Muitas pessoas podem pensar que treinar equilíbrio não é uma necessidade, especialmente para os mais jovens. Contudo, não é bem assim. Ao praticar as suas habilidades de se equilibrar, você vai desenvolver a sua consciência corporal — o que é essencial não apenas para evitar lesões de todos os tipos como também para ajudar nas suas práticas de exercícios físicos. Afinal, o termo equilíbrio diz respeito à habilidade de conseguir controlar a posição do corpo, estando a pessoa parada ou em movimento.
Então, como anda o seu equilíbrio? Saiba mais sobre os benefícios dessa modalidade e como treinar em 5 dicas simples!
A importância do equilíbrio
Ultimamente, muito tem sido falado sobre a necessidade de buscar o equilíbrio mental, mas vale lembrar de que o equilíbrio físico é tão importante quanto. Não falamos sobre um grande equilíbrio, digno de um profissional do circo. Afinal, precisamos dessa habilidade para desenvolver tarefas simples do dia a dia, como andar, mexer os membros e, até mesmo, ficar em pé.
Com o passar dos anos, o equilíbrio é prejudicado na mesma proporção em que as quedas se tornam mais perigosas: um tombo simples, em um idoso, pode deixá-lo acamado pelo resto de sua vida. Por todos esses motivos, é essencial que você comece a treinar o seu equilíbrio agora mesmo, independentemente da sua idade.
Ainda não está convencido? Então, veja mais algumas vantagens desse tipo de treinamento:
- aumento da coordenação motora;
- estabilidade das articulações;
- aumento do tempo de reação dos movimentos, evitando quedas e fraturas;
- ativação de músculos que ajudam a endurecer a barriga e tornar os movimentos dos atletas mais rápidos.
Você leu certo! Treinos de equilíbrio vão ajudar você a conquistar aquela barriga durinha. Então, vamos conferir 5 dicas de exercícios para praticar essa modalidade.
Os 5 exercícios para você treinar o equilíbrio
Veja algumas atividades para melhorar o seu equilíbrio e mantenha sua saúde e bem-estar.
1. Slackline
Você, certamente, já viu pelas ruas, em um parque ou na praia, um grupo de pessoas se divertindo em cima de uma grande tira elástica, como se fosse uma corda bamba. Trata-se do slackline: uma modalidade de treino de equilíbrio na qual o praticante faz as suas manobras em cima de uma fita de nylon amarrada entre dois pontos.
A atividade parece brincadeira, mas é preciso coordenação, estabilidade e, claro, muito equilíbrio para conseguir se movimentar ali em cima — mas nada que um pouco de prática não resolva.
Os kits de slackline são facilmente comprados em lojas esportivas, e também existem muitas academias que já oferecem a modalidade. Assim, você pode treinar, se divertir com o grupo e ainda receber as orientações de um profissional, o que é essencial para garantir a sua segurança e também aumentar a dificuldade dos movimentos.
2. Treino funcional
Bastante em alta hoje em dia, o treino funcional consiste em uma série de exercícios que trabalha todo o corpo, melhorando a postura, a força, a resistência e a flexibilidade — ou seja, são exercícios que buscam melhorar a capacidade funcional do organismo, a fim de que ele possa realizar as atividades do dia a dia com mais autonomia e eficiência.
Vale lembrar de que o treino funcional é baseado, principalmente, nos movimentos naturais do corpo humano, como pular, agachar, correr e, claro, se equilibrar. Como você pode perceber, ao treinar todas essas movimentações e conquistar esses benefícios de resistência e consciência corporal, o seu equilíbrio tende a ser naturalmente aperfeiçoado.
3. Pilates
Se você ainda não conhece o Pilates, é hora de marcar uma aula experimental e conferir os excelentes resultados dessa técnica, desenvolvida na década de 20 por Joseph Pilates. Com o intuito maior de desenvolver o controle muscular, o Pilates é um exercício muito completo, que além de aumentar a força dos músculos, trabalha a respiração, a consciência corporal, o equilíbrio e, ainda, trata e previne problemas na coluna vertebral.
4. Exercícios com a cadeira
Isso mesmo! Com a ajuda de uma simples cadeira, é possível treinar as suas habilidades de equilíbrio de várias formas. Uma delas é ficar de frente para uma cadeira, com os pés levemente separados. Em seguida, segure a cadeira com as mãos e erga um dos joelhos até a altura do peito. Segure a posição e, lentamente, leve o pé de volta para o chão. Agora, repita o movimento com a perna oposta.
5. Exercícios com o peso do corpo
Apesar de todas as modalidades acima serem bastante eficientes e divertidas, não é preciso nada além do próprio corpo para treinar as suas habilidades de equilíbrio.
Alternando o peso do corpo
Para começar, mantenha-se de pé, com os pés separados (a uma distância que equivale à largura do quadril) e divida o peso do corpo entre as duas pernas, igualmente. Em seguida, desloque o seu peso para o lado direito, tirando o pé esquerdo do chão. Mantenha-se nessa posição o quanto aguentar (por, no máximo, 30 segundos). Volte à posição inicial e inverta o lado: peso para a esquerda, tirando o pé direito do chão.
Em uma só perna
Mais uma vez, mantenha-se de pé, com os pés separados a uma distância que equivale à largura do quadril e divida o peso do corpo entre as duas pernas, igualmente. Em seguida, coloque as mãos no quadril e tire a perna esquerda do chão, dobrando o joelho para trás. Mantenha-se assim enquanto conseguir, por, no máximo, 30 segundos. Volte à posição inicial e repita o exercício com o outro lado do corpo.
Para variar o treino, não dobre o joelho, deixando a perna elevada e esticada. Para aumentar o grau de dificuldade, fique em cima de uma almofada (travesseiro ou qualquer outra superfície instável) e veja como anda a sua capacidade de se equilibrar.
Agora que você já conhece algumas formas de treinar equilíbrio lembre-se de, sempre que possível, contar com a orientação profissional em sua prática — especialmente se for praticar treinos mais complexos (como o slackline e o Pilates) ou se já tiver a idade mais avançada, pois, como dissemos, os idosos têm uma fragilidade maior em relação às quedas.
Então, você gostou deste conteúdo e quer receber sempre mais dicas de atividades físicas e cuidados com a saúde? Basta assinar a nossa newsletter!