Retenção de líquidos: saiba porque acontece e o que fazer para reduzir
Retenção de líquidos: saiba porque acontece e o que fazer para reduzir

Retenção de líquidos: saiba porque acontece e o que fazer para reduzir

Sabe aquele inchaço que aparece em todo o corpo, ou em alguma parte específica? Ele é a consequência direta da retenção de líquidos, também conhecida como edema. 

Isso acontece quando há uma maior presença de água entre as células, e as causas para que haja esse acúmulo hídrico podem ser várias. Apesar de essa situação incomodar, com algumas ações simples, é possível reduzi-la.

Como muitas pessoas sofrem com a retenção de líquidos, criamos este post para ajudar! Continue lendo e descubra o que é a retenção hídrica, por quais motivos ela acontece e o que precisa ser feito para que ela não ocorra.

O que é a retenção de líquidos

A retenção de líquidos nada mais é do que o acúmulo de água entre as células, que acontece quando o corpo não consegue eliminá-la de forma eficiente.

As principais áreas afetadas pelo problema são as extremidades, como as pernas e os braços, além da barriga e da parte logo abaixo dos olhos.

Devido a maior presença de líquido, esses locais ficam inchados. A melhor maneira de identificar se o edema realmente é procedente da retenção hídrica é pressionando a área e observando se algumas covinhas são formadas.

Quais são as possíveis causas do edema

As principais causas do edema podem estar relacionadas à alimentação, ao uso de medicamentos e doenças ou a rotina. Confira a seguir um pouco sobre cada uma delas.

Alimentação

Ter uma alimentação a base de enlatados e embutidos pode ser propenso para desenvolver a retenção líquida. Além disso, os alimentos ricos em sódio também podem ser a causa do problema, já que o cloreto de sódio, quando é absorvido pelo corpo, consegue levar água junto consigo.

Outros alimentos que contribuem para a retenção de líquidos são: os carboidratos simples, como massa, farinha e pães; e as bebidas, como o suco em pó e de caixinha, a cerveja e o refrigerante.

Medicamentos e doenças

Algumas doenças hepáticas, cardíacas, renais ou de tireoide são capazes de facilitar o acúmulo de água no organismo. Além disso, remédios para controlar a pressão alta podem alterar o funcionamento e a permeabilidade dos vasos sanguíneos, aumentando a quantidade de água retida neles.

Rotina

Ficar parado muitas horas na mesma posição favorece o inchaço. Por isso, é essencial se mexer durante o dia, mesmo aquelas pessoas que trabalham sentadas. O ideal é fazer pequenos intervalos e mudar de posição na cadeira.

O que deve ser feito para evitar a retenção hídrica

Pequenos hábitos diários relacionados à alimentação, a prática de exercício físico e a ingestão de água ajudar o corpo a desinchar. Veja a seguir o que deve ser feito!

Evitar o sal em excesso

Como vimos, o sal, ou cloreto de sódio, contribui para a retenção de líquidos. Portanto, prefira manter uma dieta à base de frutas, legumes, verduras e comidas não industrializadas.

Lembrando que temperos industrializados também são ricos em sódio e devem ser evitados. Prefira os naturais, como orégano, cebola, alho e manjericão.

Praticar atividades físicas

A falta de exercício físico é um dos principais fatores para que a retenção de líquidos aconteça. A atividade física auxilia o retorno venoso, dos membros inferiores para o coração. Essa ajuda é fundamental, já que, quando o sangue não circula da forma correta, ele acaba acumulando nas pernas, pressionando os vasos capilares.

Sendo assim, é importante encontrar alguma atividade física que seja atrativa. Existem muitas opções como musculação, dança, lutas, ginásticas etc. O que não vale é ficar parado!

Beber bastante água

Muitas pessoas que sofrem com o inchaço da retenção hídrica acreditam que o ideal é não beber água. Entretanto, essa ideia é equivocada. A ingestão de água é essencial para diminuir o inchaço, já que o seu consumo ajuda no correto funcionamento dos rins, estimulando a ida ao banheiro.

Em resumo, levar uma vida saudável, evitando alimentos industrializados, bebendo bastante água e praticando atividade física é fundamental para manter o fluxo sanguíneo funcionando de maneira correta e evitar o inchaço do corpo.

Agora que você já sabe o que precisa ser feito para manter a retenção de líquidos afastada, compartilhe o post em suas redes sociais e faça com que os seus amigos também descubram!