Treinar pela manhã é uma solução para conseguir encaixar a atividade física na rotina. Quem consegue vencer os desafios para o horário, pode conquistar a estabilidade de se manter ativo na academia. Se a preguiça, somada às demandas do dia-a-dia, afasta você do corpo fitness, preste atenção às informações a seguir.
Treinar pela manhã tem vantagens específicas para a qualidade de vida de quem precisa conciliar trabalho, família e autoestima. Após a leitura deste texto, você entenderá como destravar seus limites para manter uma rotina de academia a longo prazo e, assim, acessar todos os benefícios.
Nesse sentido, mostraremos como o exercício matutino facilita a ter boas noites de sono, mais disposição, melhora do humor e estímulo ao metabolismo. Além disso, o aumento da produtividade, a melhora nas escolhas alimentares e o redescobrimento da beleza interna e externa são vantagens que você nunca mais vai querer abrir mão após consolidar os treinos pela manhã.
Continue a leitura e confira!
Como destravar seus limites e conseguir treinar pela manhã?
Sabemos que você já deve ter tentado acordar cedinho e treinar pela manhã. O projeto é muito bonito quando apenas pensamos nele, mas colocá-lo em prática exige lidar com um conjunto de desafios.
Há quem utilize da empolgação inicial de se matricular na academia para conseguir se exercitar junto com o nascer do sol. Outras pessoas, aproveitam os laços de amizade para formar uma rede de motivação em que todo mundo marca de ir no mesmo horário.
No entanto, em todos esses casos, pode acontecer de os compromissos com o trabalho, a casa ou os filhos se imporem e você precise deixar de lado — mesmo que por alguns dias — os treinos da manhã. Para enfrentar isso, é preciso persistência, que será estimulada à medida que você aprender a tolerar a frustração.
Em outras palavras, é preciso respirar fundo para reconhecer e aceitar os seus limites. Esse será o melhor estímulo para lidar com os dias de treino perdidos ou o avanço lento de resultados.
Perdeu a hora por causa do cansaço? Aceite que, naquele dia, o treino terá menos tempo. Teve um compromisso urgente, que não lhe permitiu ir à academia? Imprevistos acontecem, e você tem o próximo dia para compensar. Seu filho adoeceu? A família também pode ajudar na recuperação da criança, fazendo com que sobre um tempinho para um cardio na esteira.
Quais são as vantagens de treinar pela manhã?
Quem gosta ou quer competir em provas de corrida, por exemplo, já deve ter desejado complementar a preparação em locais abertos, como parques e orlas de praias.
Se, ao menos uma vez, você teve a experiência de correr ou se exercitar durante a manhã, em algum desses locais citados, deve ter presenciado uma sensação de bem-estar após a atividade.
É um estado em que o seu corpo está relaxado e os movimentos parecem ser mais fáceis, como levantar, sentar e agachar. Os músculos faciais não estão tensionados, e você sente a circulação sanguínea ativada em toda a sua extensão.
Treinar pela manhã potencializa essas vantagens e muito mais. Por isso, veja abaixo sete benefícios que você ganha ao acordar cedo e dizer sim para uma vida mais saudável, confiante e bonita.
1. Melhores noites de sono
Embora, no geral, o exercício físico realizado em outros horários ajude no equilíbrio do sono, o treino pela manhã é o mais eficaz.
A razão é simples e intuitiva: se você acorda mais cedo, consequentemente, o seu corpo consumirá mais energia durante o dia, facilitando o sono a noite. O diferencial é que, com a atividade física pela manhã, o efeito é potencializado.
2. Mais disposição ao longo do dia
Como falamos no tópico anterior, a atividade física oportuniza a facilidade de movimentos. Parece que os seus membros se tornam mais leves e a circulação sanguínea fica mais ativa em todo o corpo, promovendo o aumento da capacidade cardiorrespiratória. Os tecidos cerebrais também recebem mais oxigênio e a capacidade de raciocínio é elevada.
A consequência de todos esses fatores é mais disposição ao longo do dia. Assim, você adquire disposição ainda pela manhã para enfrentar as demandas do dia.
3. Melhora do humor
Quando você consegue se movimentar com mais facilidade, além de pensar e respirar melhor, o resultado também influencia na tranquilidade e melhora do humor.
Acessar isso já durante o período da manhã é fundamental para estabelecer mais qualidade de vida durante a sua semana.
Além disso, cientificamente, a atividade física é responsável por estimular a liberação dos hormônios da felicidade — endorfina e serotonina.
4. Mais estímulo ao metabolismo
De forma simples, se o ser humano fosse o sistema de gestão de um banco, o metabolismo seria o processador de todas as máquinas — isto é, ele facilita o exercícios das funções cotidianas.
Sendo assim, a atividade física pela manhã atua como se fosse aquele ventilador integrado ao computador que permite que o processador não esquente demais, prevenindo paralisias e curtos-circuitos.
5. Melhores escolhas alimentares
Com a prática de atividades físicas, você começa a sentir que o seu corpo consegue energia para fazer todos os exercícios. Dessa forma, surge a necessidade de otimizar a alimentação como forma de se sentir bem antes, durante e após a atividade física.
Para isso, é preciso entender quais alimentos o seu metabolismo melhor absorve, evitando enjoos ou fraquezas. O resultado pode ser a pesquisa e inserção de carboidratos e proteínas mais saudáveis na sua dieta.
6. Melhora do rendimento
Com mais energia, bom humor e agilidade de movimentos proporcionados ainda durante a manhã, a sua produtividade também se torna melhor.
Em outras palavras, pequenas atividades — como fazer compras no supermercado durante aquele tempinho que surgir ao longo do dia — ou a entrega de demandas no trabalho ficam mais fáceis.
7. Elevação da autoestima
Sentir que o seu corpo é capaz de correr durante um bom tempo, em um ritmo de competição, ajuda a elevar a autoestima. Afinal, nada melhor do que observar o progresso das habilidades, que também reflete no formato estético corporal.
Agora, depois de ler todos esses benefícios para treinar pela manhã, reforçaremos a principal questão para acessar tudo isso: aprenda a aceitar seus limites e fazer deles a melhor arma para conseguir superar essas próprias limitações.
Caso queira continuar bem informado, acompanhando conteúdos com dicas para treinos e qualidade de vida, siga-nos em nossas redes sociais: estamos no Facebook, no Twitter, no YouTube e no Instagram!