5 dicas para ter qualidade de vida na terceira idade
5 dicas para ter qualidade de vida na terceira idade

5 dicas para ter qualidade de vida na terceira idade

O avanço da medicina, a tecnologia e uma maior busca por hábitos de vida mais saudáveis têm feito aumentar a qualidade de vida na terceira idade e, consequentemente, a população idosa no Brasil. É o que dizem os dados do IBGE, que apontam índices de envelhecimento cada vez maiores até 2060. A expectativa, inclusive, é que o número de idosos supere o de jovens no país nos próximos anos.

Portanto, se você é jovem agora, precisa começar a pensar como estará a sua saúde nos próximos anos. Por isso, trouxemos dicas de como cuidar do seu corpo e da sua mente para envelhecer bem. Acompanhe!

Como unir longevidade e qualidade de vida?

Envelhecer não é o bastante. Para que os seus anos maduros valham a pena, é fundamental que você consiga aproveitá-los da melhor maneira possível: com a saúde em dia, a mente sã e independência física e intelectual para viajar, curtir a aposentadoria e o que mais quiser fazer.

Podemos dizer que o caminho para viver muito e bem é promover uma mudança de hábitos desde agora, a fim de evitar doenças que costumam aparecer na terceira idade. Isso inclui manter a mente e o corpo ativos, assim como seus propósitos de vida.

Como ter qualidade de vida na terceira idade?

Sim, dá para ter uma velhice repleta de saúde e disposição. Veja agora as nossas dicas de como se preparar para essa fase!

1. Mantenha uma alimentação saudável

Várias patologias que se manifestam ao longo da vida (e especialmente na terceira idade) surgem a partir da infância. As doenças autoimunes, por exemplo, como diabetes e alergias, têm ligação direta com a alimentação que mantemos desde os primeiros anos de vida. Além disso, alguns alimentos aumentam a formação de radicais livres em nosso organismo, o que estimula o envelhecimento precoce.

Portanto, é hora de diminuir a ingestão de gorduras ruins, sal e alimentos industrializados, e comer mais frutas, verduras, legumes e produtos mais naturais. O azeite, as oleagenosas e as proteínas magras (entre carnes, queijos e iogurtes) são grandes aliados de um envelhecimento saudável.

2. Cultive as amizades

Estudos comprovam que a solidão na terceira idade mata mais do que a obesidade. Então, se a sua vida é tão corrida a ponto de você não conseguir preservar os seus relacionamentos, pode rever isso a partir de agora. Além de garantir a sua saúde e felicidade na velhice, conviver com as pessoas vai fazer bem à sua saúde e ao seu humor desde já.

3. Cuide da sua saúde mental

Os casos de demência — uma síndrome de natureza crônica causada por uma diversidade de doenças mentais, na maioria das vezes, degenerativas — tendem a triplicar até 2050, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Como tais doenças afetam, especialmente, a memória e o raciocínio, uma boa forma de evitá-las é manter a mente ativa. Você pode investir em leituras, na prática de um novo idioma e até em jogos que estimulam o cérebro, como as palavras-cruzadas.

4. Evite os vícios

Todos os elementos viciantes e tóxicos, como cigarro, bebidas alcoólicas e outras drogas, liberam substâncias responsáveis pelo envelhecimento precoce. Se isso não bastasse, ainda são gatilhos para diversas doenças que podem se manifestar com o passar dos anos, como câncer, cirrose e os problemas mentais que acabamos de citar.

E como sabemos que pode ser difícil se livrar desses males, quanto mais cedo você começar a batalha, melhor! Assim, o seu corpo ainda terá tempo de se recuperar de parte dos danos até chegar à velhice.

5. Pratique atividades físicas

A partir dos 30 anos, a perda de massa muscular tende a se intensificar rapidamente. Além desse motivo, manter o corpo em movimento é essencial para as articulações, o equilíbrio da pressão sanguínea e o coração — alguns problemas que podem prejudicar você nos próximos anos.

Mas vale lembrar que é essencial contar com o apoio de profissionais qualificados e um local adequado para fazer os exercícios, a fim de garantir a sua segurança e obter os resultados que você espera, para agora e para o futuro.

Viu só? Garantir a qualidade de vida na terceira idade não é difícil. E o melhor: essas simples dicas vão transformar a sua vida a partir do momento em que você colocá-las em prática. Não perca mais tempo!

Quer iniciar uma atividade física dinâmica e divertida? Conheça as principais vantagens de praticar aula em grupo na academia!