A aula de boxe para iniciantes costuma gerar muitas dúvidas e até mesmo ansiedade naqueles que querem começar na modalidade. Apesar de ser um esporte de contato, o boxe pode ser praticado com total segurança e pode se tornar uma atividade extremamente prazerosa.
Para quem não sabe, o boxe garante inúmeros benefícios para a saúde, que vão desde a redução do estresse até o fortalecimento muscular e melhora do condicionamento físico. Os treinos são intensos e provocam uma grande sensação de prazer e bem-estar.
Para quem está em busca de perda de peso, saiba que essa modalidade é uma das que mais queimam calorias, fazendo com que você queime gordura de maneira eficaz e em menor tempo.
Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Continue a leitura até o fim!
Quais são as principais características do boxe?
O boxe é um estilo de luta que só usa golpes com os membros superiores. Portanto, apenas socos podem ser desferidos no oponente. Além dessa particularidade, existem algumas regras essenciais, que são: nenhum golpe pode atingir abaixo da linha da cintura, nuca ou rins, e no caso de uma queda é aberta uma contagem de 10 segundos sem combate para verificar a saúde e as condições para continuação da luta.
Caso o oponente não consiga se levantar ou não se sinta bem dentro desses 10 segundos, o árbitro finaliza o combate de imediato, dando vitória para o lutador que causou o knockdown (a queda que acabamos de mencionar). Assim como em outros esportes, o boxe também apresenta um sistema de pontuação que varia nas competições profissionais e amadoras (como no caso das Olimpíadas).
Como curiosidade extra, saiba que existem somente 6 golpes no boxe: jab, direto, cruzado de esquerda ou de direita e gancho (ou uppercut) de direita ou de esquerda. Apesar do pouco número, o aperfeiçoamento das técnicas leva muito tempo e uma intensa dedicação por parte do atleta. Por fim, saiba que no boxe é permitido esquivas e uma movimentação intensa das pernas, que é conhecido como jogo de pés, ou footwork, em inglês.
A simplicidade e a limitação é o que estimula a criatividade e uma luta franca, com muita ação e sem nenhuma chance para tempo livre. Vale a pena ressaltar que essas são apenas algumas das regras principais, existem algumas outras que variam de acordo com competição, portanto, vale a pena estudar mais sobre o assunto, se ele for do seu interesse.
Como são os treinos de boxe?
Eles exigem uma abordagem funcional e variada. Isso acontece porque as lutas são intensas e costumam gerar grande cansaço, até mesmo naqueles que se consideram com bom condicionamento físico.
Por isso, os treinos normalmente envolvem uma sessão de aquecimento, uma parte dedicada ao condicionamento físico, outra ao desenvolvimento da técnica e um espaço de tempo dedicado ao combate, que é o que conhecemos como sparring. Essas são lutas simuladas de menor intensidade, nas quais os exercícios e técnicas aprendidas são postas em prática em um ambiente controlável e amigável.
De maneira geral, o boxe é uma das melhores maneiras de conseguir melhorar o condicionamento físico. Em algumas semanas já é possível notar uma enorme diferença na capacidade cardiovascular. Quem nunca treinou não sabe o quão difícil é passar um round em sparring ou treinando no saco de pancadas — esses momentos são desafiadores e estimulantes para quem gosta de lutas e de superar seus limites.
Como é uma aula de boxe?
Na prática, as aulas começam com um aquecimento leve, como mencionamos. A princípio, podem ser feitos alguns exercícios de alongamento estático ou dinâmico para ajudar a aumentar a mobilidade articular e a flexibilidade.
Em seguida, pode ser ministrada uma corrida de baixa intensidade em torno do local de treinamento. Polichinelos e outros exercícios que demandam boa capacidade cardiovascular — como pular corda — também podem ser utilizados nessa etapa, que serve para preparar o corpo para os exercícios mais intensos.
Passado o aquecimento, é agora que o boxe é efetivamente treinado. Essa parte depende do professor, infraestrutura e até mesmo dos atletas. Pode haver um treino de sombra (no qual golpes são desferidos no ar), com ou sem pesos, e um treino de manopla no saco de pancadas ou com um colega de classe em um combate simulado.
Inclusive, em uma única aula, todas essas técnicas podem ser trabalhadas para ajudar a melhorar as mais variadas áreas que envolvem um bom boxe. Importante dizer que nem sempre o sparring é ministrado nas primeiras aulas.
Aliás, é importante mencionar que essa etapa do treinamento também não é obrigatória e o aluno pode aproveitar todos os benefícios do esporte sem ter que efetivamente lutar. Contudo, saiba que essa é uma das partes na qual há maior aprendizado e onde a diversão é garantida. Para quem deseja aprender a se defender, o sparring é uma das maneiras mais eficientes.
Quais são os benefícios do boxe?
Como citamos no início, o boxe é capaz de garantir um excelente condicionamento cardiovascular e é uma das melhores formas de induzir a perda de peso. Outros benefícios incluem:
- fortalecimento de toda musculatura do corpo (tanto membros superiores quanto inferiores);
- melhora da coordenação motora;
- diminuição dos níveis de estresse e da ansiedade;
- aumento da confiança e autoestima;
- entre outros.
A lista é enorme e é possível passar grandes momentos esmiuçando cada uma dessas vantagens, que podem mudar a vida de quem busca uma atividade desafiadora e recompensadora. Por fim, não se esqueça de que o boxe é extremamente prazeroso e a maioria das pessoas que começam a prática costumam permanecer por um tempo razoável. Muitos tomam esse esporte como estilo de vida e não conseguem mais largá-lo.
Mais uma vez, não se esqueça de que a prática é totalmente segura e se seu objetivo não for entrar em combate, saiba que é perfeitamente viável praticar essa luta de maneira recreativa e para a perda de peso. Lembrando de que homens e mulheres podem participar, não há distinção de sexo e nem de idade.
Gostou do post? Que tal seguir nossas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos como este? Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e no YouTube!