A preparação para corrida faz parte de um dos momentos mais importantes do esporte. Além de todo trabalho duro por trás das semanas de treinamento, temos de nos preocupar com alimentação, hidratação, roupas e, até mesmo, nosso bem-estar psicológico para, assim, conseguir garantir um bom rendimento na prova.
Dito isso, não basta pagar a inscrição e somente aparecer lá: uma metodologia deve ser aplicada para garantir uma boa experiência. Também não devemos deixar de mencionar que imprevistos podem acontecer, e, por isso, devemos sempre estar preparados.
Neste post, falaremos tudo o que você precisa saber sobre a preparação para uma corrida de rua. Ficou interessado no assunto? Então, acompanhe até o final!
Hidrate antes, durante e após a prova
Saber o quanto comer, o que beber e como proceder durante uma competição são alguns dos pontos mais importantes — não importa se você é um mero entusiasta que deseja completar um desafio ou alguém que está buscando uma posição no pódio. Todos possuem desafios e condições diferentes, sendo que o mais importante é saber lidar com essas circunstâncias e superá-las de forma competente e livre de riscos ou complicações.
Para começarmos nossa preparação, devemos falar mais a respeito de um dos temas mais controversos: a hidratação. A princípio, devemos informar que a desidratação leva à queda do rendimento desportivo. Quando acentuada, pode provocar problemas de saúde e alguns sintomas, como tontura, fraqueza e baixa disposição.
Em uma atividade de média a longa duração — ou qualquer ação que leve ao esforço contínuo —, é extremamente importante manter-se hidratado. Porém, diferentemente do que as pessoas imaginam, a hidratação deve acontecer no dia anterior, quando a alimentação e a ingestão de líquidos devem ser mantidas de acordo com as necessidades individuais. Na dúvida, procure um nutricionista e esteja certo de beber, pelo menos, 2 litros de água.
No dia da competição, ingira cerca de 500 mililitros de água duas ou três horas antes da sua corrida. Durante a prova, hidrate-se em períodos regulares de acordo com sua vontade e seu conforto. Para não complicar, entenda que toda corrida de rua — quando bem organizada — apresenta postos de hidratação ao longo do percurso. Abuse deles e procure beber um pouco de água em cada ponto preestabelecido.
Eles são o suficiente para manter sua performance em alto nível. Após a prova, não se esqueça de ingerir de 500 mililitros a 1 litro de água para repor todo o líquido que foi perdido. Como regra geral, sempre faça essa ingestão de forma fracionada e confortável.
Evite a ingestão de bebidas alcoólicas
O álcool é reconhecido por diminuir a performance esportiva, gerar problemas de saúde e, principalmente, mal-estar quando a quantidade é além do que o corpo consegue metabolizar. A famosa ressaca é uma verdadeira receita para o fracasso no esporte e deve ser evitada a todo custo. De todos os pontos de vistas diferentes, o álcool deve ser sempre mantido como uma coisa esporádica e em quantidades moderadas. E, quando falamos em quantidade moderada, entenda que não há uma “receita” específica para cada pessoa. A princípio, todos temos uma resistência e capacidade de metabolização diferente.
O melhor “termômetro” para saber quando é demais é simplesmente notar os tradicionais sintomas de alguém que está alcoolizado. A tontura característica já é um sinal de que você precisa parar, pelo menos momentaneamente, com o consumo da bebida. Ao persistir, os sintomas aumentarão, assim como a ressaca — que pode durar até 24 horas. Por isso, dê chance para seu organismo metabolizar o álcool e, se não houver alternativa, beba somente após sua competição, como uma forma de recompensa.
Separe tudo o que você precisa no dia anterior
Toda competição exige alguns equipamentos diferentes. O ideal é fazer um pequeno checklist e verificá-lo no dia anterior à sua prova. Separe tênis, meia, roupa de baixo, camiseta, número, cinto de corredor (se você tiver), viseira, boné, óculos escuros e todos os itens necessários de maneira bem antecipada. Dessa forma, você não se esquece de nada e tem completa confiança de que a competição terá o máximo de conforto possível.
Essa etapa não tem segredo nenhum, sendo que uma simples organização de olho no regulamento é mais do que o suficiente para não deixar nada para trás. No dia da competição, não se esqueça de que a maioria dos locais apresenta guarda-volumes, o que é bem útil para quem vai sozinho e precisa carregar vários itens sobressalentes. Com tudo pronto, basta aproveitar a experiência e dar o melhor de si para alcançar seu tão sonhado objetivo.
Prepare seu corpo antes de se submeter a uma prova
Por fim, antes de se submeter a uma prova de corrida de rua, não deixe de estar certo de que sua saúde está em dia e você tem o mínimo de condicionamento necessário para perdurar a distância sem nenhum tipo de inconveniência. Frequentemente, vemos pessoas que passam por mal-estar ou simplesmente não conseguem completar a corrida por conta de uma má preparação.
Por via de regra, uma boa preparação física exige cerca de 10 a 12 semanas. Por isso, prepare-se de maneira gradual e jamais corra ou pule etapas durante esse período de adaptação. Exagerar no treinamento aumenta o risco de lesões e, até mesmo, pode causar danos à saúde, especialmente se você tiver idade mais avançada ou nenhum histórico com a prática de esportes.
Procure por bons profissionais e dê tempo ao tempo. Lembre-se de medir seu pace antes de competir — o tempo que você faz 1 quilômetro — e de se cadastrar no pelotão correto. Dessa forma, você garante uma corrida segura para você e para os outros competidores, que podem não só estar em busca de um desafio como de um resultado acima da média. Ao sentir desconfortos ou problemas, diminua a intensidade do exercício ou pare por completo. Todas as grandes provas de corrida de rua garantem atendimento médico e que seus participantes caminhem de forma segura até a linha de chegada.
Lembre-se de que o esporte é vida e sinônimo de longevidade, mas somente para quem não ultrapassa seus limites de forma violenta e sem qualquer tipo de planejamento. Além disso, o ideal é divertir-se e, principalmente, chegar cada vez mais longe. A vitória e os resultados mais expressivos não são frutos de sorte, nem do acaso, mas de anos de preparação para corrida e de uma dedicação que é mantida por muito tempo a fio.
Gostou do post? Que tal uma leitura complementar sobre Muay Thai?