Como determinar a carga ideal a ser trabalhada nos treinos?
Como determinar a carga ideal a ser trabalhada nos treinos?

Como determinar a carga ideal a ser trabalhada nos treinos?

Quem nunca ficou perdida na academia ao ver pessoas aparentemente com o seu mesmo tipo físico (altura e peso) pegando as mais diversas cargas?

É certo que o que vale para o outro não vale para nós e, dado a variedade de níveis de condicionamento, é bastante natural observar pessoas que aparentemente possuem o mesmo potencial físico erguendo diferentes quantidades de peso. Sim, “aparentemente” o mesmo potencial físico, e isso significa que ter a mesma altura, peso e aparentemente os mesmos objetivos não significa que a carga a ser trabalhada é a mesma.

A educação física enfrenta até hoje a difícil tarefa de desmistificar tabus e de desconstruir mitos. E, como qualquer ciência, nada é simples e tudo merece ser analisado de diversos ângulos. Um dos únicos fatores de total concordância entre educadores físicos, treinadores e todos os profissionais de educação física é que o sedentarismo nunca será um bom caminho e que qualquer atividade que você fizer te deixará numa situação melhor do que a que você estaria sem praticar nada. Esse tipo de pensamento faz com que muitas pessoas pensem que uma boa caminhada ou um trote leve é suficiente para que fiquem satisfeitas consigo mesmas. E é aí que precisamos falar um pouco mais a respeito de um dos fatores mais importantes quando queremos resultados em atividade física: os objetivos.

O treino é definido pelo seu objetivo

A duração do treino, a intensidade, a quantidade de repetições na musculação, a quantidade de dias nos quais você faz exercícios aeróbicos e tudo o mais dependem diretamente do objetivo pelo qual você faz. Se você quer apenas garantir a sua saúde, uma boa caminhada três vezes por semana – no mínimo! – dá conta do recado. Mas se você quer perder peso, tonificar a musculatura, eliminar gordura e ganhar bastante disposição, precisa direcionar melhor o seu treino e mesmo vale para o caso de quem quer apenas ganhar massa, o que muitas vezes é mais difícil do que perder, a depender da genética de cada pessoa.

É válido também lembrar que direcionar a dieta para o seu objetivo é fundamental, caso contrário você só terá um esforço enorme para avançar pouco para se tornar aquilo que deseja. Por exemplo, se você quer ganhar massa e só come alimentos de baixo valor calórico e protéico ou não se alimenta bem, certamente você nunca chegará no ponto que deseja. Do mesmo modo, se você deseja perder peso e insiste em alimentos ricos em carboidratos, açúcares e gordura, dificilmente a atividade física sozinha dará conta de lhe proporcionar isso.

Carga x repetições

Mais cargas ou mais repetições? Essa é uma das maiores dúvidas dos alunos de musculação. Por ser uma atividade física com menos acompanhamento, na maioria dos casos, a musculação deve ser encarada com disciplina. Ora, se no seu plano de treino diz que você deve fazer 10 repetições, não adianta fazer 20 “para render mais” ou fazer 5 com uma carga mais pesada para “sentir mais”. Desobedecendo o que foi determinado pelo instrutor pode não só te impedir de atingir o objetivo que você deseja como também causar lesões dolorosas.

Uma quantidade alta de repetições a uma carga mais baixa tem o seu objetivo, assim como poucas repetições com carga alta. Isso vale também para o número de séries em cada equipamento. Ao entrar na academia, o seu corpo deverá passar por um período de adaptação à rotina de exercícios. Portanto, nada de pegar pesado logo nos primeiros dias! Isso pode trazer dores musculares a ponto de impedir que você retorne para o próximo treino. Portanto, o foco deve ser em mais repetições com pouquíssima carga, pelo menos durante três semanas. Isso prepara o seu corpo para um stress maior que acontece quando a carga é aumentada. Em outras palavras, o período de adaptação é feito para garantir a sua segurança e você deve ter paciência com ele.

Perder ou ganhar massa?

Depois do período de adaptação, os verdadeiros desafios começam para cada objetivo. Se você deseja perder peso, deve ter foco nos aeróbicos e em mais repetições com carga mais baixa. Isso permite a queima de gordura sem um aumento expressivo da massa magra, garantindo que você fortaleça sem crescer. É o tipo de atividade ideal para quem quer apenas emagrecer, mas definindo cada grupo muscular. É válido também para quem já teve uma musculatura definida, mas acabou engordando ao longo do tempo.

Por outro lado, se o objetivo é “encorpar”, “crescer”, ou seja, aumentar a massa muscular, o ideal é fazer poucas repetições com cargas muito pesadas. Trata-se de um treino baseado em força e muito descanso. Não é recomendável que seja feito todos os dias, já que a sobrecarga nas articulações pode ser bastante alta. É um treino que dá resultado em pouco tempo, ideal para quem se considera muito magra e deseja ressaltar os músculos, tornando-se mais imponente e segura. O ganho de força é indiscutível e isso pode ser benéfico para a execução de outras atividades.

[rock-convert-cta id=”1203″]

Fases

Passar por diferentes fases também é algo bastante comum, por isso você não precisa se preocupar caso enjoe de fazer muitas repetições ou se canse de pegar muito peso. Afinal, tudo depende do plano de treino. Se você quer perder peso e depois “turbinar” os músculos, pode optar por, após o período de adaptação, investir nas repetições e no aeróbico para perder peso e emagrecer. Quando conseguir chegar onde deseja, modifique o treino para ganhar força e aumentar a massa muscular. A mudança dos treinos é fundamental para que o corpo não se acostume com a rotina, reduzindo o gasto calórico e deixando de ser cem por cento eficiente.

Vale lembrar que esse artigo busca dar apenas um direcionamento a respeito do que é feito dentro da academia, apontando fundamentos bastante gerais. É preciso compreender que cada caso é diferente do outro e que cada pessoa precisa ter uma boa conversa com o instrutor ou personal trainer a fim de definir qual é a melhor rotina de treinos, carga, repetições e intensidade. Um último, mas não menos importante, conselho: para atingir bons resultados, o treino nunca será muito fácil ou muito difícil, mas sim desafiador!

[rock-convert-cta id=”1195″]