Futebol: Entenda os benefícios desse esporte tão querido no mundo
Futebol: Entenda os benefícios desse esporte tão querido no mundo

Futebol: Entenda os benefícios desse esporte tão querido no mundo

Mais do que uma paixão mundial, o futebol também pode ser considerado um esporte completo. Devido ao conjunto de exercícios que são realizados durante os treinos, ele não só pode melhorar o seu condicionamento físico, como também a sua saúde como um todo.

Pensando nisso, ao longo deste post você poderá encontrar alguns dos principais benefícios que esse esporte pode oferecer à todos aqueles que o praticam pelo menos 3 vezes na semana durante 30 minutos. Confira e comece a treiná-lo:

1 – Ajuda a emagrecer

O futebol é um tipo de esporte que além de ser muito divertido é capaz de trabalhar a musculatura do corpo inteiro. O resultado disso? Ocorre um surpreendente aumento do gasto calórico durante uma única partida de 90 minutos.

Veja bem, é possível gastar cerca de 250 calorias em apenas meia hora de exercício. Mas os benefícios não param por aí, pois o metabolismo fica acelerado, isso faz com que o organismo continue queimando calorias mesmo após o término do jogo.

É por isso, que o futebol é a melhor opção para quem deseja emagrecer muito e em pouco tempo. Além disso, ele melhora o funcionamento do organismo e a saúde como um todo.

2 – Contribui para o aumento da massa muscular

Um dos grandes benefícios do futebol diz respeito a sua contribuição para o aumento da massa muscular. Isso ocorre porque durante os treinos de futebol, são trabalhados os grandes grupos musculares dos membros superiores, inferiores e abdômen.

A intensidade dos exercícios é tamanha que a multiplicação das fibras musculares ocorre de maneira acelerada. Por isso, na medida em que essa atividade é praticada de maneira regular você poderá aproveitar de um grande aumento do tamanho e força dos músculos.

Se o seu objetivo é estimular o ganho de massa muscular praticando este esporte, o ideal é que você realize essa atividade pelo menos duas vezes por semana.

3 – Reduz a pressão alta

Jogar futebol é uma excelente estratégia para controlar a pressão arterial. Pois sua prática estimula o movimento de todo o corpo, sendo possível otimizar o funcionamento do sistema cardiovascular e melhora o fluxo sanguíneo do organismo.

O futebol é o esporte recomendado para todas as pessoas que sofrem com problemas de pressão alta, sendo uma excelente estratégia para mantê-la sob controle. Também reduz os riscos da possibilidade de infarto ou AVC, o que melhora a qualidade de vida dos seus praticantes.

A prática regular beneficia o sistema digestivo, aumenta a imunidade e a capacidade respiratória. Prevenindo assim doenças como o colesterol alto, a diabetes e até mesmo o desenvolvimento do câncer.

4 – Promove o fortalecimento dos ossos

Sim! Os seus ossos também podem ser beneficiados com a prática regular do futebol, sobretudo se compararmos com aquelas pessoas que não realizam nenhum tipo de atividade física.

Mas isso não é tudo! Ele ainda diminui as possibilidades de você perder grandes quantidades de cálcio, algo comum com o passar do tempo. Por isso, aqueles que praticam essa atividade podem contar com o grande fortalecimento dos ossos.

Com isso, pode-se dizer que ao adotar essa atividade física, você pode prevenir uma série de doenças ósseas, como a osteoporose, que é mais comum naquelas pessoas da terceira idade e após a menopausa.

5 – Aumenta a flexibilidade e agilidade

Alguns exercícios realizados durante o futebol, como os dribles podem contribuir para que ocorra o aumento da flexibilidade e agilidade dos praticantes deste esporte tão querido em todo o mundo.

Isso não só beneficia o seu condicionamento físico, como também previne alguns problemas futuros, tais como: quedas, perda de equilíbio e até mesmo fraturas ósseas.

No entanto, para que você possa aproveitar esse tipo de benefício, você terá que praticar essa atividade regularmente, conforme citado acima. Caso contrário, as possibilidades de ter problemas com quedas e algumas limitações continuaram altas.

 6 – Alivia o estresse

Durante uma partida de futebol, o organismo libera os famosos hormônios da serotonina e endorfina, responsáveis por promover sensações de felicidade e bem-estar. Por ser um jogo em equipe, ele estimula o trabalho em grupo o que intensifica todos esses sentimentos.

O futebol é divertido e ao mesmo relaxante, o que ajuda a aliviar todo o estresse acumulado ou qualquer sensação de tristeza. Isso previne o desenvolvimento e auxilia na melhora dos quadros de ansiedade e outros problemas psicológicos.

Uma partida de futebol, por exemplo, também é recomendada para as mulheres pois, é um poderoso remédio capaz de combater todos os sintomas típicos da TPM, tais como: cólicas, inchaço, estresse dentre outros.

 7 – Contribui para a prevenção do Alzheimer

Poucas pessoas sabem disso, mas a prática regular do futebol também pode contribuir para a melhora da saúde mental. Afinal, por meio dele você poderá desenvolver uma série de funções cerebrais, tais como:

  • Agilidade de raciocínio
  • Aumento da concentração
  • Aumento da atenção

Assim, ao praticar esse esporte regularmente, você poderá estimular o seu cérebro e evitar o desenvolvimento de doenças que causam problemas cerebrais e demência, tais como o Alzheimer.

É por esse e outros motivos que o futebol é considerado um esporte completo. Isto é, sempre que praticado de maneira regular e com a orientação de profissionais.

Ao longo do post você pode entender que o futebol é um esporte que além de ser uma grande paixão nacional, é capaz de proporcionar benefícios para a saúde e aumentar a qualidade de vida a todos aqueles que o praticam. Não é a toa, que é considerado um dos esportes mais querido.

Por isso, o que acha de começar a praticá-lo hoje mesmo? Suas regras são fáceis de serem compreendidas e existem muitos clubes, escolas e campos de futebol disponíveis para quem deseja dar seus primeiros chutes.

Tudo depende de você montar seu próprio time, que pode ser com seus amigos e familiares ou até mesmo, criar a iniciativa de treinar sozinho/a. Aproveite esse período de Copa de Mundo e se motive a jogar futebol.