Aeróbio ou musculação: qual dos dois é mais eficiente para perda de peso?
Aeróbio ou musculação: qual dos dois é mais eficiente para perda de peso?

Aeróbio ou musculação: qual dos dois é mais eficiente para perda de peso?

Grande maioria dos alunos das academias brasileiras frequentam aulas de ginástica e salas de musculação por, principalmente, um motivo: perder peso. Ainda que a saúde do corpo e a definição muscular sejam muito bem-vindas, o emagrecimento consta entre os principais objetivos das pessoas. Os motivos de estar acima do peso podem ser vários, porém, acabam por se resumir em uma premissa básica: engordar é mais fácil do que emagrecer para a maioria das pessoas.

À medida que o tempo passa e o metabolismo diminui, fica difícil conseguir manter o peso quando conservamos excessos alimentares e pecamos no que se refere à falta de atividade física. Sem gastar calorias e ingerindo mais alimento do que necessitamos, o organismo passa a reservar energia em forma de gordura. Embora o emagrecimento e a perda de peso dependam apenas da mudança de hábitos, é considerado como algo muito difícil. Isso faz com que seja bastante comum a busca por medicamentos, dietas e exercícios “milagrosos”, supostamente capazes de proporcionar emagrecimento em prazos ridiculamente curtos, insuficientes até mesmo para que o organismo se acostume com o novo peso. A partir daí, o efeito sanfona passa a ser uma frustrante e incômoda realidade.

Uma vez que se conscientiza que o emagrecimento e a perda de peso são resultados de hábitos equilibrados, tudo passa a ser mais fácil. Em primeiro lugar, tenha em mente que, se você deseja emagrecer, precisará de tempo e que o seu corpo decidirá quanto tempo será necessário para mostrar seus resultados. Em segundo lugar, não deverá pular refeições e nem deixar de comer coisas que adora. Em terceiro lugar, esqueça longas horas de atividade física na academia. Mesmo que isso fosse necessário, dificilmente teríamos tempo para fazê-lo! Portanto, as boas notícias são que você pode emagrecer de uma forma tranquila, sem sair da sua rotina, sem prejudicar sua saúde e sem muitas dificuldades. Mesmo assim, mudanças serão necessárias.

Exercício aeróbio ou anaeróbio?

Se você já se exercita para emagrecer e não viu ainda os resultados que gostaria ou pretende começar e não sabe por onde, é interessante saber qual é o tipo de exercício que te fará chegar mais rápido onde você quer. Ora, não se trata simplesmente de começar. É fundamental começar certo e se adaptar a buscar aquilo que você deseja desde o começo. Tendo isso em mente, saber que tipo de exercício fazer é um dos primeiros passos. Mas qual é mais eficiente: aeróbio ou anaeróbio?

Como exercícios aeróbios, podemos citar o ciclismo, a natação, a corrida, as artes marciais e muitos outros. São caracterizados por recrutar vários grupos musculares para atividades em intensidade baixa ou moderada, de longa duração, que é fundamental para a queima de gordura do organismo. Além disso, exercícios aeróbios melhoram a disposição física, a qualidade do sono, a capacidade cardiovascular e garantem a prevenção de doenças como diabetes e hipertensão.

Como exercícios anaeróbios, podemos citar a musculação e outras atividades de maior intensidade e curta duração, que recrutam grupos musculares ou músculos específicos para um trabalho mais direcionado. A principal vantagem do exercício anaeróbio é que o organismo continua queimando calorias mesmo após a atividade, durante o repouso. São fundamentais para o aumento da massa magra, que é a maior aliada na perda de peso. Afinal, você conseguirá melhorar a sua performance no exercício se tiver músculos fortes e tonificados.

Intercale e obtenha o melhor de cada tipo de atividade

Embora os exercícios aeróbios também garantam o tônus muscular, o fazem de forma mais lenta e menos direcionada. Do mesmo modo, praticar somente exercícios aeróbios não garante a melhora geral da disposição e resistência física de forma semelhante à dos exercícios aeróbios. E o que isso significa? Que se você optar por um ou outro certamente conseguirá emagrecer e perder peso, porém de forma mais lenta do que fizesse ambos.

Aumentar a massa magra é fundamental para a melhora de performance no aeróbio, que ajudaria na eliminação inteligente de gordura corporal. Sendo assim, o ideal é que você intercale exercícios aeróbios e anaeróbios, ou seja, exercícios de longa duração e intensidade moderada com exercícios de curta duração e alta intensidade. Como exemplo, podemos citar alunos que combinam a corrida na esteira com o treino de musculação ou frequentam aulas de ginástica com peso e aulas de aeróbio, como é o caso do Jump.

Obviamente, esse direcionamento funcionará melhor caso seja seguido com a ajuda de um profissional para lhe acompanhar, seja na academia ou fora dela. Ainda que isso não seja possível, busque, pelo menos, tirar dúvidas com pessoas especializadas no assunto. Com um programa de treinamento específico para o seu caso, os resultados virão muito mais rapidamente, fazendo com que você permaneça “no pique” para continuar.

Outros hábitos que exigem mudança

Vale a pena bater mais uma vez nessa tecla : “é ideal combinar dietas equilibradas com atividades físicas para se perder peso e ter saúde”. Portanto, o seu exercício será melhor aproveitado se você possui em sua alimentação elementos saudáveis e que contribuam para o aumento da sua massa magra. Isso significa alimentos ricos em fibras, proteínas e vitaminas e pobres em gordura, conservantes e substâncias nocivas à saúde amplamente utilizadas na indústria. Isso não significa se restringir à frutas e verduras e esquecer todo o resto, mas sim distribuir melhor os nutrientes ao longo do seu dia, para que a absorção se dê de forma mais equilibrada.

É importante também lembrar que emagrecimento e perda de peso nem sempre são a mesma coisa. Desde que a massa muscular possui mais peso do que gordura corporal, é bastante comum que as pessoas criem o hábito, por exemplo de pular refeições e diminuir drasticamente aquilo que comem, esperando, por isso, perder peso e emagrecer, quando na verdade é a massa magra que vai embora, comprometendo todo o processo de emagrecimento e tônus muscular. Na dúvida, opte sempre pelo equilíbrio: alimentação saudável e sensata e atividade física consciente. O corpo certamente responderá da melhor forma possível!

Deixe um comentário