Quer saber como acabar com a celulite? Veja 6 dicas imperdíveis!
Quer saber como acabar com a celulite? Veja 6 dicas imperdíveis!

Quer saber como acabar com a celulite? Veja 6 dicas imperdíveis!

O sonho de muitas mulheres é descobrir, de uma vez por todas, como acabar com a celulite. Essa condição caracterizada por irregularidades na pele é quase sempre ocasionada pela retenção de líquidos, excesso de peso e má circulação sanguínea.

Normalmente, esses problemas também estão intimamente correlacionados com os hábitos e estilo de vida. Com algumas mudanças na alimentação e na rotina, é possível reduzir com grande eficácia as depressões da pele.

É válido dizer que a celulite aparece com maior incidência nos glúteos, coxas e quadris. Outras regiões do corpo, como o abdômen, também podem ser afetadas e, por conta disso, é preciso ficar atenta para evitar o agravo do problema.

Nesta postagem, você entenderá mais sobre as celulites, incluindo suas variações em grau e 5 medidas para eliminá-las de maneira prática. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!

1. Conheça o grau da sua celulite

Antes de começarmos com as dicas mais práticas, é essencial entender um pouco mais sobre as celulites e como elas evoluem com o tempo. A princípio, elas são divididas em 4 graus diferentes, sendo eles:

  • Grau I: onde as irregularidades na pele somente aparecem após compressão (comumente causada por roupas mais justas);
  • Grau II: caracterizado pela manutenção das irregularidades, mesmo sem nenhuma compressão prévia:
  • Grau III: a pele passa aparentar aspecto ainda mais irregular, com depressões que assemelham-se a nódulos que podem ser facilmente palpáveis e com aspecto mais áspero, dor e inchaço podem surgir nesse grau, assim como varizes e outras condições de pele;
  • Grau IV: nesse grau as celulites já são visíveis através de roupas e os nódulos são ainda maiores, regiões podem endurecer, assim como dores e outras condições podem se agravar nesse estágio.

Nem sempre é fácil saber com total precisão qual é o seu grau. Por conta disso, sugere-se a consulta com um dermatologista para conseguir um diagnóstico mais certeiro sobre sua condição em especial. Para as pessoas em graus mais avançados (III e IV), a consulta é “obrigatória”. 

2. Mude a sua alimentação

Como a celulite tende a ser uma condição multifatorial, é muito importante começar suas medidas pela alimentação. Uma das causas para o surgimento e desenvolvimento da celulite é o acúmulo de gordura localizada.

Alimentos gordurosos, doces, carboidratos simples e até mesmo refrigerantes podem auxiliar nesse processo de ganho de peso. Além deles, é válido mencionar que o excesso de sódio na dieta pode provocar inchaço e retenção de líquidos, outros fatores que certamente afetam a saúde da sua pele e do seu organismo.

Portanto, inicie uma dieta saudável e com o mínimo de alimentos processados. Na dúvida, busque uma nutricionista para não errar na quantidade dos alimentos, que devem ser ricos em fibras, proteínas, vitaminas e minerais.

3. Hidrate-se frequentemente

Todos nós reconhecemos a importância da hidratação. Beber água ao longo do dia é muito importante, especialmente quando praticamos exercícios físicos ou passamos por um calor acentuado.

Além dessas orientações mais tradicionais, saiba que a ingestão de água também é vital para a saúde e beleza da pele. Ao ingerir cerca de 3L por dia, você consegue eliminar o excesso de líquidos e também favorece o bom funcionamento do organismo.

O ideal é fracionar essa quantidade de água durante o dia para que não surjam desconfortos. Lembre-se que o mínimo para permanecer saudável são 2 litros diários, mas, os 3 litros recomendados são ideais para quem deseja eliminar a retenção hídrica.

4. Elimine os maus hábitos

Além da alimentação, existem alguns hábitos que são extremamente nocivos para nossa saúde e estética. Dois deles são o alcoolismo — entenda-se como consumo de álcool regular e excessivo e não propriamente um vício — e o tabagismo.

A cerveja, em especial, pode favorecer o ganho de peso e o inchaço corporal. Por isso, mulheres com celulite devem consumir essa bebida com muita moderação. A escolha ideal e mais apropriada seria o vinho, que além de não favorecer na piora da celulite, ainda traz alguns bons benefícios para a saúde quando ingerido em quantidades razoáveis.

O tabagismo, por sua vez, deve ser eliminado por uma infinidade de razões. Tratando-se das celulites, a relação ainda não é uma unanimidade entre os profissionais, mas é certo dizer que o cigarro é um poderoso vetor de doenças circulatórias e, por isso, sua correlação com o aumento ou agravamento de celulites não pode ser descartado.

Para quem deseja melhorar o aspecto da pele, o controle desses dois hábitos é fundamental. Inclusive, eles são igualmente importantes para o bem-estar físico e mental, tendo em vista a nocividade que o álcool e o tabagismo podem proporcionar para o seu organismo.

5. Faça exercícios regularmente

Os exercícios físicos também atuam positivamente no combate à celulite. Deve ser do seu conhecimento que exercícios aeróbicos (como corrida, caminhada, dança e ciclismo, entre outras atividades) auxiliam na perda de peso e na queima de gordura localizada.

Isso por si só facilita a diminuir o agravo ou a visibilidade das celulites. Mas, além desse fator, os exercícios também aumentam o tônus e o volume muscular, que ajudam a amenizar e reduzir as depressões na pele.

Sabendo disso, inclua exercícios na sua rotina. Uma hora, duas ou três vezes na semana, pode transformar sua qualidade de vida e sua estética de maneira definitiva.

6. Faça massagens e procedimentos estéticos

Por fim, não seria uma postagem completa se não mencionássemos alguns procedimentos estéticos que podem ajudar na eliminação da celulite.

Tratando-se de manobras manuais, a drenagem linfática e a massagem modeladora são dois procedimentos frequentemente recomendados para quem deseja eliminar a celulite.

O uso de ultrassom estético, radiofrequência, cremes apropriados e uma série de outros procedimentos também podem ser fortes aliados na sua jornada. Mais uma vez, recomenda-se acompanhamento com dermatologista para saber qual é o tipo de tratamento mais apropriado para o seu caso.

Esperamos que, com esta postagem, você tenha descoberto como acabar com a celulite. Lembre-se de colocar em prática cada um desses pontos para conseguir resultados rápidos e duradouros.

Gostou do post? Comente abaixo suas dúvidas, experiências ou opinião sobre o tema!