Qual é a roupa ideal para treinar? Treine à vontade e com segurança
Qual é a roupa ideal para treinar? Treine à vontade e com segurança

Qual é a roupa ideal para treinar? Treine à vontade e com segurança

Não podemos negar que a moda também invade as academias, parques e todos os locais nos quais as pessoas se exercitam. Até mesmo jogadores de esportes como o futebol, o basquete e o vôlei conseguem usufruir da moda em seus jogos. Sim! A moda realmente consegue penetrar nos ambientes mais improváveis. Basta imaginar que nadadores e lutadores de mma conseguem se destacar com roupas, acessórios e adereços que estão em alta no mercado.

Lojas de esportes de todo o país tem tido sua demanda consideravelmente aumentada e isso pode ser encarado como algo muito positivo, porque significa, sob algum ângulo, que as pessoas estão se exercitando e precisam de vestimenta para tanto. Mesmo quem não se exercita e consegue se interessar pelo estilo esportivo de se vestir acaba sendo estimulado a se movimentar mais. Por quê? Muito simples: as roupas são extremamente confortáveis.

Admitindo que as pessoas estão se exercitando mais do que acontecia há algumas décadas, empresários do setor buscaram diversificar melhor os modelos e as estampas, permitindo que a sua roupa de academia possa servir para você tomar um café com um conhecido antes do treino ou até mesmo depois. Unir estilo e conforto é algo que, de fato, facilita nossas vidas. No entanto, é necessário ressaltar que as roupas de treino não são somente estilosas e confortáveis, possuindo também tecnologia.

A tecnologia em roupas, calçados e acessórios esportivos torna a atividade física mais agradável e garante conforto e segurança na  hora de treinar. Porém, é preciso entender como cada tecnologia pode te ajudar na hora do seu treino. Só assim é justificável o valor um pouco mais salgado que a qualidade desses produtos possui. Afinal, você pode pensar “eu poderia correr com os sapatos e roupas que tenho” e você não está errada! Na verdade, você pode correr até mesmo sem sapatos e com calça jeans e camiseta de algodão. Mas é preciso ponderar: seria confortável? Faria bem aos seus pés? Você se incomodaria com o calor ou excesso de suor? Quanto tempo você conseguiria correr ou caminhar sentindo desconforto?

Tecnologia Dry Fit

Certamente você já ouviu falar sobre a tecnologia dry fit para roupas e acessórios. Mas do que realmente ela se trata? Por que ela justifica que você pague um pouco mais caro em uma peça de roupa? Em primeiro lugar, é preciso entender que a tecnologia dry fit se refere ao tecido e pode ser utilizada em bonés, camisetas, blusas e outras peças do vestuário. O tecido dry fit é composto por fios de poliamida e permite uma absorção 4 vezes maior do suor do corpo do que um tecido comum proporciona.

Assim, caso você utilize uma roupa com tecido dry fit durante a sua atividade física, não sentirá aquela sensação de encharcar-se de suor ou de ter as roupas pesadas e molhadas. Isso se explica porque à medida que você transpira, o tecido absorve o suor e permite a sua evaporação rápida. O seu corpo consegue transpirar naturalmente, o tecido é muito mais leve e você evita que o seu organismo se resfrie demasiadamente com o excesso de suor na roupa molhada. Algumas marcas conseguem até mesmo garantir a prevenção do câncer de pele para pessoas que se exercitam ao ar livre, já que o tecido consegue barrar a radiação solar.

Tecnologia Supplex Power Energy

A tecnologia supplex power energy também possui o objetivo de transportar o suor para o ar, porém possui mais elastano e garante maior firmeza e maior compressão do tecido no corpo. É ideal para atividades físicas que exigem maior elasticidade e amplitude dos membros, já que proporciona maior conforto e segurança dos movimentos.

Tecnologia Infra Emana

Mais utilizada para calças, bermudas e outras peças que abrangem os membros inferiores, como macacões, a tecnologia infra emana ainda consegue ir mais longe: proporcionam equilíbrio térmico do corpo e estimula o bom funcionamento da troca de fluídos da pele, bem como da sua circulação. Acredita-se que o uso desse tecido durante a prática de atividades físicas consegue proporcionar até mesmo uma redução do quadro de celulite. Os dermatologistas não contestam, acreditando que é preciso fazer o teste e avaliar os resultados em um prazo mínimo de três meses.

Calçados

Quando falamos sobre tecnologia em calçados esportivos, é preciso entender que cada tipo de prática esportiva exige um calçado diferente. Se você gosta de correr, necessita de um calçado que proporcione uma boa absorção do impacto da passada, que seja leve, possua a trama do tecido aberta para a entrada de ar e equilíbrio térmico dos pés e que tenha cadarços curtos para evitar acidentes. Ufa! Parece bastante? Isso é apenas o que podemos falar superficialmente. Há ainda muito mais a ser explorado quando se vai até à loja para experimentar. Os calçados esportivos também possuem um valor mais elevado por diversos motivos e é importante conhecê-los antes de comprar.

Conforto e segurança

Utilizar roupas adequadas para treinar está muito longe de ser um luxo – é uma necessidade se você deseja melhorar a sua performance ou sentir prazer na atividade, o que só é possível se há conforto. Roupas e calçados inadequados podem descontrolar a temperatura do organismo e causar lesões e inflamações na pele. Muitas vezes essas lesões só são percebidas após a atividade, que é quando a temperatura corporal baixa e a sensibilidade à dor aumenta. A depender da inflamação da pele – bastante comum nos pés, nas axilas e virilhas, devido ao tecido inadequadamente áspero – você pode nem conseguir fazer o próximo treino.

Portanto, invista em você. É claro que isso não significa que você deve gastar com várias peças de roupa antes mesmo de começar a se exercitar. Comece e, à medida que sentir necessidade, vá adquirindo peças adequadas para o seu tipo de atividade física. Certamente isso te deixará mais animada e motivada, sendo incentivo para que você tenha foco total no treino sem brechas para incômodos como sentir o corpo muito molhado ou roupas mostrando partes do corpo que não deveriam aparecer naquele momento.

Deixe um comentário