Educador físico: saiba sua importância para ter bons resultados na academia
Educador físico: saiba sua importância para ter bons resultados na academia

Educador físico: saiba sua importância para ter bons resultados na academia

Afinal, o educador físico está na academia somente para quando você precisa de ajuda ou ele é uma peça fundamental no seu treino?

Essa é uma pergunta que poucos praticantes de atividade física fazem quando se matriculam em uma academia. Na maioria das vezes, eles acreditam que o instrutor só serve para demonstrar os movimentos e, em seguida, fazer um acompanhamento distante e sem grandes alterações.

Entretanto nada pode estar mais longe da verdade. Ter o auxílio e acompanhamento desses profissionais é o que garante a segurança no seu treinamento e seus níveis de motivação, que devem perdurar até a conquista do seu objetivo.

Abaixo, falaremos exatamente qual o papel do educador físico e qual sua importância para os resultados na academia. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

A diminuição do risco de lesões e de acidentes na atividade física

O profissional de educação física é o único capacitado a passar treinamentos esportivos de acordo com a legislação vigente no Brasil.

Durante o curso, são apresentados todos os conhecimentos de anatomia, biomecânica e fisiologia humana para que a atividade seja desempenhada com grande nível de exatidão.

Diferente do senso comum, se exercitar com altas intensidades não é tão seguro quanto se imagina — especialmente nos dias de hoje, quando a maioria da população se encontra sedentária e com inúmeros desvios musculares.

Este profissional é o que garante que seu treino seja adequado para sua circunstância, diminuindo para quase zero os riscos de uma lesão muscular (ou articular) e os possíveis acidentes que envolvem qualquer tipo de treinamento físico mais intenso.

A execução correta dos exercícios e a constante avaliação e refinamento dos movimentos é o que faz com que os educadores físicos sejam fundamentalmente importantes dentro da academia ou em qualquer outro esporte.

Esse processo é o que faz com que você avance rumo as suas metas e evite os mais variados acidentes.

Basta olhar na internet para ver inúmeras pessoas que desmaiaram ou tiveram algum problema momentâneo ao levantar uma quantidade de peso ou ao tentar correr com grande intensidade sem ter o mínimo de condicionamento físico.

Essas práticas são perigosas, desaconselháveis e podem colocar sua saúde em grave risco — especialmente para aqueles que estão no sobrepeso ou que nunca praticaram nenhum tipo de atividade física de maneira regular durante sua vida.

A construção de um programa de exercícios eficaz e funcional

Além dos fatos que mencionamos acima, os educadores físicos são munidos de um grande conhecimento técnico e acadêmico sobre a construção de um bom programa de exercícios.

A periodização do seu treinamento é um dos assuntos mais complexos que regem a evolução de qualquer esporte ou atividade, e diferente do que muitos pensam, não basta somente aumentar a carga, repetições, distância ou outras variáveis mais simples para conseguir grandes resultados.

Seu condicionamento físico deve ser sempre avaliado regularmente. Inclusive, não são todos os treinamentos em que você deve atingir a falha muscular ou intensidades mais altas — tudo depende de um conjunto de fatores individuais que devem ser observados e avaliados pelo educador físico.

Bons profissionais conseguem observar essas respostas e adaptá-las a um método seguro e de evolução, quase que constante, por um período de tempo que pode envolver de semanas a alguns meses.

A hipertrofia, o aumento da capacidade vascular, flexibilidade e várias outras qualidades físicas são desenvolvidas de acordo com o avanço individual e de acordo com o acompanhamento de um educador físico engajado com sua atividade e com seus alunos/clientes.

Portanto, ter bons profissionais a disposição é quase que mandatório para quem busca realmente atingir seus objetivos — sejam eles na balança, no espelho ou na performance.

O papel do educador físico na motivação dos praticantes

Outro aspecto que deve ser mencionado é o papel da motivação nos praticantes. Bons profissionais sabem quando exigir um pouco mais dos seus alunos, em dias mais difíceis, ou naqueles momentos em que a vontade simplesmente não está lá.

Treinar abaixo do seu potencial não só é pouco produtivo para quem deseja mudar de corpo como, a longo prazo, é um dos principais fatores que causam desistência. Treinos monótonos são mentalmente desgastantes e um dos maiores causadores de faltas nas academias.

Por essa razão, sempre conte com seu professor para ter aquele ânimo extra. Uma pequena modificação no seu treinamento ou até o mesmo um acompanhamento naquela série que você não gosta de fazer já podem ser o suficiente para dar aquela disposição extra.

O profissional de educação física sabe lidar com essas situações e entende as dificuldades do cotidiano. Esse é mais um fator que indica a importância do educador físico dentro das academias e que sempre deve ser mencionado.

Como podemos ver, o educador físico é muito mais do que meramente um instrutor ou professor dentro de uma sala de musculação ou em qualquer outra área de esporte ou lazer. Eles são os responsáveis pelo seu bem-estar e segurança durante toda sua caminhada para ganhar massa muscular, queimar gordura ou melhorar qualquer outro aspecto físico.

Entretanto, assim como qualquer área, é preciso saber discernir quais são aqueles profissionais que realmente são comprometidos com a profissão e quais são aqueles que não apresentam o rendimento profissional abaixo do esperado.

Aqui na Fitclass, nós temos uma ótima seleção de educadores que estão à disposição de toda nossa clientela. Eles são capacitados e sempre estão de prontidão para ajudá-lo nas suas principais dúvidas e eventuais problemas que podem ser enfrentados no dia a dia, o que ajuda a manter um bom ambiente para quem busca resultados rápidos.

Um aspecto interessante é que nossa academia também conta com um número de profissionais trabalhando acima da média dos outros concorrentes, que normalmente apresentam somente um ou dois professores por salão. Vale a pena conferir pessoalmente!

Gostou do nosso conteúdo de hoje sobre o educador físico e seu papel? Não deixe de fazer uma leitura complementar sobre nosso blog post sobre como iniciar a mudança de hábitos e mudar sua vida — você não se arrependerá com essas novas informações!