Cardio antes ou depois do treino? Veja quando fazer
Cardio antes ou depois do treino? Veja quando fazer

Cardio antes ou depois do treino? Veja quando fazer

Cardio antes ou depois do treino? Essa é uma dúvida comum para pessoas que iniciam na academia. Inclusive, muitas pessoas que optam por uma dessas formas podem estar se afastando dos seus objetivos. Conhecer os benefícios dos exercícios e treinamentos, como o cardio, é fundamental para se manter focado e adquirir os resultados esperados.

Já pensou em quantas vezes você já viu pessoas desistirem da academia por conta do pouco avanço na perda de gorduras, ganho de músculos, tonificação e definição? Isso acontece porque, muitas vezes, não seguem um plano de ação que foque em resultados. Para isso, é preciso ter as informações certas.

Dessa forma, fizemos uma seleção de dicas essenciais para que você descubra qual a melhor forma de utilizar o cardio. Assim, após a leitura deste texto, você saberá, de forma simples e direta, o que é e como funciona o treino cardio. Além disso, entenderá a importância dele para o ganho muscular e quais são os efeitos para quem opta por fazer o exercício antes ou após a musculação.

Boa leitura!

O que é e como funciona o treino cardio?

Cardio é uma abreviação para cardiovascular. Por isso, todo treino que tiver essa prioridade será desenvolvido com atividades aeróbicas — aquelas que utilizam oxigênio para dar energia aos músculos. Assim, o aumento da frequência cardíaca e respiratória do aluno será reforçado, de modo a trabalhar grandes grupos musculares.

Exercícios de cardio ajudam a ter mais rapidez nos movimentos diários. Além disso, previnem varizes, pois ativam a circulação. Sabe aquela corridinha na esteira ou caminhada? Isso é cardio. Para saber se o treino apresenta essa parte, basta identificar os momentos em que você precisa de muito ar.

Qual a importância para os treinos de musculação?

O cardio funciona como um “despertador” para o seu corpo. Como falamos logo acima, ele ativa o fluxo sanguíneo, irrigando todos os músculos. Isso pode garantir mais força para a realização do treino. Além disso, o cardio auxilia na diminuição da gordura, facilitando o aparecimento dos desejados músculos e suas divisões.

Qual o melhor: cardio antes ou depois do treino?

Há quem opte por fazer o cardio junto com o treino, outras pessoas preferem separar dias para, exclusivamente fazê-lo. No entanto, seja qual for o efeito desejado, o cardio é tão importante quanto a musculação.

Se você quiser fazer o cardio antes de começar os exercícios de musculação, o ganho será a perda de calorias e o desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória. Para lembrar disso, basta entender que, toda vez que nos movimentamos, ativamos os mecanismos de produção de energia do nosso corpo. Se isso for feito de uma forma intensa, como é o cardio, haverá mais possibilidades de se manter ativo.

Então, se o seu objetivo é emagrecer, ganhar resistência e se manter mais ativo para realizar os exercícios, inclusive com repetições e pesos mais desafiadores, aposte no cardio antes do treino. Além disso, o cardio também é uma forma de alongar o seu corpo, deixando-o mais preparado para prevenir sobrecarga nas articulações.

Agora, os efeitos para quem escolhe fazer o cardio depois priorizam o ganho de massa muscular. Isso porque o glicogênio, produzido por nosso organismo, é a energia que permite dar força para a movimentação dos nossos músculos. Ao começarmos um treino com cardio, pode ser que os músculos não consigam se esforçar como deveriam. O resultado é uma limitação no resultado de massa muscular.

Então, para quem objetiva ganhar músculos, faça o cardio só após a musculação. No entanto, isso não é uma regra rígida. Afinal, como falamos, o corpo precisa se alongar e estar bem aquecido para conseguir desempenhar bem as atividades. Por isso, a depender das suas necessidades, você pode fazer um pouco de cardio antes do treino e, após a musculação, pegar mais pesado nisso.

Como escolher o seu treino?

Esteira

Há muitas modalidades de treino de cardio. Lembra da caminhada ou corrida? Elas são ótimas para trabalhar todos os grupos musculares, auxiliando no combate à flacidez e no aparecimento da definição muscular. Podem ser feitas na rua ou na esteira.

Elíptico

No caso do elíptico, você consegue dar mais criatividade ao seu treino, pelo aparelho permitir movimentos de “sobe e desce”. Ele potencializa os músculos da perna, podendo também trabalhar bíceps, tríceps e deltoide. Além disso, faz menos pressão nos quadris e na coluna quando comparado à esteira. Se você quer tonificar o corpo enquanto faz cardio, aposte no elíptico.

Bike

A bike é outro aparelho que promove a queima de gordura, utilizando o oxigênio para a produção de energia. Importante por trabalhar a parte inferior do corpo, a bike é uma solução para preservar as articulações do joelho, pois, como a atividade é sentada, causa menor impacto.

Treinos alternados

Você pode utilizar todos esses aparelhos para montar uma estratégia de treino. Dessa maneira, a fim de não sobrecarregar os joelhos, por exemplo, escolha a esteira uma vez na semana e duas vezes a bike ou o elíptico. Dessa forma, você aumenta o dinamismo do seu treino, deixando a ida à academia mais criativa e estimulante.

Além disso, o seu instrutor pode orientar que o corpo passa por períodos diferentes de exercícios para priorizar determinados objetivos. Logo, ao longo da sua prática na academia, o treino de cardio pode vir antes ou depois da musculação. Essa também é uma forma de aproveitar para conhecer o que mais faz sentido para a sua vida.

Entendeu se você deve fazer cardio antes ou depois do treino? Esse é um questionamento que o ajuda a compreender as suas reais necessidades e os seus desejos na academia. Iniciar esse movimento antes da musculação permite a perda de calorias e o desenvolvimento da parte cardiorrespiratória.

Como vimos, ele pode ser um importante aquecimento para ter mais energia no momento de pegar peso. No entanto, se você quer priorizar os seus ganhos de massa muscular, faça o cardio após a realização de todo o seu treino.

O conteúdo foi relevante para você? Continue atualizado e curta agora a nossa página no Facebook.