Lutar emagrece? Saiba como a prática desses exercícios pode ajudar!
Lutar emagrece? Saiba como a prática desses exercícios pode ajudar!

Lutar emagrece? Saiba como a prática desses exercícios pode ajudar!

Muitas pessoas se perguntam se lutar emagrece e se é realmente possível perder peso com os esportes de combate. Afinal, frequentemente vemos que lutadores e atletas profissionais fazem o famoso corte de peso, e partindo desse princípio, não é difícil desejar os mesmos resultados.

Para quem queria uma resposta curta, aqui vai: sim, é perfeitamente viável emagrecer lutando. Entretanto, é preciso manter as expectativas para números realistas e entender que a famosa perda de peso dos lutadores antes de uma luta não é indicada por inúmeros motivos. Você entenderá mais a respeito sobre esse tema lendo este post e também saberá qual luta é a mais indicada para perder gordura corporal. 

Ficou interessado no assunto? Não deixe de ler este conteúdo até o fim!

Entendendo a queima de gordura corporal

Para entender melhor como a queima de gordura acontece, é preciso conhecer alguns processos fisiológicos extremamente simples. Basicamente, você precisa de calorias, que nada mais é do que a energia proporcionada pelos alimentos para o corpo poder funcionar de maneira adequada. 

Alguns alimentos são mais calóricos que outros, mas essencialmente quando você está com fome, seu corpo está em busca dessa energia para poder fomentar todo seu metabolismo. Quando você ingere mais calorias do que o seu corpo precisa ou consegue gastar, o adicional é estocado em forma de gordura. 

Esse é um mecanismo de sobrevivência extremamente básico e existe justamente para fornecer a energia que seu corpo precisa em momentos de baixa ingestão de alimentos. Inclusive, é durante essa etapa — de baixa ingestão calórica — que seu corpo queima esses estoques de energia, em outras palavras, a gordura corporal. 

Entretanto, você não precisa atingir extremos ou simplesmente parar de comer para poder queimar aqueles quilinhos a mais. Você pode simplesmente aumentar sua atividade física para queimar mais calorias durante o dia.

Quanto mais intensa for essa atividade, mais calorias seu corpo queimará, fazendo com que potencialmente sua queima de gordura seja cada vez mais acentuada — e é aqui que as lutas entram em cena.

Contudo, antes de avançarmos, saiba que sua alimentação é extremamente importante, uma vez que a ingestão de alimentos hipercalóricos pode colocar seu corpo no modo de “estoque de gordura”. Por isso, sempre é recomendada uma alimentação saudável e equilibrada para um emagrecimento rápido e eficaz.

Note também que perda de peso nem sempre significa perda de gordura. Seu peso na balança corresponde à sua massa corporal total, o que inclui líquidos, ossos, vísceras, músculos e tudo aquilo que compõe o seu organismo.

O corte de peso dos lutadores normalmente é feito para eliminar o máximo possível de líquidos do organismo. Essa estratégia é utilizada para que se possa atingir menores números na balança em um espaço de apenas dias.

Queimar gordura corporal leva tempo e, sem dúvidas, não pode acontecer em poucos dias de maneira controlada e saudável. Entretanto, é possível emagrecer com saúde em um intervalo de tempo razoável.

Como as lutas auxiliam no emagrecimento e quais são as melhores para perder peso

Agora que você já sabe como a queima de gordura acontece, chegou a hora de falar como as lutas podem auxiliar nesse processo. De maneira simplificada, todo esporte de combate exige muito do praticante. É preciso ter um condicionamento cardiovascular alto, além de uma boa resistência e força para conseguir sustentar a prática esportiva.

Quanto maior for o desgaste físico, mais calorias seu corpo queimará. Portanto, a luta mais eficiente é aquela que proporciona maior intensidade e dificuldade. Abaixo, falaremos sobre algumas das lutas que mais emagrecem. Informaremos o gasto calórico médio e quais são as pessoas mais indicadas para cada um dos esportes a seguir.

Não se esqueça de que o gasto calórico depende do peso, altura e sexo do indivíduo. Além disso, é bem variável de acordo com a aula, duração e dificuldade. Quanto maior for a frequência cardíaca do praticante, maior será o gasto calórico na atividade.

Pronto para saber quais são as lutas que emagrecem? Vamos em frente!

Boxe

O boxe ou pugilismo é o esporte que permite somente socos como forma de ataque. Apesar disso, os praticantes precisam ter um bom jogo de pernas para se defender e até mesmo atacar seu oponente de forma efetiva. Esquivas e outros movimentos complexos também fazem parte desse fantástico esporte.

Para quem não sabe, o boxe também pode ser praticado por mulheres, que também podem colher todos os benefícios da atividade. Em média, uma aula de boxe queima cerca de 600 calorias. Qualquer pessoa que tenha apreço pela nobre arte pode começar a praticar. 

Muay Thai

O Muay Thai é o boxe tailandês. Nessa modalidade o praticante pode utilizar inúmeros golpes para atacar seu oponente, tendo como diferencial os chutes, joelhadas e cotoveladas. Por ser tão completa e eficaz, ela se tornou uma verdadeira febre no Brasil e no mundo, e hoje são milhares de praticantes de ambos os sexos em todo território nacional.

A luta é bem intensa e exige muito do praticante, que pode chegar a gastar 750 calorias (em média) por aula. Da nossa lista, essa é a luta mais dura, sendo mais indicada para aquelas pessoas que desejam não só emagrecer como ter um conhecimento maior sobre defesa pessoal. Tanto homens quanto mulheres podem praticar.

Jiu-Jitsu

O Jiu-Jitsu é extremamente popular no Brasil, principalmente porque temos uma abordagem única sobre essa arte milenar originada no Japão. Diferentemente das vertentes mais originais, aqui priorizamos torções, quedas e golpes de alavanca. Nas regras não são permitidos nenhum tipo de chute ou soco no oponente.

O Jiu-Jitsu brasileiro é essencialmente uma arte marcial de luta em solo e os praticantes ficam pouco tempo em pé, por conta da própria natureza do esporte. Apesar disso, saiba que a prática é bem intensa e pode proporcionar a queima de 600 calorias, em média.

Por ter menos choque, essa arte marcial é indicada para aquelas pessoas que não gostam de trocar socos e/ou chutes. Tanto homens quanto mulheres podem se beneficiar desse esporte.

E aí? Finalmente descobriu se lutar emagrece? Excelente! Qual luta você gostaria de praticar? Deixe seu comentário abaixo e boa sorte com seus objetivos!