[AGO/19] Plano alimentar personalizado: por que contar com ajuda profissional?
[AGO/19] Plano alimentar personalizado: por que contar com ajuda profissional?

[AGO/19] Plano alimentar personalizado: por que contar com ajuda profissional?

Você sabia que um plano alimentar personalizado pode ser um grande aliado em sua busca por mais saúde, qualidade de vida e, até mesmo, um corpo mais forte e bonito?

Isso mesmo! Se você já treina, contar com um plano alimentar criado especialmente para o seu organismo vai ajudá-lo a alcançar os seus objetivos ainda mais rapidamente. E se ainda não é assíduo nas atividades físicas, esse recurso também vai auxiliá-lo a ter mais saúde e disposição no seu dia a dia.

Mas como isso é possível? Continue a leitura para descobrir o que é um plano alimentar personalizado, qual sua importância e por que é fundamental contar com a ajuda de um profissional para elaborar o seu.

O que é um plano alimentar?

Em poucas palavras, podemos dizer que o plano alimentar é um planejamento de cardápio elaborado para uma pessoa de acordo com as suas necessidades e objetivos — tanto alimentares quanto nutricionais.

Ao solicitar um plano alimentar a um profissional, como um nutrólogo, ele vai desenvolver um trabalho detalhado com opções de alimentação, desde o café da manhã e as refeições maiores (como almoço e jantar), até sugestões de lanches e ceias.

Nesse plano, ainda, estarão contidas informações como quantidades, tamanhos de porções e outras dicas alimentares importantes, de acordo com cada paciente.

Qual a importância de um plano alimentar personalizado?

Por mais que muitas pessoas tenham o mesmo objetivo de emagrecer, por exemplo, os corpos delas não são os mesmos, por isso, é fundamental que cada uma tenha o seu próprio plano alimentar.

Afinal, que atire a primeira maçã quem nunca seguiu as orientações da dieta de outra pessoa — e não viu (quase) nenhum resultado!

Isso acontece porque os organismos apresentam necessidades diferentes e também reagem de maneiras variadas a determinados alimentos. Existem pessoas com o metabolismo mais acelerado, por exemplo, que precisam de uma quantidade maior de calorias. Se um indivíduo com um metabolismo mais lento seguir essa dieta, ele, certamente, vai engordar sem saber o motivo.

Além disso, algumas pessoas têm condições de saúde que precisam ser consideradas em seu plano alimentar personalizado, como:

  • intolerância à lactose;
  • intolerância ao glúten;
  • diabetes;
  • hipoglicemia;
  • retenção de líquidos;
  • outras doenças, como epilepsia, Alzheimer e, até mesmo, câncer.

Outros fatores que têm grande influência no sucesso ou fracasso de um plano alimentar são o tipo de corpo, os hábitos, a rotina e o paladar de cada pessoa.

Por que um plano elaborado por um profissional é a melhor opção?

Você não leu errado! O paladar é um fator decisivo na hora de montar um plano alimentar personalizado que realmente vai trazer resultados. Afinal, de nada adianta pegar na internet um plano que sugere o consumo de peixes e castanhas se você não come nada disso, não é mesmo?

Antes de elaborar o seu plano, o profissional vai fazer muitas perguntas sobre os seus hábitos de vida, como é o seu dia a dia e quais são os alimentos que você não consome de forma alguma — assim, ele será capaz de incluir em seu plano personalizado apenas aquilo que você realmente come, além de itens que vão ajudá-lo a se alimentar corretamente ao longo do dia, como frutas, smoothies ou snacks prontos saudáveis, dependendo da sua rotina.

Os benefícios desse plano desenvolvido especialmente para você são muitos! Confira alguns deles.

Alimentação saudável

Geralmente, além de fazer muitas perguntas, o profissional solicitará exames laboratoriais a fim de identificar quaisquer alterações, como hipertensão, glicose alta ou baixa, índices elevados de gordura etc.

Ainda no consultório, serão feitas algumas medições simples, como antropometria, bioimpedância e pesagem — tudo para saber sobre as suas particularidades físicas.

Ou seja, nada é feito com base no “achismo” ou de forma generalizada, o que garante uma alimentação mais saudável.

Mais eficácia

Depois de lhe entregar o seu plano alimentar personalizado, o profissional esperará um tempo, a fim de ver como você se adéqua ao plano, e marcará um retorno.

Nesse momento, serão avaliados os seus resultados e, também, a sua rotina com a nova alimentação proposta. Alguns fatores analisados poderão ser, por exemplo:

  • você conseguiu seguir o plano? Conseguiu preparar as refeições?
  • as quantidades foram suficientes, ou você ficou com fome ou satisfeito demais?
  • houve algum mal-estar?
  • se o objetivo é emagrecer, já houve algum bom resultado?

Por meio desse acompanhamento e da possibilidade de alterar o plano de acordo com as suas necessidades e experiências, certamente, os resultados serão mais satisfatórios.

Mais disposição

Cada alimento exerce uma função diferente em cada tipo de organismo. O que é remédio para alguns pode ser um verdadeiro veneno para outros.

Por isso, ao seguir um plano criado para o seu corpo, com certeza, você se sentirá mais motivado ao longo do dia para fazer as suas atividades, malhar, etc.

Quer um exemplo? Existem pessoas que precisam de quantidades maiores de proteínas, enquanto outras digerem as carnes com mais dificuldade. Se esse segundo grupo abusar das carnes vermelhas como fontes principais de proteínas, elas não terão bons rendimentos ao longo do dia.

Incentivo extra

Você está na luta para emagrecer e sabe que contar com o apoio de um educador físico na academia é um incentivo a mais para realizar os seus exercícios direitinho. Com a alimentação não é diferente.

Ao ter um profissional dedicado à sua alimentação, que lhe orienta e mostra bons resultados a cada nova consulta, com certeza, você ficará mais motivado para prosseguir com o seu plano.

Mas lembre-se: ao escolher esse profissional para acompanhá-lo, busque por referências e pessoas capacitadas na especialidade que você precisa: existem, atualmente, nutrólogos esportivos, para o público gestante etc.

E para que o seu plano alimentar personalizado traga, realmente, os melhores resultados possíveis, é fundamental conciliar a alimentação com a prática de exercícios físicos. Afinal, independentemente do seu objetivo (emagrecer, ganhar massa magra ou controlar uma doença), as atividades físicas só têm a acrescentar na sua saúde e qualidade de vida, sempre.

Quer conhecer um bom lugar para começar a treinar, com muitas opções de exercícios individuais e coletivos? Então, confira o nosso site!