Tenha foco durante a corrida e treine com motivação
Tenha foco durante a corrida e treine com motivação

Tenha foco durante a corrida e treine com motivação

Você mantém a disciplina, a motivação e o foco durante a corrida? Talvez muitas pessoas que adoram correr respondam “não” para esse questionamento, mesmo sabendo que a prática da corrida traz muitos benefícios que envolvem a melhora na saúde e o aumento da qualidade de vida.

Isso acontece porque, apesar das vantagens da prática de exercícios físicos, nem sempre a pessoa está focada para realizar a atividade física. O grande problema da perda frequente de foco é que ela pode levar a uma desmotivação e, consequentemente, ao abandono da prática.

Como não queremos que isso aconteça, criamos este post para ajudar! Nele, serão oferecidas muitas dicas para treinar com motivação e manter o foco durante a corrida. Quer saber quais são as nossas recomendações? Então, é só continuar acompanhando!

Encontre um profissional de confiança

O primeiro passo para manter a disciplina nos treinos de corrida é contar com a ajuda de um profissional de confiança. Apesar de a corrida parecer fácil, quando não há um bom planejamento, ela passa a não ser efetiva, e a falta de resultados tende a gerar uma desmotivação.

Além disso, o profissional capacitado poderá acompanhar o desempenho de cada um, fazendo as alterações necessárias para que o treino se mantenha sempre atraente e efetivo.

Lembre-se de que, mesmo que você tenha uma boa planilha de corrida, alguns imprevistos, como lesões, dores ou doenças, podem fazer com que o treino tenha que ser reajustado.

Treine com os amigos

Treinar com amigos é uma excelente opção para manter a motivação. É normal que as pessoas não estejam com vontade de correr todos os dias. Entretanto, quando se treina com amigos, há um compromisso com outra pessoa, o que faz com que a desistência diminua.

Outro benefício de treinar em dupla ou grupo é o incentivo. A motivação verbal de outra pessoa para que se mantenha a velocidade ou se alcance determinadas distâncias é muito importante para que o treino seja completado.

Organize a sua agenda

Para manter a disciplina em qualquer atividade do cotidiano, nada melhor do que ter uma agenda com dias e horários definidos, certo? Isso também serve para a prática de atividade física.

Assim como outros compromissos, o dia e a hora da corrida devem estar presentes na sua agenda. Quem não define quando o treino de corrida será realizado, muitas vezes, aceita convites que não permitem que o exercício seja feito na frequência desejada, para se alcançar o resultado esperado. Como já vimos, isso pode afetar o foco e a motivação.

Defina metas para manter o foco durante a corrida

Definir uma meta é uma das melhores maneiras para se manter motivado. Uma das estratégias é que esses objetivos sejam elaborados pelo treinador. Isso porque eles envolvem as variáveis de treinamento, como a distância a ser percorrida pelo tempo. Se uma pessoa está conseguindo completar 1 km em determinado tempo, a meta deve se adequar para que ela complete essa distância em um intervalo cada vez menor.

Além das metas que envolvem o desempenho específico do treinamento, é possível pensar em outras que independem de um treinador e podem ser uma combinação da pessoa com ela mesma. Um exemplo é a frequência semanal de treinamento. Se a pessoa treina duas vezes na semana, mas deseja chegar a quatro, pode pensar em um plano para alcançar esse resultado em um período determinado de tempo.

Independentemente do tipo de meta, o determinante para que se tenha sucesso nessa tarefa é que ela seja alcançável. Ou seja, se a meta for muito difícil de ser conquistada, provavelmente, a pessoa vai desistir antes mesmo de obter sucesso.

Prepare a roupa no dia anterior

Quantas vezes você já ficou com preguiça de correr, mas, quando chegou ao local, sentiu muito prazer com a prática? Essa falta de vontade pré-treino é comum e, para não haver um desestímulo, é importante pensar em algumas ações para vencer a preguiça!

Uma delas é deixar a roupa do treino preparada no dia anterior. Aqueles que se exercitam cedo, antes do primeiro compromisso do dia, devem deixar tudo pronto, levantar e já se vestir.

Já quem pratica atividade física em algum horário ao longo do dia também pode separar a roupa, o calçado e tudo que precisará um dia antes. A diferença é que essas pessoas levam a vestimenta consigo, para evitar ter que passar em casa antes da corrida.

Faça uma boa playlist

Você encontrou uma academia de confiança, convidou os amigos, marcou um dia certo na agenda, escolheu a roupa no dia anterior e chegou para correr, mas, ainda assim, sente uma ponta de desmotivação antes da prática?

Isso é normal e acontece com mais pessoas do que se imagina. Por isso, deixamos uma das melhores dicas por último. Ela envolve diretamente a motivação e o foco durante a corrida e é bem simples: faça uma boa playlist.

Isso mesmo! A música é uma grande aliada para despertar a vontade de se movimentar e continuar correndo. Além disso, você pode ter o cuidado de criar uma playlist que contemple a quantidade de tempo pela qual você deseja se exercitar. Essa é uma excelente forma de acompanhar a performance sem ter que olhar o relógio a todo momento.

E então, está esperando o que para baixar um aplicativo de músicas e fazer aquela playlist com os melhores sons agora mesmo? Ah, não se esqueça de contar com um bom fone de ouvidos e um acessório para acomodar bem o seu celular durante a prática.

Diferentemente de outras modalidades de exercício que exigem uma maior preparação, a corrida é relativamente simples: basta um planejamento eficiente e um bom par de tênis para começar a se movimentar.

Apesar das facilidades, muitas vezes, em meio a uma rotina de trabalho cansativa, um dos primeiros compromissos a ser cortado na programação é a atividade física. Para que isso não aconteça, é preciso ter muita dedicação e manter o foco, para que o desempenho e a vontade não sejam prejudicados.

Como vimos, existem muitas ações que podem ser colocadas em prática para manter o foco durante a corrida. Que tal começar agora mesmo? Para que você fique ainda mais motivado, preparamos um e-book especial com todos os benefícios da corrida!