Tonificação muscular é dar adeus à flacidez do corpo. Definição muscular é deixar evidente o formato dos músculos. Há quem confunda os dois conceitos, talvez o motivo seja por conta de eles se complementarem. Com o passar dos anos de academia, ao diversificar os tipos de treinos, o corpo pode se tornar mais rígido e definido.
Para além da questão estética, a tonificação e a definição apresentam funções importantes para a saúde. Pensando nisso, este texto é um pequeno guia para que você, de fato, entenda a importância de saber, de forma simples e direta, o percurso para conseguir tonificar e definir os músculos.
Dessa forma, após a leitura deste post, você vai compreender as diferenças entre cada um dos conceitos. Afinal, saber os motivos de cada treino, observando os objetivos específicos, pode ser uma ótima oportunidade para manter você estimulado e facilitar o seu percurso para uma vida com muita saúde e autoestima. Vamos lá?
O que é tonificação muscular?
Talvez um dos principais desejos ao se matricular na academia é poder dar “tchau” em paz para alguém na rua. Se você entendeu o que essa referência, provavelmente abriu um leve sorriso e concordou. Para quem não compreendeu, estamos falando daquele balanço, que pode ser inconveniente para algumas pessoas, da pele do braço, ao fazer o gesto de aceno.
Músculos flácidos se movem com mais facilidade. A tonificação muscular é justamente a responsável por mudar esse cenário, oportunizando que a estrutura das fibras musculares enrijeçam. Com um tônus mais desenvolvido, há mais força.
O resultado é menos sobrecarga para as articulações e mais resistência para conseguir treinar intensamente. Além disso, a disposição aumenta para as tarefas diárias. Caminhadas, sentar ou se levantar várias vezes da cadeira, entre outros, se tornam mais fáceis.
O que é definição muscular?
Os gominhos do abdômen, quando aparecem, expressam um alto grau de definição muscular. Se em alguma parte do seu corpo for possível observar os contornos dos músculos na pele, saiba que ali há definição muscular.
Um corpo definido eleva a capacidade, a longo prazo, de preservar a coluna vertebral e outras articulações. Isso porque, parecido com a tonificação nesse aspecto, a definição é uma aliada para o aumento da tolerância aos treinos mais intensos.
Quais as diferenças entre tonificação e definição muscular?
Após ler as definições sobre tonificação e definição muscular, algumas dúvidas podem surgir. Por exemplo, seria possível conseguir definição sem tonificação? Ou ainda o contrário: um corpo tonificado, mas sem definição muscular? Se você respondeu afirmativamente para este último caso, entendeu a lógica do progresso. Ou seja, primeiro ocorre a tonificação e, depois, a definição muscular à medida que os treinos evoluem.
Como definir os músculos?
Selecionamos passos simples e acessíveis para que você possa ter a certeza de que se mantém no caminho mais rápido para definir os seus músculos.
Faça exercícios direcionados
Entender o seu objetivo é a chave para conseguir realizar treinos benfeitos na academia. Isso pois insistir em exercícios e séries em que, por exemplo, o seu corpo já se acostumou não traz reais estímulos. Por isso, facilite a sua vida para definir os músculos e faça exercícios que sobrecarreguem determinadas musculaturas.
Foque a diminuição de gordura
Se na escola, faculdade ou em alguma reportagem e matéria de revista, você já viu um desenho dos músculos do nosso corpo, sabe que, não importa a quantidade de gordura, todos nós temos essas fibras. No entanto, a camada adiposa impede que tais músculos apareçam definidos. Logo, uma das principais formas para mudar esse quadro é se concentrar em reduzir gordura.
Tenha atenção com os períodos de descanso
Dormir boas horas de sono é fundamental para o desenvolvimento muscular. É justamente durante esse período em que acontece a hipertrofia, o que ajuda na definição das fibras musculares. Por isso, tão importante quanto malhar é também descansar.
Como tonificar os músculos?
O processo de tonificação muscular é mais fácil quando comparado com o de definição. Isso porque, naturalmente, ao se exercitar, o corpo se torna mais rígido. Veja, logo abaixo, o que mais levar em consideração para tonificar os seus músculos.
Organize caminhadas
Fazer regularmente pequenas caminhadas ajuda a tonificar todos os grupos musculares. A atividade é capaz de ativar integralmente o corpo, pois estimula a circulação. A caminhada tem uma intensidade baixa e é ideal para todo tipo de corpo.
Colabore para a saúde do seu intestino
Coma fibras, verduras, frutas e evite produtos muito gordurosos, principalmente durante a noite. Isso ajuda a regular o seu intestino e, acredite, pode fazer toda a diferença na absorção de nutrientes que auxiliam o tônus muscular.
Executar abdominais pode ajudar duplamente ao tonificar e definir, o exercício ainda é capaz de regular os processos de digestão. Se você tem dificuldade de fazer séries completas de abdominais, comece aos poucos, respeitando os seus limites. Dessa forma, conseguirá progredir de modo consciente e prazeroso.
Beba muita água
Quer emagrecer e tonificar os músculos? Água é a solução. Ela ajuda a:
- absorver os nutrientes;
- eliminar toxinas do corpo;
- auxiliar o processo de enrijecimento das fibras musculares;
- regular a temperatura corporal;
- prevenir doenças.
Invista em uma garrafa com capacidade para 2 ou 3 litros e adquira o hábito de tomar a quantidade necessária para o seu corpo — 35 ml para cada quilo.
Além disso, o consumo de água ajuda a dar mais energia na execução dos seus treinos. Por isso é tão importante levar uma garrafinha para os momentos na academia. Na verdade, ter o costume de levar água para qualquer lugar é uma das melhores maneiras de manter bem a sua saúde.
Agora que chegamos ao final deste texto, lembre-se de que a definição e a tonificação muscular caminham juntas e têm vantagens que vão muito além de uma questão de beleza. Elas impactam a saúde, pois auxiliam a preservar as articulações e aumentam a agilidade corporal. Com dedicação e direcionamento, é possível conseguir bons resultados.
Gostou de ler sobre o assunto? Então, você vai se interessar em ampliar ainda mais os seus conhecimentos sobre definição muscular.