Existem formas de se lidar melhor com a TPM. Descubra!
Não adianta. Os homens podem não entender e fazer chacota dessa fase chata que vem todos os meses, mas ela é real. Não se trata de uma frescura para se poder ser dramática ou dar vazão às coisas que pensamos e gostaríamos de falar, mas não temos coragem. Não é nada disso. Ora, menstruamos todos os meses e é preciso considerar a reviravolta hormonal pela qual as mulheres passam, que é muito maior do que as transições masculinas.
TPM significa tensão pré menstrual ou síndrome pré menstrual e trata-se de uma alteração hormonal que precede o período menstrual e só desaparece no primeiro dia do fluxo, de um modo geral (há casos em que a tpm só passe após o fim da menstruação daquele mês). Pouco antes da menstruação, sintomas físicos e psíquicos podem surgir, afetando diretamente o bem-estar e a qualidade de vida da mulher.
A alteração hormonal que ocorre no organismo das mulheres antes da menstruação afeta diretamente o sistema nervoso central. Crises de choro, angústia e ansiedade são absolutamente comuns. É natural que, nesse período, a mulher se torne mais sensível e mais suscetível a “desabar“ com as emoções. Mesmo filmes são sentidos com mais intensidade. Outro fator que não pode ser ignorado é a fome excessiva e anormal, bem como a ânsia por comer doces. Por essa razão, é bastante natural também que a mulher engorde durante a TPM, já que é extremamente difícil de resistir a essa ânsia por açúcar.
Apoio dos mais chegados
É preciso ressaltar a necessidade de que se tente compreender a situação pela qual a mulher passa todos os meses. Afinal, não é agradável ser acometida de emoções fortes, crises nervosas e uma fome incontrolável sem que se saiba bem como lidar com isso. Muitas mulheres demoram a perceber que o que estão sentindo nada mais é do que uma crise pré menstrual e que precisam buscar a calma até que esse período passe, evitando tomar decisões durante este período. O apoio dos familiares, amigos e parceiros é fundamental para que se consiga evitar que os sintomas se agravem. Afinal, sempre que temos qualquer tipo de problema e sabemos que podemos contar com as pessoas que amamos, tudo fica muito mais simples.
Evitando sair da dieta
A TPM merece atenção especial porque trata-se de uma situação difícil de se controlar. É extremamente comum não resistir a essa alteração da demanda por doces e outros alimentos e acabar extrapolando as calorias diárias necessárias para o bom funcionamento do nosso organismo, rendendo alguns quilos a mais. Considerar esse quase inevitável deslize mensal é imprescindível, especialmente se estamos buscando uma perda significativa de peso. Por essa razão, criamos este artigo para lhe ajudar a se manter dentro do peso durante a TPM.
Doces funcionais
A boa notícia é que não é preciso parar de comer doces! Você poderá matar a sua vontade normalmente durante a TPM. O que muda são os tipos de doces que você vai escolher para passar, pelo menos, este período que muitas vezes nos faz extrapolar. Por isso, agora podemos contar com os doces funcionais. Assim como os alimentos funcionais, os doces funcionais possuem alto valor nutricional e fazem muito bem ao organismo. A grande vantagem é que são alimentos sem glúten, com pouca ou nenhuma gordura e quantidades significativas de açúcar e lactose.
Ora, é preciso desconstruir a crença de que somente açúcar, gordura e chocolate tradicional satisfazem a vontade de comer doce. Podemos tentar nos acostumar com alimentos muito mais saudáveis e extremamente saborosos. É tudo uma questão de abrir a mente para o que pode ser uma nova saída para a situação na qual a TPM nos coloca. Confira nossas sugestões:
Panqueca de Banana e Mel
Sabia que a panqueca pode ser super saudável e evitar que a balança se descontrole? Há inúmeras opções disponíveis e a mais fácil delas é a panqueca de banana e mel. Você vai precisar de uma banana pequena (pode ser prata, maçã ou nanica) e um ovo. Em um prato, bata o ovo com um garfo como se fosse fazer uma omelete. Depois disso, amasse a banana sobre o ovo, salpique canela e leve ao fogo baixo em uma frigideira antiaderente. Asse a massa como faria com uma massa normal de panqueca. Quando estiver pronto, utilize mel a gosto.
Milk Shake de Frutas
Você pode fazer suas frutas virarem sorvete quando bater aquela vontade louca de tomar essa delícia gelada. Leve a fruta de sua preferência com casca ao congelador até que congele totalmente. Depois disso, retire a casca e bata no liquidificador com um pouquinho de leite desnatado. É possível utilizar mel e até algumas gotas (mas só algumas gotas mesmo!) de leite condensado para adoçar.
Iogurte natural com calda de morango
Você pode comprar o iogurte pronto ou mesmo fazê-lo em sua casa. Quanto ao morango, basta picar uma boa quantidade em pedacinhos e levar ao fogo. Se necessário, coloque um pouco de água para ajudar a extrair o sumo da fruta para a calda. Pode colocar meia colher de chá de açúcar ou adoçante, caso as frutas não estejam devidamente maduras a ponto de soltar a frutose. Coloque a calda em um vidro e sirva-se com iogurte natural sempre que sentir vontade de comer doces.
Abuse dos sucos detox
Os sucos detox são excelentes para evitar a vontade de comer doces. Você pode combinar diversos tipos de alimentos naturais para fazê-lo. É interessante combinar as mesmas cores para que o sabor fique coerente, por exemplo: laranja, cenoura e acerola ou limão, maçã verde e couve. Tente não adoçar o seu suco detox. Fazendo o hábito de consumir até duas vezes por semana, o impacto da TPM no desejo por doces será muito menor, ficando mais fácil que você se mantenha na linha!