Fazer caminhada emagrece? Tire suas dúvidas
Fazer caminhada emagrece? Tire suas dúvidas

Fazer caminhada emagrece? Tire suas dúvidas

Fazer caminhada emagrece se você entender como o seu corpo, realmente, funciona. Cada organismo se comporta de um modo diferente. Se essa informação já é muito conhecida, poucas pessoas a aplicam corretamente. Contudo, a verdade é que, sim, é possível ultrapassar o limite de fazer apenas os primeiros dias de caminhada para estabelecer essa atividade física como a principal maneira de emagrecer.

Se você quer saber como a caminhada emagrece, o primeiro passo é ter acesso às informações certas. Já adiantamos que, com dedicação e o conhecimento certo sobre o seu corpo, você fica mais próximo de atingir e manter a meta. Por isso, preparamos este texto no qual explicaremos os benefícios da caminhada, como conseguir a melhor queima calórica e se é possível perder barriga com essa atividade.

Continue a leitura e entenda agora!

Quais os benefícios da caminhada?

A caminhada, como uma atividade física, proporciona sensação de bem-estar devido aos hormônios que são liberados durante e após a prática, como a endorfina, por exemplo. Esse hormônio, produzido pela hipófise, facilita a sensação de relaxamento e alegria.

Adquirir o hábito da caminhada, garante que você tenha mais empenho para fazer outras atividades diárias. A longo prazo, isso traz uma mudança fundamental para a agilidade na sua rotina. Inclusive, essa atividade pode ser feita no trajeto para o seu trabalho.

Como conseguir a melhor queima calórica?

Cada organismo funciona bem até um determinado limite. Atividades físicas regulares permitem que se encontre essa fronteira com mais consciência. Logo, isso é uma ótima oportunidade para aproveitar, de diferentes formas, a prática da caminhada. Assim, para conseguir dar o máximo sem se lesionar durante a caminhada, a melhor forma de atingir esse objetivo é no avanço gradual da intensidade.

Após ir ao médico e se certificar que está tudo bem com o seu corpo, o segundo passo é fazer um calendário de metas. A medida que a prática da caminhada acontece, seu organismo vai se acostumar com a intensidade dos exercícios. Por isso, você pode estabelecer para cada mês e depois a cada duas semanas, um avanço no tempo e na força dos seus passos.

Assim, se você começou com uma caminhada de 15 minutos no primeiro mês, avance para o dobro no segundo mês. Depois, aumente os ciclos de intensidade. Ou seja, ao fazer 30 minutos de caminhada, divida em circuitos. Os primeiros 10 minutos comece andando em um ritmo normal, ao chegar na marca de 20 minutos, avance mais e, nos últimos 5 minutos, faça uma pequena corridinha.

Como é possível perder barriga com a atividade?

Perder barriga com atividade física leve e moderada, como é o caso da caminhada, habita os sonhos de muitas pessoas. Afinal, estar bem de saúde, achar beleza no corpo e tudo isso de uma maneira que não exija tanto esforço, é um desejo difícil de recusar. A informação que temos para você é que, sim, é possível perder barriga com a atividade, se você entende a importância do tempo e de adquirir um estilo de vida saudável.

Assim, não será em apenas quinze dias que, magicamente, a sua barriga vai desaparecer. Pessoas que conseguem a perda da circunferência abdominal aprendem a importância de administrar as motivações proporcionadas pelos tipos de ganhos. Ou seja, destaque a sensação de bem-estar, vivencie o presente da atividade física e associe isso com uma rotina rica em alimentos nutritivos. Logo, a calma pelos resultados é um importante aliado.

Quais pessoas conseguem fazer caminhada e emagrecer?

Fazer caminhada e emagrecer é possível se você entende a importância de respeitar os limites do seu corpo. Insistimos nessa resposta, pois ela é óbvia e acaba passando despercebida ou tendo a sua importância minimizada. Dessa maneira, observe o que causa mais incômodo antes, durante e após a realização da caminhada.

Anote tudo como uma espécie de diário de bordo. Esse mapeamento pode ajudar você a descobrir estratégias-chave para destravar o seu percurso. Um exemplo didático oportuno é que muitas pessoas têm dificuldade de calçar o tênis, sair de casa e fazer a atividade. Comprar um calçado sem cadarço ou que seja mais simples de calçar, deixando ao lado das meias, em um lugar estratégico perto da porta, é uma atitude simples que pode ter grande efeito.

Como fazer uma boa caminhada?

Há uma série de cuidados que podem prevenir o aparecimento de lesões e facilitar a sensação de bem-estar durante a realização da caminhada. Assim, primeiro, opte sempre por usar roupas confortáveis. Ou seja, camisas, shorts, regatas, legs que proporcionem agilidade aos seus movimentos antes, durante e depois da atividade.

Sobre isso, também é fundamental fazer alongamentos para que o corpo se prepare bem, evitando lesões que podem, inclusive, impedir a continuidade da atividade física a curto, médio e longo prazo. Lembre-se de usar bons calçados, manter uma boa postura, respirando profundamente e escolher locais planos para a caminhada.

Quais são as formas para atingir melhores resultados?

Entenda que o momento de caminhar deve ser integrado à sua rotina de modo prazeroso e facilitado. Assim, será mais natural que você consiga realizá-lo durante a semana e, para os mais dedicados, também durante o fim de semana. Emagrecer com saúde requer tempo e sabedoria. Sabemos que você consegue isso.

Para deixar mais criativo esse momento, alterne a caminhada com exercícios na academia. Os resultados serão bem melhores, pois você vai fortalecer os músculos, facilitando o aumento da intensidade da caminhada e, assim, queimando mais gordura.

Agora que você sabe que fazer caminhada emagrece, é importante ter disciplina e entender a individualidade do seu corpo. Em outras palavras, manter a constância, mesmo que alguns dias sejam marcados por apenas 10 ou 15 minutos de exercício. Com isso, deixar de lado a culpa, pois ela paralisa, e entender quais alimentos são melhor digeridos por você, tentando comer aqueles que sejam mais saudáveis.

Quando acessamos uma boa informação, o melhor é dividir com outras pessoas. Então, se este conteúdo realmente fez diferença para você, compartilhe agora nas suas redes sociais!