Saiba como otimizar seu tempo no dia a dia para praticar atividade física
Saiba como otimizar seu tempo no dia a dia para praticar atividade física

Saiba como otimizar seu tempo no dia a dia para praticar atividade física

Na correria do dia a dia, muitas vezes não conseguimos otimizar o tempo e precisamos deixar de lado a prática de exercícios físicos. Isso é muito prejudicial para a saúde, aumentando o estresse e podendo desencadear em diversas doenças crônicas com o passar dos anos. Por isso, adicionar hábitos saudáveis à rotina é tão importante.

Entretanto, com o cotidiano conturbado, grande parte das pessoas têm dificuldade de colocar essa tarefa em prática. Se esse também é o seu caso, não se preocupe. Criamos este post especialmente para ajudá-lo!

Nele, traremos algumas dicas que podem ser colocadas em ação para que você consiga ganhar algumas horinhas no seu dia a dia e adicionar a elas a tão sonhada prática de atividades físicas! Quer descobrir como encontrar um tempo para cuidar da sua saúde? Então, continue a leitura!

Organize a sua agenda

A primeira ação que você pode adotar para otimizar o seu tempo é ter uma agenda organizada. Muitas vezes, quando temos diversas tarefas para entregar em um prazo curto, ficamos perdidos, sem saber por onde começar. Isso faz com que cada ação demore mais tempo do que o necessário para ser colocada em prática e concluída.

Para evitar isso e otimizar o tempo, você pode simplesmente se organizar. Pegue um caderno e defina a prioridade do que você precisa entregar, começando por aquilo que tenha o prazo mais curto. Para facilitar, estipule metas e objetivos para cada uma das suas tarefas, assim, você conseguirá entregá-las no tempo certo.

Outra ação que ajuda a cumprir as metas é planejar estratégias para fazer o trabalho. Recapitulando, então:

  • organize a sua agenda por prioridades;
  • estipule metas e prazos para entregar cada tarefa;
  • pense em estratégias que ajudem na produção de cada trabalho e acelerem a sua entrega, sem afetar a qualidade.

Após colocar em prática, rapidamente você conseguirá perceber a diferença no tempo que levava para realizar um trabalho antes e depois dessa organização que estamos propondo.

Delegue tarefas

Você organizou a sua agenda e classificou todas as suas tarefas diárias por prioridade. Com isso, também pode notar que alguns trabalhos destinados a você, tanto no ambiente profissional como no familiar, podem ser divididos ou delegados a outras pessoas.

No trabalho

No ambiente profissional, distribua tarefas que não competem somente a você entre todos aqueles que fazem parte da equipe. É comum pensarmos que os colegas não darão conta e, muitas vezes, acabamos nos sobrecarregando.

Entretanto, dividir funções é uma estratégia muito inteligente, que pode dar um pouco de trabalho no início devido às explicações, mas que resulta em um tempo disponível para produzir outras coisas e cuidar de si mesmo.

Em casa

Já no ambiente familiar, você precisa tomar cuidado para não abraçar todas as tarefas. Lembre-se de que se na casa em que mora vivem outras pessoas, elas também são responsáveis pelas tarefas domésticas. O mais indicado aqui é reunir a família, conversar e dividir as atividades para que não sobrecarregue uma pessoa mais do que as outras.

Não procrastine

Procrastinar significa deixar para depois, adiar, fazer amanhã, começar algo e fazer outras coisas no meio, não fazer agora etc. Esse famoso “enrolar” é uma das ações que mais afetam a otimização do tempo e prejudicam a saúde.

Se você costuma procrastinar e leva muito mais tempo em algo do que deveria, a nossa dica de criar metas, objetivos e estratégias pode ajudar nesse caso.

Há, ainda, outras medidas que podem ser tomadas para evitar esse costume, que é tão comum na sociedade e que atrapalha tanto aqueles que querem encontrar mais tempo no dia a dia. Anote aí:

  • faça sempre uma coisa de cada vez. Inicie e termine uma tarefa para depois começar outra;
  • se você se distrai facilmente, evite ter acesso a estímulos externos durante a realização de qualquer tarefa;
  • intercale períodos dedicados 100% ao trabalho com intervalos curtos ou médios. Se você tem dificuldade de concentração, pode iniciar com um tempo menor, como 20 minutos. O importante é que o período seja exclusivamente dedicado à tarefa;
  • foque em bater as suas metas;
  • não deixe que a procrastinação se torne um hábito.

Utilize menos o seu celular

Na procrastinação, falamos sobre elementos que tiram a atenção e em como eles precisam ficar afastados no momento de realizar uma tarefa. O celular é um desses objetos, e como ele costuma atrapalhar (e muito) a otimização do tempo, ganhou um tópico especial.

Você já parou para pensar quanto tempo fica no seu celular durante o dia? Não estamos querendo dizer que não há nada de interessante nele. Sabemos que a internet oferece cada vez mais conteúdos produtivos, interessantes e com muito aprendizado, mas, será que você não pode pegar um pouco desse tempo para dedicar à atividade física?

Vinte minutinhos a menos de celular pela manhã, 15 minutinhos a menos a tarde e mais 15 a noite já são mais que suficientes para realizar um treino. Então, enquanto estiver reorganizando a sua rotina, pense se você não consegue adequar o tempo para treinar, diminuindo um pouco o uso do celular.

Acorde um pouco mais cedo

Você é uma pessoa organizada, que estipula metas, cria estratégias para batê-las e não costuma procrastinar. Mesmo assim, o seu tempo ainda é escasso? Então, temos outra solução para você: que tal acordar mais cedo? Isso mesmo! Faça atividade física antes da loucura do seu dia iniciar.

No começo, vai ser um pouco difícil, afinal, com tanto trabalho e atividades, possivelmente você estará cansado para acordar mais cedo. Contudo, quando o exercício começar a ser feito, ele será mais benéfico do que prejudicial na questão do sono. Afinal, a prática de atividade física é positiva para ter uma noite mais relaxada e descansada.

O importante, nesse caso, é não desistir no começo! Ao persistir, logo o exercício fará parte da sua rotina e, em poucos dias, trará muitos benefícios para a sua saúde.

Cuidar da saúde é uma ação diária que não pode estar fora do planejamento de nenhuma pessoa. Por isso, reflita a sua rotina, reorganize-se, mas não deixe de se manter ativo. Uma boa sugestão para iniciar é programar e planejar um horário diário específico para ir à academia. Depois disso, adeque o resto da rotina a esse horário. Com um pouco de esforço, com certeza, você conseguirá otimizar o tempo e encaixar tudo o que é importante para você no seu cotidiano!

Gostou do post? Agora que você já sabe como otimizar tempo, que tal aprender mais sobre rotina saudável e exercícios? Confira o nosso post especial sobre como emagrecer de forma saudável e rápida!