A consciência corporal é a capacidade de locomoção e percepção sobre o próprio corpo em relação ao espaço. Algumas pessoas podem ser atrapalhadas e descuidadas pela falta do domínio motor dos seus principais grupos musculares.
Em termos mais simplificados, a consciência corporal é quando um indivíduo tem um bom controle do seu corpo, conseguindo realizar movimentos de maneira eficaz e segura, sem ter que utilizar apoios ou qualquer tipo de auxílio para permanecer estável e funcional.
Esse é um tópico muito importante para a maior parte das pessoas que estão no sedentarismo. Os indivíduos em idade mais avançada também se beneficiam desse tema, que pode ser determinante para a sua saúde.
Nesta postagem, falaremos mais sobre o tema e a sua importância para todos aqueles que desejam conquistar longevidade e bem-estar. Gostou da ideia? Continue a sua leitura!
Quais são os benefícios da consciência corporal?
Aumento do equilíbrio e da estabilidade
Você já reparou que algumas pessoas tem maior tendência a quedas ou perda do equilíbrio? Se sim, também já deve ter observado que a maior parte delas também apresenta dificuldades para realizar movimentos mais complexos e com maior amplitude.
Essa falta de habilidade motora (ou atlética) está intimamente relacionada com a consciência corporal. Idosos costumam perder essa capacidade por conta da atrofia muscular e de outros processos fisiológicos naturais do envelhecimento.
Isso significa que eles estão mais suscetíveis a quedas e a perda da sua estabilidade, o que é péssimo para a saúde, tendo em vista que tombos em idade avançada representam grave risco à integridade física.
Por essa razão, é fundamentalmente importante incluir esse grupo — e todos os demais que apresentem dificuldades — em um bom programa de exercícios físicos, que leve em conta a estabilização do tronco (dentro ou fora de uma superfície irregular) e o fortalecimento dos principais grupamentos musculares.
Diminuição de lesões graves
Não são somente os idosos que apresentam baixa consciência corporal. Atualmente, pessoas de ambos os sexos e de todas as idades podem apresentar dificuldade atlética em várias áreas diferentes. Isso acontece, em grande parte, pelo sedentarismo e pela falta de estímulo às atividades físicas.
A consciência corporal engloba, em grande parte, a eficiência e facilidade para realizar determinadas tarefas. Em um ambiente controlado, é possível identificar e “tratar” cada uma dessas deficiências que, ao longo do tempo, também podem gerar graves lesões.
Como melhorar a consciência corporal?
Para contornar o problema e conseguir ter maior controle sobre o próprio corpo, basta praticar algum esporte e ter um estilo de vida mais saudável. Lutas, natação, musculação, danças e treinamento funcional podem ajudar a combater esses problemas de maneira imediata.
Além da melhora na consciência corporal, os indivíduos que praticam esportes e exercícios físicos também passam a ter melhor qualidade de vida e sensação de bem-estar. Por isso, inicie o quanto antes seu programa de exercícios e passe a apostar na saúde e longevidade. Dessa forma, você envelhece bem e colhe todos os benefícios de uma vida mais ativa.
Esperamos que essa postagem ajude a estimular você e seus entes queridos a optarem por uma vida ativa, repleta de bons hábitos e atividades. Lembre-se de que a consciência corporal é determinante em todas as fases da nossa existência. Portanto, fuja do sedentarismo e comece agora mesmo a se exercitar!
Gostou do post? Compartilhe-o em suas redes sociais!