Quais são as consequências do sedentarismo? Saiba reverter essa situação
Quais são as consequências do sedentarismo? Saiba reverter essa situação

Quais são as consequências do sedentarismo? Saiba reverter essa situação

Com a rotina cada vez mais corrida, muitas pessoas não têm tempo ou disposição para encaixar as atividades físicas em suas agendas. Existe, até mesmo, a brincadeira de que vários indivíduos praticam apenas o levantamento de controle remoto.

Contudo, o assunto é sério. As consequências do sedentarismo podem ser sentidas no dia a dia das pessoas de qualquer idade e tendem a se agravar com o passar dos anos. Apesar disso, os números de pesquisas recentes assustam: de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil está entre os países mais sedentários do mundo.

Aproveite o alerta para saber mais sobre o assunto, conhecer os problemas causados pelo sedentarismo e como reverter essa situação a partir de agora!

As consequências do sedentarismo

Antes de começar, vamos definir o que é o sedentarismo, para você avaliar se está enquadrado no time dos que se movimentam menos do que deveriam. Ainda de acordo com a OMS, o indicado é praticar por semana, pelo menos:

  • duas horas e meia de esforços moderados;
  • uma hora e quinze minutos de atividades intensas.

Isso significa que se você não faz, ao menos, meia hora de caminhada por cinco dias, durante uma semana, já está no grupo que pode sofrer as consequências do sedentarismo que vamos listar agora. Veja só!

Hipertensão

Popularmente chamada de pressão alta, a hipertensão é bastante comum em nosso país. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 25% da população brasileira sofre com a doença, que mata 388 pessoas por dia. Apesar de grande parte dos hipertensos ser idosa, a doença atinge também os mais jovens, especialmente os sedentários.

Aumento do colesterol e doenças cardiovasculares

O aumento do colesterol também é outro inimigo silencioso, que pode ser fatal. O excesso de colesterol ruim no sangue, por exemplo, pode causar infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Por falar em problemas no coração, o sedentarismo está diretamente relacionado aos males no sistema cardiovascular.

Diabetes

O diabetes é mais uma doença tão séria quanto comum em nosso país. Dados indicam que mais de 9 milhões de brasileiros já estão com a doença e as probabilidades de desenvolver o diabetes tipo 2 aumentam consideravelmente após os 30 anos.

Obesidade

Uma doença leva à outra e, certamente, a obesidade também está relacionada a todas as enfermidades que acabamos de citar. Além dos problemas de saúde que podem levar à morte, o obeso precisa lidar com diversas dificuldades em seu dia a dia, que incluem cansaço, dificuldade de se movimentar, depressão etc.

Distúrbios do sono

Dormir mal também é uma constante para as pessoas que não praticam atividades físicas regulares. Isso porque problemas como roncos e apneia do sono são comuns, pois o ar pode passar com dificuldade pelas vias aéreas. Além disso, os hormônios produzidos durante a prática dos exercícios ajudam a regular o sono e promover noites mais restauradoras.

Problemas intestinais

Não por acaso, o intestino é chamado por muitos de segundo cérebro. Quando estamos “enfezados”, o nosso dia a dia fica bem mais complicado, não é mesmo? A falta de exercícios faz com que todo o sistema digestivo trabalhe de forma mais lenta, o que atrapalha a sua regularidade e funcionamento adequado.

Falta de força muscular

Você sabia que uma dor nas costas constante pode ser causa de falta de força muscular? Isso mesmo! Sem estimular os músculos por meio das atividades físicas, o seu corpo fica cada vez mais fraco e atividades simples do dia a dia se tornam desafiadoras. As dores nas articulações também são comuns nos sedentários, especialmente naqueles que já sofrem com a obesidade.

As formas de mudar esse cenário

Viu como apenas 30 minutos do dia dedicados à sua saúde podem evitar uma série de problemas? Esses transtornos, inclusive, já podem aparecer no seu corpo. Afinal, apesar de muitas dessas doenças serem mais comuns na terceira idade, os hábitos sedentários da população fazem com que elas surjam em pessoas bem mais jovens.

Entretanto, não se desespere, pois ainda dá tempo de reverter essa situação e garantir um dia a dia mais saudável, bem como um envelhecimento com mais disposição. Confira as nossas dicas!

Alimente-se bem

Os exercícios físicos são, sim, essenciais para a manutenção da saúde, mas eles precisam estar aliados a outras práticas saudáveis, como a alimentação. Ao analisar as principais consequências do sedentarismo, foi possível perceber o quanto os alimentos também influenciam nesses resultados, não é mesmo?

Por isso, aposte em alimentos naturais e variados, evite o consumo de gorduras, excesso de sal e açúcar e produtos industrializados. Também, não se esqueça de beber água — que funciona como combustível para as células e músculos.

Durma bem

Um sono de qualidade é capaz de repor as energias gastas durante o dia, regularizar as funções dos hormônios e otimizar o metabolismo. Todas essas são ações indispensáveis para evitar as doenças comuns do sedentarismo.

Relaxe

Um dos grandes benefícios dos exercícios é a produção de hormônios do bem-estar, que ajudam a combater o estresse e a depressão. Durante o dia a dia, também é essencial ter tempo para relaxar, estar com as pessoas que você ama e se divertir.

Adote as atividades físicas como um hábito

Se você tivesse que fazer mais um curso, por exemplo, certamente encontraria mais alguns minutos do seu dia para realizar essa atividade, não é mesmo? Encare o exercício físico como uma prioridade consigo mesmo e a inclua na sua agenda, como um compromisso inadiável. Afinal, sem saúde, você não vai conseguir desempenhar as suas atividades por muito tempo.

Se ainda não encontrou nenhum exercício que goste de fazer ou um local adequado às suas necessidades, conheça a Fitclass. A nossa academia oferece diversas modalidades de aulas individuais e em grupo, das mais tradicionais às mais atuais, para todas as idades, como:

  • musculação; 
  • lutas (boxe, jiu-jitsu e muay thai);
  • ginásticas e atividades coletivas (step, jump e localizada); 
  • circuito funcional e slackline; 
  • spinning;
  • danças.

As consequências do sedentarismo podem prejudicar a sua qualidade de vida e os seus planos de aproveitar a terceira idade com saúde e energia, mas é possível se proteger desses males a partir de agora.

Entre em contato com a equipe da Fitclass para conhecer nossas unidades e modalidades de exercícios!