Emagrecimento infantil: 8 exercícios para combater a obesidade
Emagrecimento infantil: 8 exercícios para combater a obesidade

Emagrecimento infantil: 8 exercícios para combater a obesidade

A obesidade infantil está crescendo significativamente a cada ano no Brasil. Segundo o Sisvan (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), no ano de 2019, 9,38% das crianças entre 5 e 10 anos foram diagnosticadas com obesidade, enquanto 5,22% apresentavam obesidade grave.

A obesidade infantil pode ser responsável pelo surgimento de diversas doenças, como diabetes tipo 2, asma, apneia do sono, problemas nas articulações e nos ossos, colesterol alto e outras moléstias. Pensando nisso, é importante saber que o emagrecimento infantil é possível com a pratica de atividades físicas.

Quer conhecer excelentes dicas para a sua criança emagrecer de forma saudável? Continue a leitura deste artigo e confira!

1. Brincadeiras ao ar livre

As brincadeiras ao ar livre são formas de praticar atividades físicas imperceptíveis do ponto de vista das crianças. Para elas, a única coisa que está acontecendo é um entretenimento. É com esse pensar que os pais podem explorar recreações que requerem um pouco mais de energia dos pequenos.

As brincadeiras podem ser individuais ou coletivas, e envolver os membros da família chega a ser motivador. Divertir-se em parques, praças, praias, calçadões e outros locais estimula a participação de todos.

São inúmeros os tipos de distrações que podem ser feitas ao ar livre, dentre elas:

  • andar de bicicleta;
  • fazer caminhada acelerada;
  • jogar frescobol;
  • jogar amarelinha;
  • brincar de pega-pega;
  • brincar de queimada.

2. Aulas de natação

A natação é considerada um esporte completo para qualquer faixa etária, sobretudo para as crianças. A maioria dos médicos informa que essa atividade pode ser implementada a partir de 6 meses.

Na maioria dos casos, os pequenos gostam muito do contato com a água para realizar diversas brincadeiras, já que são capazes de ficar um bom tempo brincando no banho. Por apresentarem essa disposição, a natação é uma ótima oportunidade para livrar as crianças do sedentarismo.

Conheça os seus principais benefícios:

  • desenvolve o crescimento;
  • fortalece os pulmões
  • desperta habilidades psicomotoras;
  • auxilia a ter noção espacial, temporal e de ritmo;
  • ajuda na socialização;
  • ajuda a perder de peso;
  • aprimora o bem estar e a qualidade de vida.

3. Ballet

O ballet é uma atividade física que pode ser praticada por meninas e meninos. O gosto por fazer esse tipo de dança é despertado nas primeiras idades, por isso, é importante os pais aproveitarem essa oportunidade e inseri-los nessa atividade.

Ballet clássico

Apesar de não ser um exercício físico de grande impacto, o ballet ajuda a perder calorias, a adquirir um corpo flexível e a ter resistência física. Devido ao ritmo e ao movimento de todo o corpo continuamente, o ballet ajuda a perder, em média, 340 calorias em uma hora de atividade.

Ballet fitness

O ballet fitness é uma nova modalidade que mistura o ballet clássico com a ginástica localizada. A junção dessas duas atividades eleva o grau de queima calórica, que chega a ser de 740 calorias a cada hora de pleno exercício. Ao fazer os movimentos frequentemente, os resultados são percebidos em pouco espaço de tempo.

4. Artes marciais

As artes marciais são ginásticas que requerem bastante esforço. Por isso, promovem grande rendimento e queima de calorias. Assim, é um exercício que apresenta bons resultados em poucos meses.

A criança perde peso se divertindo e aprendendo a ter disciplina, controle do corpo, defesa pessoal, respeito, persistência e outras habilidades. Porém, é preciso ter atenção à faixa etária e ao propósito do exercício, para que ela possa praticá-las.

5. Futebol

Para a maioria das crianças, o futebol é praticado como uma brincadeira, principalmente para os meninos. Porém, muitas meninas também já estão fazendo parte desse grupo — nas escolas, isso é bem perceptível.

Os pais podem aproveitar o gosto pelo esporte e matricular a criança em uma escolinha, para que as atividades sejam realizadas mais vezes na semana e sob o acompanhamento de um profissional.

O interessante é que, além de promover a perda de peso, o futebol pode desenvolver diversas habilidades na criança, como:

  • destreza;
  • velocidade;
  • trabalho coletivo;
  • estratégia.

6. Brincadeiras com bambolê

As crianças normalmente acham a brincadeira com bambolê encantadora, pois esses são objetos bastante coloridos.

Depois de algum tempo de treino, a criança pode dançar com vários bambolês ao mesmo tempo, no pé, no joelho, na cintura e no braço.

A brincadeira pode acontecer em dupla, para ver quem permanece mais tempo sem deixar o objeto cair, e envolver até os familiares, para tornar a disputa bem divertida e garantindo que várias calorias serão eliminadas!

7. Atividades com corda

Pular corda é uma brincadeira bem aceita pelas crianças, pois ela pode ser feita de forma individual ou em grupo. Ela apresenta diversas variações, como andar pulando corda, pular no mesmo lugar, devagar ou acelerado, entre outras.

É uma recreação que ajuda a queimar bastantes calorias, ao saltar e movimentar os braços e as pernas ao mesmo tempo. Com ela, todos os músculos do corpo são exercitados, e ainda estimula as funções do coração.

8. Musculação com peso leve

Brincar com pesos de academia é o início de um grande incentivo para que, futuramente, a criança entre em uma academia. A partir dos 8 anos, ela pode fazer pequenos exercícios utilizando pesos leves, para não sobrecarregar a coluna e não sentir dores musculares que possam desanimá-la.

Por ser uma atividade física mais intensa, é melhor que ela seja supervisionada por um profissional de educação física experiente em trabalhos infantis.

A musculação pode trazer diversas vantagens para a saúde da criança, como:

  • redução do risco de lesões e dos níveis de colesterol;
  • prevenção de males cardiorrespiratórios;
  • aumento da estatura (crescimento e espessura do osso);
  • fortalecimento muscular;
  • aumento da resistência física e da potência;
  • controle do peso. 

Para potencializar o emagrecimento infantil, é necessário que os pais incentivem e ajudem as crianças a terem boas práticas alimentares. Alguns alimentos podem ser substituídos e até afastados do cardápio diário, pois é a junção da alimentação correta com os exercícios físicos que ajuda a criança a ter uma melhor qualidade de vida.

Gostou das informações deste post? Para que você obtenha ainda mais informações, aproveite para ler nosso artigo sobre as melhores opções de lutas para crianças!