Como funciona a aula de muay thai feminino? Confira os benefícios
Como funciona a aula de muay thai feminino? Confira os benefícios

Como funciona a aula de muay thai feminino? Confira os benefícios

Nascido na Tailândia, o Muay Thai começou a ganhar a atenção do público no Brasil. Também conhecido como boxe tailandês, o esporte sempre foi visto como uma opção dedicada aos homens, especialmente por contar com socos e chutes em seu repertório de exercícios. Porém, a modalidade é muito mais do que isso e, atualmente, a aula de Muay Thai feminino é uma tendência.

Por mais que seja visto com desconfiança pelas mulheres, os benefícios de praticar essa modalidade são inúmeros e podem ser um diferencial para quem procura por atividades menos repetitivas e tediosas. Isso porque nem sempre é fácil adicionar um esporte à sua rotina, e muita gente acaba vendo a atividade como uma obrigação.

Da queima de calorias à definição dos músculos, todo o corpo é trabalhado durante uma aula de Muay Thai feminino. Parece atrativo, certo? Que tal, então, conhecer um pouco mais sobre a história dessa arte marcial e os seus benefícios, além de entender como essa prática funciona para o público feminino? Continue a leitura deste artigo e confira!

O que é Muay Thai e quais são as suas vantagens?

Com quase 2 mil anos de história, o Muay Thai é uma arte marcial extremamente popular em seu país de origem, porém, vem ampliando suas fronteiras cada vez mais. Inicialmente, era utilizado como uma técnica para afastar invasores de determinadas regiões. Com o tempo, tornou-se uma modalidade esportiva e muito popular entre os países asiáticos.

Mais recentemente, o esporte ganhou uma versão fitness, ou seja, aulas que utilizam os exercícios do Muay Thai com o propósito de se movimentar e adotar uma rotina mais saudável, não necessariamente para competir de forma amadora ou profissional. Afinal, quer atividade melhor do que uma que trabalhe o corpo como um todo e fortaleça também a mente?

Os benefícios de uma aula de Muay Thai feminino ou masculino são os mais variados. A partir de certos movimentos, a modalidade contribui diretamente, por exemplo, para o emagrecimento. Ao mesmo tempo, ajuda na definição dos músculos, já que o trabalho de força (principalmente de pernas e braços) é constante, ideal para quem quer atividades mais dinâmicas.

Afinal, nem todo mundo tem facilidade de se acostumar com os exercícios, por exemplo, da musculação. O Muay Thai surge, assim, como uma alternativa eficiente para continuar tonificando os músculos — como panturrilha, abdômen, coxas e braços — sem desanimar. Também é excelente para aumentar a flexibilidade e a coordenação motora.

O Muay Thai, como qualquer atividade física, também acelera a liberação de endorfina, algo fundamental para quem tem uma rotina corrida e estressante. A melhora do condicionamento físico também é outro benefício dessa prática, que se torna uma alternativa cada vez mais comum para quem busca por mais qualidade de vida.

Como funciona essa modalidade para o público feminino?

Mas, na prática, como funciona uma aula de Muay Thai feminino? Para começar, engana-se quem pensa que o segredo dessa modalidade é a força: o mais importante aqui é a postura, que vai permitir o seu melhor desempenho na aula e, como consequência, a maior facilidade para alcançar os resultados esperados.

Normalmente, as aulas são feitas em grupo, com um professor orientando todas as alunas. Durante esse período, elas devem repetir determinados movimentos ou exercícios. Isso vale especialmente para quem está iniciando nessa prática e não tem o condicionamento físico ideal ou o conhecimento sobre lutas e diferentes artes marciais.

Assim, é possível treinar os golpes do Muay Thai sem, necessariamente, precisar entrar em contato com o professor ou outro aluno. Ou seja, para quem não se sente muito confortável, pode ser uma opção extremamente válida de atividade prazerosa, permitindo que você libere toda a sua endorfina no ar ou até mesmo em um saco de areia.

Com o tempo, a tendência é que esse treinamento evolua, com as próprias alunas fazendo lutas simuladas entre elas ou contando com a atenção exclusiva dos professores.

Quais são os principais ensinamentos dentro das aulas?

Durante as aulas — que duram entre 60 e 90 minutos —, as alunas precisam colocar em prática vários exercícios. Flexões, agachamentos e polichinelos são exemplos de movimentos utilizados no aquecimento das aulas. Assim, antes de começarem as atividades mais técnicas, as participantes já estão prontas, evitando lesões, por exemplo.

Em seguida, é hora de colocar chutes, socos, joelhadas e cotoveladas em ação. E, como já explicado, a prática vai variar de acordo com a experiência e o condicionamento de cada aluna, avançando aos poucos para que o exercício seja, de fato, eficiente.

Como escolher o local ideal para praticar o esporte?

Outro desafio muito comum para quem quer mudar a rotina e adotar hábitos mais saudáveis é encontrar o local ideal para praticar determinada atividade física. Por isso, é fundamental procurar pela academia certa para fazer as suas aulas de Muay Thai feminino. O primeiro passo, é claro, é buscar por espaços na sua região que ofereçam esse tipo de modalidade.

Em seguida, é importante procurar por algumas informações que sejam úteis para você, como o próprio feedback de outras alunas ou os horários das aulas. Afinal, é importante que eles se encaixem na sua agenda. Contudo, o essencial é encontrar uma academia que incentive você a praticar o esporte. Outro fator é verificar o número de interessadas em participar dos encontros, para não correr o risco de ter as aulas canceladas.

A aula de Muay Thai feminino é, portanto, uma excelente opção para quem deseja fugir de atividades repetitivas e, ao mesmo tempo, conseguir ganhos satisfatórias. Por mais que ainda seja vista como uma modalidade masculina, a luta também é um espaço para as mulheres, inclusive para quem não quer, de fato, lutar, mas apenas encontrar uma atividade prazerosa e eficiente.

Agora que você já conhece mais sobre o Muay Thai feminino e sabe as diversas vantagens que essa prática pode trazer, que tal conferir com mais detalhes os benefícios da luta para o seu emagrecimento? Para isso, basta acompanhar mais um post que preparamos especialmente para você!