. É claro que é necessário algum esforço para fazer essa mudança, mas todas as vantagens adquiridas podem trazer compensação a qualquer incômodo com a adaptação.

Se está interessado no assunto sobre vegetarianismo e saúde e quer saber em que refeições pode encontrar uma nutrição saudável, então confira os 7 alimentos ricos em proteína para uma dieta vegana. Não tenha medo de mudanças, elas podem ser para muito melhor!